• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Compensador

JoaUMM

UMM
Registo
18 Jul 2007
COMPENSADOR de Travões

Onde posso arranjar um peça destas para os travões?

João Luís Pinho - JoaUMM
Alter Turbo

Roberto

UMMzito
Registo
25 Jan 2023
Olá pessoal:

Tenho um problema de compensação na travagem das rodas traseiras entre o lado esquerdo e direito que me fez chumbar na inspeção.
O carro é um Alter 2 2.5D de 88
Segundo o meu mecânico, o problema está no compensador de travagem que se encontra na longarina esquerda do chassis, perto do amortecedor traseiro esquerdo (anexo foto tirada diretamente no meu carro).
Nem a pecas-umm nem a ummonline4x4 têm essa parte disponível. Ando a pesquisar na internet há algum tempo, mas não encontrei nada e os links fornecidos neste post já não funcionam.
A pergunta que faço é:
Onde posso comprar esta peça nova?
Alguém conhece alguma referência ou marca e modelo de carro que tenha o mesmo?
Outra alternativa seria desmontar o antigo para tentar repará-lo. Alguém aí fez? é complicado?
O problema também pode estar na bomba central dos travões, mas isso não me preocupa porque posso arranjar um novo facilmente.
Bomba_repartidora_travagem.jpg

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Referencias:

CORRETTORE DI FRENATA CITROEN LNA - PEUGEOT 104 - TALBOT SAMBA
STOP S5942 RS594200 RS 5942 00 - BENDIX 311498 311498B - FEG 1790 319335 - PEUGEOT 486128 - CITROEN 7910034452 - TALBOT 7910034450

Registo
29 Abr 2014
Olá pessoal:

Tenho um problema de compensação na travagem das rodas traseiras entre o lado esquerdo e direito que me fez chumbar na inspeção.
O carro é um Alter 2 2.5D de 88
Segundo o meu mecânico, o problema está no compensador de travagem que se encontra na longarina esquerda do chassis, perto do amortecedor traseiro esquerdo (anexo foto tirada diretamente no meu carro).
Nem a pecas-umm nem a ummonline4x4 têm essa parte disponível. Ando a pesquisar na internet há algum tempo, mas não encontrei nada e os links fornecidos neste post já não funcionam.
A pergunta que faço é:
Onde posso comprar esta peça nova?
Alguém conhece alguma referência ou marca e modelo de carro que tenha o mesmo?
Outra alternativa seria desmontar o antigo para tentar repará-lo. Alguém aí fez? é complicado?
O problema também pode estar na bomba central dos travões, mas isso não me preocupa porque posso arranjar um novo facilmente.
Visualizar anexo 38381

@Roberto se o problema é de diferença de travagem no mesmo eixo, eu descartava o compensador.

O compensador regula a pressão ao eixo traseiro por inteiro, logo a pressão é igual aos dois travões.

Se a pressão é igual e tens um desvio eu acredito que o problema está a jusante do compensador.

Roberto

UMMzito
Registo
25 Jan 2023
De acordo com o relatório de inspeção, existe aproximadamente a mesma diferença (>30%, esse é o problema) entre os lados esquerdo e direito em AMBOS OS EIXOS.
A questão é que me coloquei nas mãos de um mecânico. E o que o mecânico aconselha é a substituição da bomba central de travoes e da compensador de travagem (é assim que qualquer pessoa conserta as coisas, mudando tudo). Ele viu que as peças não são originais e o que pretende é repor peças novas e originais, embora eu ache que o compensador de travagem é original.
E o mais triste do caso é que só será problema de algum retentor / o-ring da bomba central travoes ou do compensador, mas é urgente eu passar na inspeção.
Obrigado pelas suas respostas, Tiago, Luis.

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Boas, se o problema é diferença entre o lado esquerdo e direito em ambos os eixos não tem que ver com a bomba central.
Poderá sim ter a ver com:
Eixo Fr: Repartidor e/ou problemas em pastilhas/pinças/Discos
Eixo Tr: Maxilas (cintas)/polis

Pode ainda dar-se o caso, raro mas acontece, do aparelho de medição da inspeção estar marado.
Vai a outro centro tirar as teimas e na parte do teste à travagem está com atenção às diferenças no mesmo eixo.

Roberto

UMMzito
Registo
25 Jan 2023
É possível porque a bomba central é nova. Foi instalado pelo anterior proprietário há 3 ou 4 anos.
A minha intenção é trocar as peças, mas tentar arranjar as antigas, para aprender para as futuras. Quando o desmontar, partilharei fotos para que todos possamos aprende
Aconteceu-me a mesma coisa com o tirante da caixa de velocidades. Comprei um novo por quase 30 euros e depois arranjei o antigo com uma borracha da Aliexpress por 2 euros

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Amigo Roberto, o compensador do teu jipe quase de certeza que não tem problema nenhum!
É uma peça simples sem grande mecanismo interno o que o torna bastante fiável e duradouro.
Se fosse uma balança de carga já não diria o mesmo!
Na minha opinião o problema deve estár na bomba principal ou no repartidor dianteiro.
Ou então o tubo flexível que liga do eixo traseiro ao compensador eventualmente estará em mau estado e libertou algum fragmento de borracha que pode estar a causar entupimento parcial na bomba onde a travagem está mais fraca!
Vê o estado desse tudo, se for tubo velho pode estar a dar problemas.

Registo
17 Mar 2017
definitivamente o teu problema não está nesse compensador!
o teu problema é no repartidor de travagem frontal, que se encontra na longarina, por baixo da bomba central de travões...
ou tens contaminação de gordura nas pastilhas e calços... mas como é em ambos os eixos, duvido que seja isso.

Top Inferior