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Como tratar/preservar longarinas

estripa

UMM
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4 Out 2006
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Como o titulo indica este topico é destinado ao cuidado a ter com as longarinas especialmente o interior.

A limpeza foi efectuada a jacto de agua, por isso, e por outra razão foi necessário criar novos acessos, furos de 10mm

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Continua

João Faustino - 919972189

Alter II Turbo vermelho (PH-36-15)
 

Aldeia

Administrator
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31 Jul 2006
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Como vais proteger isso? Vais injectar algum tipo de óleo ou massa?

Existe um producto,é uma cera indicada para esse locais. Agora para aplicar isso o melhor é falar com um chapeiro. Mas as longarinas pelo tamanho que têm, vão levar quantidades "garrafais" dessa cera e acho que o preço não é propriamente baixo..... (não sei quanto custa, mas ouvi o chapeiro comentar isso uma vez.)

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

Benjamim

UMM
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28 Ago 2006
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Não percebo nada deste assunto, portanto cá vão duas perguntinhas:

#1 - Isso é suposto conter algum produto no seu interior para protecção? Já ouvi varias pessoas falarem em meter várias 'substancias' dentro das longarinas...o que quer que seja, nao vai depois sair pelos furos? Ou isso é mesmo para ficar vazio?

#2 - Os buracos extra, fizeste-os nas laterais das longarinas e a meio destas...porque não os fizeste mesmo por baixo ou na lateral mais abaixo? Não escoava melhor a agua que possam acumular no interior?

(estiquei-me, fiz mais que 2 perguntas :$ )

Ao ver estas fotos dá vontade de rir...acho que não tenho um unico furo desses aberto! :
cUMMprimentos
Benjamim
 

estripa

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4 Out 2006
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Aldeia a ideia é conversor de ferrugem. Onde tenho duvida é como proteger o conversor de ferrugem já que na embalagem diz que serve de primario e que não deve ser exposto à agua. Será que pulverizar uma tinta manhosa ou massa consistente ou oleo fica o caso arrumado?
Não tinha conhecimento da cera, se souberes mais promenores avisa. Talvez se diluida por calor possa ser pulverizada.

Com a falta de informação sobre este assunto pergunto se sou só eu que estou preocupado. Quando vi pela primeira vez um chassi metalizado a primeira coisa que perguntei foi: "E as longarinas?"; agora pergunto-me "estarei a ser picuinhas?".
O meu fornecedor de areia e brita uma vez apareceu-me aqui em casa com um camião para descarregar uns 2 ou 3 metros cubicos, quase vazio e disse me que não veio a carrinha porque esta tinha partido ao meio, o chassi, as longarinas... O casco do Prestige estava com a mesma espessura duma lamina de barbiar F0d3u-SE

Fico revoltado porque todos querem brincar com uma das coisas que mais gosto me dá mas quando a estrutura der o berro vamos fazer replicas de chassis ou mudamos de marca?

João Faustino - 919972189

Alter II Turbo vermelho (PH-36-15)
 

estripa

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4 Out 2006
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Benjamim obrigado, é mesmo isso que quero.

Uma coisa que me preocupava era fazer furos à maluco e por em causa a segurança.
Os furos estão feitos de lado e ao meio pelas seguintes razões: o jacto de agua não chega a todo o lado, por isso, tem de ser onde apanhe maior area e é o local onde vai ofender menos a estrutura(Pode parecer indestrutivel mas tenho uma com uma racha enorme);

Não fiz os furos por baixo porque para alem da questão da segurança não quero que a lama, agua ou outro tenha o acesso ainda mais facilitado.

Para escoar abri dois furos
Pensei que sempre que queira limpar coloco a frente do carro num local mais alto e começo a limpar da frente para traz pelos furos laterais. A agua vai escorrer pelas setas laranjas (e verdes) das fotos 7 e foto 9



E sim é para ficar vazio mas protegido.

bem hoje já estou a trocar os olhos com sono :anger:

João Faustino - 919972189

Alter II Turbo vermelho (PH-36-15)
 

estripa

UMM
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4 Out 2006
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:angry::angry::angry: neste forumm e sobre este assunto basicamente só existem dois comentarios um é do nosso moderador e outro é teu (Mário) onde falas dos furos, mesmo assim a meu ver informação incompleta e escondida num topico de restauro.

Forum Madeira, não gosto posso por de lado?
Ia-te pedir para pores o link mas não servia de nada.
Tentei pesquisar e aparece "Para ver o conteúdo completo deste Fórum é necessário estar ligado.". Quantos meses se não anos li eu o Forumm sem estar registado.

Fica para amanhã

João Faustino - 919972189

Alter II Turbo vermelho (PH-36-15)
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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A minha ideia pode ser um pouco controversa ou corrosiva neste caso:D
Em caso de restauro profundo o que eu faria nas minhas era uns furos como tu fizeste(mas menos),não para mandar nada lá para dentro e muito menos agua,os furos serviriam só para inspeccionar o estado das mesmas,nas tuas dá para ver que não tem pontos criticos, e se justificasse substituia alguma parte da longarina,para mim funciona como a carroçaria mas só que aqui é chapa de 4mm.Resumindo acho esse trabalho excesso de zelo,mas se for bem feito só tenho que te dar os parabens,agora o pior é se vais criar algum cancro onde não existia.
 

estripa

UMM
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4 Out 2006
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hum Filipe realmente esse comentario está a corroer-me. Agora que tenho os furos feitos e se água não serve devo limpar com o quê?

O que é que é um cancro nas longarinas Filipe?



Parecem parafusos galvanizados. Como isto está? Repara que as extremidades acusam a idade mas estão praticamente novas comparadas com o meio. Deve ser excesso de zelo...



Mário registei-me no forum Madeira mas estou com alguma dificuldade em encontrar o que procuro mesmo com a ajuda do google, se puderes dar uma ajuda.
Em relação ao tratamento que deste no teu FX podes adiantar mais alguma coisa? estado actual?
Que furos são esses maiores do que os triangulares?

João Faustino - 919972189

Alter II Turbo vermelho (PH-36-15)
 

pedrolopes58

UMMzito
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3 Jan 2010
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caroa colegas, na minha já vasta experiencia de 14 anos nesta area:D:D devo dizer que fazem mt bem em furar as longarinas no maior numero possivel de pontos sem fragilizar a estrutura de assento das longarinas, porém isto é apenas um adiar da inevitável corrosão que estas sofrem o que já nao é mau.
Aconselho que depois de as furarem, comprem um liquido desoxidante e "injectem" lá para dentro, ATENÇÂO SEMPRE COM ELAS SECAS, deixem o desoxidante atuar 6 a 12 horas e a melhor forma que conheço de tratamento é em seguida irem a uma oficina auto e ver se têm oleo queimado (se sim não hesitem em espetar para dentro das longarinas) ou então oleo normal (mais caro)..esta operação simples protege o desoxidante( mais conhecido por passivador da ferrugem ou removedor de ferrugem) e protege ao mesmo tempo a estrutura base da longarina.
Espero ter ajudado.


"team chupetas"..poupados e forretas
 

estripa

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4 Out 2006
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Pedro da maneira que escreveste fiquei com ideia de que só furar já é bom. Podes dizer porquê?
Os furos que abri tenciono fechar com umas burrachas, depois das longarinas tratadas não quero lá humidade.

Aldeia a cera que dizes deve ser a Texaco anti rust ou do mesmo tipo(existe uma da Castrol), e acho que já vi em acção na porta traseira de um UMM aqui do forum que estava cheia de água e não tinha ferrugem. A Texaco anti rust é aplicada quente, depois não escorre e repele a água. Assim já descarto os oleos.

Nos tempos que correm já existem produtos excelentes é preciso é saber quais são.

Já agora alguem pode dizer se o azoto tem alguma potencialidade neste assunto.

Cumprimentos


João Faustino - 919972189

Alter II Turbo vermelho (PH-36-15)
 

pedrolopes58

UMMzito
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3 Jan 2010
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companheiro, o furar só por si é bom mas logicamente nao chega, o furar pressupõe sempre um tratamento quimico injectácvel nas longarinas, daí o desoxidante ou o passivador liquido ser a melhor solução, depois com o oleo queimado como conservante, podes perfeitamente fechar os buracos como pretendes. o efeito do produto dura bastante tempo sem agressões internas na longarina. Pode-se sempre repetir este processo de 2 ou 3 em 3 anos. Atenção que o cuidado que tens por dentro delas, deves preservar tb por fora com um bom primáro épóxico e tinta de chassi.
A tinta de chassi que uso é da Max Mayer se serve de alguma coisa a info, o primário epóxico uso tb Max Mayer e o desoxidante costumo aplicar da triquimica.
Cummprimentos

"team chupetas"..poupados e forretas
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Quando falei em excesso de zelo foi por saber que não há tecnica nenhuma para remover esses podres eficazmente por ser uma zona que é impossivel ter acesso com materiais abrasivos ou de corte para remover a ferrugem totalmente,e acho impossivel com produtos "milagrosos".Se elas não tiveram o tratamento devido enquanto novas não é agora com 15/20 anos que lhe conseguimos dar tratamento para o resto da vida.Por mim é como já disse,controlar o seu estado até não oferecer confiança e aí substituir ou refazer parte da longarina.
 

estripa

UMM
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4 Out 2006
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Bem agora é que fiquei desanimado, pelo que dizes não à nada a fazer.
Era só evitar que entrasse oxigénio.

Cumprimentos

João Faustino - 919972189

Alter II Turbo vermelho (PH-36-15)
 

pedrolopes58

UMMzito
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3 Jan 2010
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permite-me discordar, há sempre alguma coisa a fazer. De facto tb concordo em certa medida com a opinião anterior, se realmente a estrutura já estiver com espessuras reduzidas, mais vale cortar e soldar de novo, no entanto posso-te dizer que trabalho com autocarros alguns com mais de 25 anos de idade e cujas longarinas apesar de acusarem a idade e ferrugem preservam a integridade estrutural completa (vista nas inspeções), fruto precisamente deste tipo de tratamentos. Sao baratos e conseguem prolongar bastante o tempo util de vida.
Melhor do que ninguem só tu podes perceber o que aí está e que solução deves tomar...na duvida, corta e solda pelo menos ficas descansado.
Cumprimentos

"team chupetas"..poupados e forretas
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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João não desanimes!Eu só disse que era trabalho que não fazia no meu,o que estás a fazer não é mal feito de todo,é claro que vais retardar os efeitos da corrosão,mas só isso.Não estás a fazer reparação,os pontos de ferrugem estão lá e normalmente são de dentro(do ferro)para fora e tu so tens hipotese de tratar a superficie e como é um acesso dificil nunca é um tratamento infalivel.
Só por isso é que acho que é trabalho a mais para os resultados na pratica.
 

Morpheu

UMMzito
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3 Fev 2010
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Boa tarde,

Chamou-me a atenção este assunto, já que quero comprar uma UMM e tenho visto varios trabalhos de restauro aqui no forumm e nenhum deles (que vi até ao momento) fala do chassis\longarinas.

realmente trabalha-se a chapa, interiores, mecanica e esquece-se do mais importante....a estrutura, o pilar do veiculo.
Talvez isso aconteça por parecer uma zona muito robusta e automaticamente esquecemo-nos dele.

Agora deixo a minha opinião em relação a este assunto. atenção que eu destes assuntos não entendo nada e é como leigo que deixo a minha opinião, para talvez ser rebatida por um expert e assim poder contribuir com uma discussão muito importante (a meu ver.

1-Se estamos a fazer mais furos, não estamos a fazer com que as longarinas tenham mais hipoteses de entrada de agua\lama?

2-Não seria mais sensato fechar todas as entradas de agua\lama após ter feito um tratamento interno?

Por exemplo:

Fazer o tratamento anti ferrugem dentro das longarinas\estrutura do veiculo com os produtos já referidos. Injectar material protector após o tratamento e fechar com parafusos todas as entradas\buracos.

Fica aqui a minha opinião\perguntas e espero qeu sirvam para fomentar a discusão do assunto e entre todos encontrar soluções capazes.


obrigado

Para cá do Marão, mandam os que cá estão.
 

pedrolopes58

UMMzito
Registo
3 Jan 2010
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morpheu, quando uma longarina ou qualquer zona "tubular" começar a minar por dentro, significa logo á partida que houve rompimento do selo, seja na zona das soldas (mais comum) ou por atrito exterior. O tratamento das mesmas por dentro é mt raro ser feito porque de facto o acesso é limitado..se for feito numa fase inicial o tratamento quimico resulta perfeitamente feito com passivador e oleo queimado..claro que tens razão quanto aos buracos feitos na longarina, depois da reparação convém selar os buracos ou com solda ou com pitons (aço ou ferro).
mais uma vez vem a questão á baila..." vale a pena ? ", eu digo que sim porque em termos de custos/proveitos gasta-se pouco no tratamento e dá-se bastante mais curso de vida , mas atenção sempre numa fase onde a estrutura da peça não esteja já comprometida, ou seja, onde por exemplo a longarina esteja toda minada..nesse caso sou a favor do corta e solda, sendo como tu dizes e mt bem um dos pilares do carro.
Isto é a minha modesta opinião em função de tudo o que já vi, é claro que nem todos têm a mesma analise.


"team chupetas"..poupados e forretas
 

vagr666

UMMzito
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16 Out 2006
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encontro-me neste momento a reparar um alter que está em pior estado do que este, alguem tem sugestões mais "radicais"? para durar mais uns 20 aninhos :p

Cumps.
 
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