• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Como reparar Cubos, Anilha Partida, Alter II

estripa

UMM
Registo
4 Out 2006
Boas,

As rodas dianteiras não rodam livremente!
Mais desgaste na parte interior dos pneus! Sinal do mau estado dos cubos.

Depois de tirar os parafusos sextavada interior pequenos do cubo tirei um género de Anilha-freio que se deve abrir com um alicate depois tirei vários parafusos com cabeça 14 mm hexa e encontrei isto misturado na massa:

Cheguei aqui e preciso duma chave hexa para aquela grande porca, tenho o UMM parado. Sou de Almada

(decidi não meter no SOS porque tenciono fazer deste tópico uma referência sobre reparação/manutenção de cubos com muitas fotos e passo a passo).

João Veiga

Registo
8 Jun 2006
Amigo João

:thinking::thinking::thinking: Isso não é rolamento:astonished:, não é retentor:astonished: e nessa zona não estou a ver o que possa ser, a não ser que seja o lábio da própria peça onde prende o cubo desembraiador (lábio que se tenha partido:dizzy_face:, penso eu de que:blush:).

Vamos aguardar para ver se alguém vem com uma explicação melhor para o mistério. Também há a hipótese de o carro estar a fabricar acessórios;).

Vou ver se lhe arranjo a chave, não se esqueça de que tem que remover primeiro uma aba de uma anilha grande (que serve de freio).

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
boas estripa

tens email com fotos do manual do cubo e manga de eixo

para ajudar menhor...

cUMMprimenTTos

Como as curvas e as mulheres só dão problemas, nós temos sorte de ter o UMM geometricamente quinado, não teremos problemas em lado algum... UMM sempre.
Miguel Mauricio
Alter II "91 Turbo
Moita do Ribatejo

estripa

UMM
Registo
4 Out 2006
1

2 - Retirar os 6 parafusos

3

4 - Retirar os outros 6 parafusos com roquete 14mm

5

6 - Retirar a Anilha-Freio. Qual é o nome deste tipo de peça?

7

8 - Foi aqui que encontrei o retentor feito em cacos,

9

10 - É esta a porca famosa dos cubos

11 - De vido á má qualidade das fotos mal se nota mas a peça tem folga. Na foto 12 a mesma peça com força exercida para baixo,

12

13 - A roda direita. Para diagnosticar se o desgaste do interior (piso) dos pneus é devido aos cubos e não a outras situações levantei a roda e abanei-a. Há bastante folga.

14 - Parafusos desapertados e uma pancada com o cabo do martelo para passar á foto 15

15

16 - Desapertar...

17 - A tal anilha-freio,

18 - Este lado tem o retentor inteiro, nota-se melhor nas fotos seguintes.

19

20 - A peça que está segura é a da roda esquerda (do primeiro cubo a ser desmontado) e nota-se a falta do retentor.

21 - Que é que se passou aqui? A roda da direita tem mais miolo...

João Veiga

Registo
8 Jun 2006
Amigo João

Não tem mais miolo (nem ele, nem eu:blush:), tem é um bocado do desembraiador ainda encaixado (o desembraiador desarmou-se:dizzy_face:).

Relativamente ao meu post anterior, as peças de ferro fundido parecem-me integras (fotos 21/22), portanto os bocados de metal não vêm daí. Naturalmente virão do interior dos cubos, se calhar dessa peça encastelada que se soltou.

Atenção que as peças (2+2 e freios) (fotos 20/21) não podem ter folga excessiva, entre o interior estriado em aço e a peça exterior de ferro fundido:dizzy_face: (que aperta no cubo). Convém desmontar tirando com cuidado uns freios de aço:devilish: e depois de lavar tudo muito bem:devilish: avaliar a referida folga.

Se o semi eixo tiver folga (nos roletes), de certeza que danificou essas peças e muito provavelmente os desembraiadores (razão de um se ter desmontado??? e partido???).

Está na altura de modificar o sistema de apoio do semi eixo no cubo de roletes para bronzes, para que isso não mais aconteça! E já agora, por cada roda, 2 rolamentos e 3 retentores...

UMM abraço
João

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Estripa,boa foto-reportagem;)Assim até é mais facil de ajudar possiveis duvidas que ocorrem durante as nossas aventuras mecanicas:cool:
Agora um reparo,o desgaste excessivo que falas no pneu por dentro nunca será por mau funcionamento dos cubos(desembraidores).Possivelmente será da folga que detectaste, essa folga nas rodas nunca será dos cubos(desembraidores),só tem 2 hipoteses,rolamentos mal apertados(por essas porcas grandes) ou folga nas rotulas suspensão,que é normal muitos UMM terem,pois é uma coisa que não é detectada nas IPO e a reparação é um bocado trabalhosa:8ball:.Ou ainda estará a causa no alinhamento da direcção...

A folga do semi-eixo dentro da manga de eixo(foto 11 e 12),é "normal",mas nada como desmontar a manga de eixo e inspeccionar o rolamento de agulhas e semi-eixo,e como diz o João aproveitas e metes uns casquilhos em bronze em vez dos rolamentos de agulhas;)Mas essa folga nunca pode ser tida em conta com o desembraidor fora do sitio,a maneira de ver se tens folga no rolamento de agulhas é com tudo montado e da parte de dentro da roda oscilar o semi-eixo(na zona da cruzeta)para cima e para baixo e verificar se tem muita folga(é raro o UMM que não tenha um pouco de folga,pelo menos no semi-eixo mais comprido:disappointed_relieved:)

Registo
8 Jun 2006
Amigo Filipe

Discordo, rediscordo e tridiscordo:D.

Aí não pode haver folga, nem muito, nem pouca:). Se houver algo está mal:dizzy_face: e deverá ser corrigido:cool:.

Folgas nesse sítio levam à rápida destruição das peças das fotos 20/21, e a acabar com os cubos.

De uma forma prática basta imaginar a força exercida (em 4x4) pelo semi eixo nessas peças se o seu movimento rotativo não for perfeitamente concentrico, em todo o seu comprimento, com o cubo da roda(n).

Outra das causas, raramente faladas, de problemas nos pneus, vêm de empenos frequentes nas próprias mangas do diferencial:dizzy_face:, Esses empenos:dizzy_face: aliados a folgas das rótulas:dizzy_face::dizzy_face:, levam a que tantos dos nossos carros andem com os pneus em piramide(n) (Com a parte de cima inclinada para dentro). Este problema resolve-se bem mandando desempenar (depois de totalmente desmontada) toda a caixa do diferencial/mangas. Infelizmente(n) é frequente este tipo de trabalho;).

UMM abraço
João

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Pois eu concordo plenamente consigo João(y)Mas isso é na teoria...é claro que o ideal é não ter nenhuma folga.
Mas na prática em 10 UMM 2 deles se calhar não tem folga nenhuma:disappointed_relieved:
Já agora desafio a quem quiser ir ao seu UMM e ver esta folga que estamos a falar,não é preciso desmontar nada nem mudar a roupa:Dbasta até com um cabo de vassoura:astonished: ir ver se os semi-eixos(na zona da cruzeta,que está á vista)têm folga para cima e para baixo(não é para dentro e para fora porque essa tem que ter)
E contem aqui a experiencia:kissing:Já agora quem tiver um Jeep wrangler(pode ser dos novos:p) com alguns km(mesmo em estrada)pode ver tambem:cool:

estripa

UMM
Registo
4 Out 2006
Por falta de atenção não reparei mas a falta do "miolo" não existe, simplesmente desprendeu-se do selector 4X2 e 4X4. Já explico melhor.

22 - Limpeza

23 - com dos desembraidores fora os dois(O tal miolo)

24 - A tal peça partida veio donde esta encaixado o fósforo

25 - Esta mola é o que segura os desembraiadores (as duas peças no inferior da foto 23), mais tarde colocarei fotos de como os montar,

26

27

28 - Esta foto explica a minha teoria mas também explica as outras :dizzy_face:, de notar que o desgaste é "igual" nos dois peneus dianteiros,

João Veiga

snipers

UMM
Registo
5 Jan 2007
Parabens pela reportagem... logo que termines mete as fotos todas no primeiro post com os devidos seguimentos, para ficar aqui um post à maneira ;)

Isto ainda me vai dar para mexer no meu ;)

cUMMprimentos,
Ricardo Gomes

estripa

UMM
Registo
4 Out 2006
A chave deve estar nas minhas mãos amanhã mas só deve desapertar a tal porca dia 5.
Se puderem meter alguma foto do casquilho de bronze e onde poderei encontrar os rolamentos/casquilhos e os retentores e a tal peça partida, já para adiantar trabalho, ja agora qual a massa indicada para cubos.

João Veiga

Registo
8 Jun 2006
Amigo João

Tem razão, é anilha em aço de rolamento que se desfez e que fica entre o miolo que está agarrado ao eixo e a peça de ferro fundido (eu disse fundido!;)). O que quer dizer que essa peça está "fundida", digo eu.

Amigo Filipe

Tem que ter folga longitudinal porquê?:angry::D e o que é que deverá ser admissível:thinking:. Penso que tudo o que ultrapassar o mm (e já é muito) será, de facto, demasiado. Temos que ter em conta que essa dita folga iria determinar o grau de estanquidade da anilha de borracha (guarda-pó/retentor) existente na ponta do semieixo.

Estou mesmo a ver não sei quantos tipos, depois do jantar, de cu para o ar e de vassorómetro na mão a dizerem: o meu não tem:p; ena o meu que parece a da Tatikaia Kalashnikova:astonished:.

Perante tamanho e desusado alvoroço(n) serão questionados pelos vizinhos, em modos de: Atão amigo perdeu o gato!(y)

:DUm abraço para os dois e um excelente jantar para todos!!!:D

UMM abraço
João

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
quote:Originally posted by verdes radios

Amigo Filipe

Tem que ter folga longitudinal porquê?:angry::D e o que é que deverá ser admissível:thinking:. Penso que tudo o que ultrapassar o mm (e já é muito) será, de facto, demasiado. Temos que ter em conta que essa dita folga iria determinar o grau de estanquidade da anilha de borracha (guarda-pó/retentor) existente na ponta do semieixo.

UMM abraço
João

Pois essa do tem que ter tambem não me soou lá muito bem depois de ler o post:blush:
A folga para mim admissivel longitudinalmente poderá ter 2/3mm...
A folga que falo é por causa disto...que na teoria,e peças 100% não deveria acontecer

E não só,para fora o que é que faz limitar o movimento longitudinal do semi-eixo?

Registo
8 Jun 2006
Amigo Filipe

Por dentro, o semi-eixo encosta de chapa na manga de suporte do cubo de encontro a um anel ou casquilho de bronze, sendo retido (exteriormente) por esse freio.

Penso que essa folga longitudinal mínima, se deve à necessidade de o semi-eixo não exercer demasiada força sobre o freio, mantendo ao mesmo tempo o tal frágil retentor/guarda-pó encostado (ao interior da manga suporte do cubo, onde apoiam os 2 rolamentos Timken). Tudo assim "respira":p e trabalha bem;).

Obviamente que concordo consigo. Que com um rolamento de agulhas e folga na peça que fica de topo no semi-eixo (peça muitas vezes negligenciada), é muito difícil não existirem folgas e aquilo não andar a dançar tudo. Só que, excedidos certos limites e em 4x4, a ponta do semi-eixo vai partir(n).

Como tem sido referido em "postas" anteriores e sabe melhor do que eu, a mecânica ao ser efectuada, e tão necessário como uma boa ferramenta, necessita que se entenda/veja como as coisas funcionam e perceber as razões da concepção de determinado mecanismo:).

Garanto-lhe que com um apoio em bronze fosforoso (com a peça metida em óleo aquecido 24 horas, depois de vir do torneiro), uma peça de topo sem folga e desmontada e bem lubrificada com massa grafitada e tudo montado com essa mesma massa (não é preciso muita), o sistema é eterno desde que todos os retentores e juntas cumpram a sua função.

:DOutra coisa.:D

Vejam amanhã no noticiário das 8:astonished: “Detectado em todo o país uma estranha movimentação” . Segundo a agência Lusa, na última noite, foram observados muitos indivíduos de gatas de baixo de determinado tipo de viaturas, com um pau de vassoura e uma lanterna. As autoridades (PSR/GNR)alertadas por populares conscientes do perigo e assustados com a recente onda de assaltos, ainda não conseguiram explicação para o estranho facto, pensando que se tratam de máfias do Leste. Uma testemunha, ainda perturbada com o estranho acontecimento relatou, apavorada, que os individuos ao se porem em pé de novo diziam (passamos a citar): Tou fod%#€, TOU FOD@§€%.

UMM abraço
João

estripa

UMM
Registo
4 Out 2006
29 - Com uma chave forte de fendas "desfrear" a anilha-freio da foto 34

30 - Martelei a Anilha-freio com esta chave...

31 -

32 - Porca fora,

33 - Anilha-Freio,

34 - Anilha- Freio fora,

35 - Segunda porca

36 - Para que no final não haja massa contaminada tem que se limpar tudo muito bem, para isso o disco tem de sair,

37 - No meu caso este parafuso estava solto, mas o habitual é estar muito apertado e em alguns casos calcinado, para facilitar o trabalho há que dar umas marteladas-inhas

38 - Com a ajuda de um roquete e chave 12mm desapertar,

39 - Bomba de travões aberta com os dois bombitos à vista. Aberta para dar acesso fácil aos parafusos da foto 41,

40 - Pastilhas...

41 - Parafusos que suportam a bomba de travões, mais uma vez martelar para facilitar o desaperto,

42 - Esta chave levou 80 kilos para conseguir desapertar, ou seja, meti-me em cima dela,

43 - Com o disco solto um pequeno puxão e aparece o rolamento,

44 - Mais detalhes só depois de as peças limpas com Petróleo, Gasóleo ou Gasolina. Estes produtos são mais em conta e que limpam bem mas degradam/atacam a borracha, por isso, cuidado com material que contenha borracha que é o caso das bombas de travões ou correntes que tenham O-rings feitos desse material.

45 - do lado do cabo da chave primeiro esta uma anilha e só depois o rolamento, não deu para avaliar estragos,

Hoje é só mas segue a dica para evitar que a bateria morra e a bomba do gasóleo desferre, uma vez desengatada a caixa dar à chave como se costuma dizer. :clown:

Registo
8 Jun 2006
Amigo João

A martelar na ferramenta ?(n):angry::dizzy_face::devilish:

Que boa chave de cubos vermelha, assim é que é trabalhar:D

Agora a sério. Se as anilhas estiverem muito marcadas e fragilizadas, é melhor comprar 2 novas na UMM/Europeças (Camarate).

Não fique por aí. Desaperte esses 6 parafusos para poder retirar uma das partes mais importantes do conjunto, a manga onde apoia o cubo(y), retire também o semi-eixo (depois de tirada essa peça é só o puxar para fora).

Vai precisar dessas peças para mandar fazer os tais casquilhos, se bem entender, ou ver o estado dos roletes.

No cubo (foto 45) retire, atrás, o retentor (tem sempre que comprar um novo) e o outro rolamento.

Como já falámos, vá dando noticias.

Mais uma coisa:devilish:. Se depois de muito bem lavados, os roletes e as pistas dos rolamentos "Timken" estiverem sem brilho (com cor acinzentada), ou apresentarem qualquer tipo de dano, esqueça-os e compre novos (numa loja de rolamentos), se tiver dificuldades diga.

UMM abraço
João

estripa

UMM
Registo
4 Out 2006
Amigo Verdes Radios,

Hoje depois de me ter emprestado a chave e alertado ao vivo e a cores de várias situações(sensivelmente ás 10:30) voltei para Almada para partilhar estas ultimas fotos com todos. Alem de não ser exemplo martelar chaves não é exemplo fazer estes trabalhos de camisa MarlboroClassics:devilish: ou com relógio Timex:cool:, ou seja, já estava preparado para o emprego em Lisboa com hora de entrada ás 14, e como a pressa é inimiga fiz até onde pude e lavei as mãos.
O PItroleo virá amanhã numa excurção que farei à Leroy Melrin.

Quanto ás noticias tenho acompanhado-as! Não faço comentários mas deixo um facto...Não perdi nenhum animal :blush:.

:thinking:Bom, em relação aos Casquilhos vs Rolamentos existem duvidas mas tentarei que sejam respondidas à medida que apareçam novas fotos.

Cumps,
João Veiga

Top Inferior