• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Como desmontar disco travão dianteiro

heldergoncalves

UMMzito
Registo
24 Nov 2006
Boa noite,
Preciso de montar (trocar porque estão completamente gastos) discos de travão à frente, do meu Alter II e, iniciei confiante o trabalho (ouvia dizer que era simples), mas estou a deparar-me com uma dificuldade que não contava e não vejo nada sobre isso no fórum! Não encontro maneira de tirar o disco! Como sai o disco? É preciso retirar os cubos 4x4? Dá-me a impressão que deve haver uns parafusos que prendem o prato e o disco...mas não vislumbro nada. Se me puderem ajudar, agradecia.
Grato antecipadamente,
Hélder

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Bom dia Helder.

Desde o inicio da intervenção:

1º Desapertas os comutadores de 4x4 (são 6 parafusos sextavados e que por vezes dão um bocado de trabalho..) art. 23
2º retiras o freio que segura o semi-eixo.art. 16
3º desapertas a falange do comutador 4x4 (6 parafusos M8) art. 17
4º tens uma porca tamanho 52, numa das faces da porca vais encontrar um lábio de metal que a prende, tens que virar esse labio ao contrario por forma a que a porca fique liberta para poder rodar. art. 4
5º desapertas essa porca 52 (se tiveres uma chava indicada é facil, se não tiveres podes tentar á moda antiga, com uma talhadeira, mas tenta não ser muito agressivo com a porca) art. 3
6º retiras a anilha que anteriormente anulaste o lábio de freio. art. 4
7º retiras outra porca 52 que está a seguir art.3
8º retiras o cubo dos rolamentos (cuidado para não perderes uma anilha que tem lá dentro e os respetivos rolamentos) e o respectivo disco que vem agarrado art. 7
9º descravas o disco do cubo retirando os pernos de roda (com ajuda de uma prensa, ou se quiseres retira-los á pancada usa uma porca de roda em cada perno e bate nas porcas para não danificares os pernos. podes também usar um material duro como nylon para bater em cima. art 8

Espero ter ajudado.

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
ah, e claro, para montares tudo de novo usas a ordem inversa!

Cuidado com a afinação dos rolamentos, não apertes as porcas 52 excessivamente nem folgadamente

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Passarinho, excelente!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
UMM Alter Turbo 12/92

heldergoncalves

UMMzito
Registo
24 Nov 2006
Obrigado Filipe. Enorme ajuda. A ver se no fim de semana consigo.
UMM grande abraço.
Hélder

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Agora sim, estou apto a talhar e substituir os discos do meu UMMaquinão.

Acho que é mais fácil beber mínis...!!!

Top Inferior