• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Como criar peças em Fibra de Vidro?

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Bom dia, hoje acordei com umas ideias.... Vou averiguar se consigo criar peças em fibra de vidro! assim sendo, gostaria de saber se alguem por aqui já o fez. Se sim, que materias utilizou, como o fez etc etc.
Espero não estar a massar e que este tópico fique como uma "receita" para todos aqueles que gostam de um pouco de bricolage.

Carripana on the way ...

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006

Boas.

Acredito que possa haver varios tipo de "fazer" ou trabalhar com fibra de vidro..... mas uma vez vi uma pequena reparaçao numa embarcaçao, e nao pareceu muito complicado (claro que o aspecto final depende da experiencia) mas era tipo rolos de tecido como os dessa imagem, e depois de desenrolar e por esse "tecido" de fibras no local desejado aplicar uma especie de resina que enrrije.se o composto.....

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Da_vinci, 5 estrelas!! agora tenho de ver onde posso adquirir este material, alguem sabe?
isto até parece fácil, mas como tudo, é muito pouco provavel acertar à primeira. Nada como experimentar e ver o resultado.
Vou ver se no aki tem algum material para fazer um porta luvas para o meu tablier de 1992. Se alguem souber onde posso encontrar o material agradeço desde já.

Carripana on the way ...

sagrolico

Iniciado
Registo
4 Jul 2007
Boas,

Em primeiro lugar tens de aranjar um molde, pode ser madeira chapa, o mais usual é madeira pois é mais facil de trabalhar.no molde, tens de ter atenção de fabrica-lo de maneira que quando queiras desmoldar a peça saia, pode parecer basico mas existe quem se esqueça.
Depois do molde feito tens de o molhar, besuntar,barrar, o que queiras, com cera, para que depois possas desmoldar facilmente.
A seguir vais colocar a primeira camada dessa fibra da foto, com uma trincha, vais dar a primeira passagem de resina por cima da fibra, quando a fibra tiver toda resina, colocas outra folha de fibra e, assim sucessivamente.
Naturalmente que quantas mais camadas mais espesso fica logo, mais pesado mas mais resistente tambem.

Espero ter ajudado.

Ah, não esquecer os oculos,luvas e mascara!!!:D

Cumprimentos,

Paulo Teixeira

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
quote:Originally posted by sagrolico

Boas,

Em primeiro lugar tens de aranjar um molde, pode ser madeira chapa, o mais usual é madeira pois é mais facil de trabalhar.no molde, tens de ter atenção de fabrica-lo de maneira que quando queiras desmoldar a peça saia, pode parecer basico mas existe quem se esqueça.
Depois do molde feito tens de o molhar, besuntar,barrar, o que queiras, com cera, para que depois possas desmoldar facilmente.
A seguir vais colocar a primeira camada dessa fibra da foto, com uma trincha, vais dar a primeira passagem de resina por cima da fibra, quando a fibra tiver toda resina, colocas outra folha de fibra e, assim sucessivamente.
Naturalmente que quantas mais camadas mais espesso fica logo, mais pesado mas mais resistente tambem.

Espero ter ajudado.

Ah, não esquecer os oculos,luvas e mascara!!!:D

Cumprimentos,

Paulo Teixeira

Pois, quanto ao material de segurança, isso arranjo na boa, agora quanto ao resto não está facil. estive no Aki e nada, pelo menos aqui no Funchal, não tem nada disso. Vou tentar em outras lojas de ferragens a ver se encontro algo que me sirva. Agora, se não for pedir muito, podes enviar, pode ser por PM uma vez que não ganhamos nada com as marcas, que marcas tipo de produto devo comprar/pedir?. É que às vezes tenho a ligeira impressão que o pessoal das lojas não faz ideia do que tem à venda, se perguntar nunca tem nada! e vamos a ver até tem, não sabem mas tem exposto. por isso acho que se souber o que comprar posso vir a ter mais sucesso, obrigado.

Carripana on the way ...

baleiras

UMMzito
Registo
3 Abr 2007
Oh companheiro Fante, isso é fácil.
Sendo aqui de Lisboa, existe na margem sul uma empresa chamada Dinis dos Santos e até está na net e podes encomendar (www.dinissantos.com). O Sr Dinis é uma pessoa muito simpática e que te tira todas as dúvidas e até dá uns bons conselhos.
Boas ideias e melhores trabalhos.

Pedro Baleiras
Clube UMM - Sócio Nº147

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
quote:Originally posted by baleiras

Oh companheiro Fante, isso é fácil.
Sendo aqui de Lisboa, existe na margem sul uma empresa chamada Dinis dos Santos e até está na net e podes encomendar (www.dinissantos.com). O Sr Dinis é uma pessoa muito simpática e que te tira todas as dúvidas e até dá uns bons conselhos.
Boas ideias e melhores trabalhos.

Pedro Baleiras
Clube UMM - Sócio Nº147

Caro baleias, 5 Estrelas!!

Acabei à pouco de comprar os plasticos que estava a precisar, mas como já sabemos, quem anda no mato já se sabe!! há sempre algo para reparar. Muito obrigado, era mesmo isto que estava à procura.

Mais uma vez obrigado.

Carripana on the way ...

Top Inferior