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Colector de admissão (uma pequena ideia)

Perimo

UMMzito
Registo
16 Mar 2007
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Estou a fiz este tópico, para trazer uma ideia que tenho por causa do colector.

Penso que o pessoal com mais experiência em mecânica, saberá dizer se isto é mais aconselhável ou não.

Eu achei o colector de admissão do motor XD3P um pouco "estranho", sempre me fez lembrar um colector de um motor a gasolina a carburador. Do pouco que percebo, os colectores assim são mais directos, ou seja o ar entra com maior velocidade.

Pelo que tenho visto o colector de admissão do UMM tem 3 tubos primários com uma entrada central.

Primeiro saber, dos 3 tubos primários, qual é a distribuição pelos cilindros?

A minha ideia é criar um colector de admissão diferente, com 3 tubos primários e uma câmara de plenum. Isto por enquanto não tenho conhecimentos suficientes para fazer os cálculos de volume da câmara e nem para fazer os cálculos de caudal de ar e quantidade de ar necessária para os motores atmosféricos e turbinados.

É tipo isto que estou a pensar. (não liguem as borboletas)


Quero saber se algum de vocês já o fez alguma vez, se já pensaram nisto, se vai modificar muito o funcionamento do motor ou não.

 

verdinhumm

UMMzito
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29 Set 2008
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boas!
É uma boa ideia porque os nossos colectores não são la muito famosos, mas tens que contar com o espaço e com facil acesso ao turbo e entreculer mas é mas é uma ideia que tenho em mente já algum tempo que ando para fazer um colector de admição a minha maneira, e tambem ter alguns euros desponiveis porque é um trabalho que eu penso que vai ficar um pouco caro!
Cumprimentos Márcio Gonçalves

O Amigo dos Umm's na Madeira
 

Perimo

UMMzito
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16 Mar 2007
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Sim, eu também já ando com essa ideia a um bom tempo.

Espero com o tempo e o conhecimentos que vou obter do curso conseguirei estruturar uma admissão adequada aos nossos UMMS.

Eu de momento tenho uma cabeça e uns colectores sobresselentes e vou fazer umas experiências.

Também penso fazer uma um colector de escape, com suportes para uma chapa de protecção térmica, para que a temperatura da admissão não seja tão elevada. Sobre o intercooler, acho que deve ser colocado a frente. Com os tubos devidamente protegidos ao calor.

Eu sei que isto tem custo elevados, de momento saquei o SolidWorks para começar aprender a mexer nele.

Mas ideal mesmo, era a construção de uma cabeça de motor totalmente diferente, com 4 entradas de admissão e 4 de escape e possivelmente fazer um motor "crossflow". Mas isto já é muita ambição, logo se ve um dia.
 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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Boas!
Vê o preço a que fica um colector igual ao original novo e depois calculas o preço de um feito por medida.

Abraço.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3



Deus é bom, mas o vinho...
 

bruno-991

UMM
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31 Jan 2010
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Qualquer um desse colector usado não passa dos 60€ na fabrica indenor.

**Assinatura confiscada pelas finanças por falta de pagamento**
 

Perimo

UMMzito
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16 Mar 2007
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Um colector feito a medida vai sair mais caro que um feito a medida. Isso eu tenho noção, mas isto é um projecto que tenho em mente, que vou tentar ir fazendo aos poucos. Penso conseguir projectar um colector mais apropriado para os nossos motores.

Porque acho que o nossos colectores parecem de um carburador, é a minha ideia.
 

stretx

UMM
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31 Mar 2006
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podes melhorar o colector de admiçao mas isso nao vais notar nada, ou quase nada nas prestaçoes do motor.
no meu ponto de vista a relaçao investimento rentabelidade vais ser muuuuiiiitoooo pequeno.

para ter uma boa rentabelidade tinhas de alterar tambem a cabeça como disseste anteriormente e bem, mas se vais alterar isso tambem axo que mais vale investires o dinheiro num Mercedes:dizzy_face:.lol
mas se estas com vontade e tempo e tempo($) porque nao:D...

Paulo Alves
 
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