• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

colector admissão Turbo Garrett

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boa noite!

Sabem dizer-me onde posso encontrar o(s) colector(es) de admissão para um Turbo Garrett?
Tenho um para aplicar proveniente de um 2500 Turbo, do 505, mas disseram-me que o(s) colector(es) não é compatível.

Obrigado

M.P.

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Afinal o problema parece ser a disposição dos colectores, escape e admissão, que parecem ser incompatíveis com o uso de Intercooler. Alguém me sabe dizer como montar este Turbo Garrett num UMM?

M.P.

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
A olho nu os colectores do 2.5td são diferentes do 2.3td...e diferentes dos atmosfericos...de admissao e escape.
Deves ter mesmo que arranjar os colectores de um peugeot 505turbo sem intercooler ou de um peugeot 604(automovel os 2)

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boa noite,

Se calhar assim é mais fácil:)
O colector não tem saida para o intercooler. Vale mesmo a pena montar um Garrett em vez do KKK? Se sim, aceito sugestões para alterar o colector.

Obrigado

M.P.

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Caro Mais UMM,
este assunto interessa me bastante pois dentro em breve irei debater-me com o mesmo problema pois também tenho um 2300 turbo para montar no qual terei de aplicar o intercooler...
Vou tentar antecipar um pouco essa questão e perguntar aí a malta a ver como teremos de fazer... se entretanto descobrir a soluçºao diga qualquer coisa.

Obrigado

trekker

UMM
Registo
30 Mar 2006
Viva,

Não é muito perceptível, mas diz-me uma coisa: a ligação entre a saída do turbo e o colector de admissão é rígida? Náo acredito q assim seja, mas na imagem não dá para perceber. Se for rígida, basta um torneiro com capacidade para soldar a alumínio e assim alterar a entrada de ar na peça da admissão e deste modo colocar o intercooler. Ou então, qualquer serralheiro te fará uma admissão com a entrada deslocada de modo a fazeres as ligações para o intercooler. Mas para te podermos ajudar, coloca uma foto da lateral do motor, onde se encontra o turbo. Assim de esguêlha não dá para perceber...

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boa noite,

Realmente a ligação não é rígida mas o espaço que tenho não é o suficiente para ter um tubo a sair para o intercooler e depois ter um a voltar ao mesmo local para entrar no turbo.
Apresentaram-me a hipotese de fechar a saida que tenho no colector de admissão e abrir uma em cima para o intercooler.
Agora a minha questão é: será que o turbo Garrett justifica o investimento?

Entretanto vou tentar arranjar outras fotos.

Obrigado.

M.P.

trekker

UMM
Registo
30 Mar 2006
Será q não mesmo? Procura as curvas de 90 graus dos tubos de silicone no ebay e provavelmente consegues...
Quanto ao valer o investimento, lamento mas aí não te posso ajudar...

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas tardes,
Ontem estive a dar uma vista de olhos sobre o assunto e de facto não é muito simples. O meu motor um 2300 td tem um tubo flexivel do turbo ao colector com nao mais de 7 cm de comprimento... o q torna bastante complicado ligar duas curvas de 90º. De facto não conheço as curvas do ebay e vou tentar investigar... se desse era o ideal... vamos fazer figas p dar... se alguém ja tiver utilizado digam o q acham se em 7 cm ou um pouco mais tipo 10 (pode se cortar um bocadinho ao tubo...) se conseguirá meter as duas curvas.
A solução do torneiro e capaz de funcionar mas é sempre uma operação complexa mas e a de recurso ... caso nao funcione mais nenhuma...
Eu tenho o motor atmosferico antigo ao lado do 2300 turbo e assim a olho deu me ideia de os colectores serem muito parecidos... contudo são ligeiramente mais finos... o q acham? é q o colector do atmosferico já tem o tubo de entrada na parte de cima....
A ideia é muito errada?

Mais umm,
Depois de ler os teus posts nao consigo ter a certeza do teu verdadeiro problema... queres montar so o turbo garret?
ou o turbo e o intercooler?
O meu motor tem um garret sem o intercooler....

Obrigado

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Boas! O meu é Garret.
Não sei se conseguem ver, o tubo do lado esquerdo em baixo é o que vai do turbo pro intercooler e o de cima com plastico é o que entra no colector de admissão, que vem do tubo do intercooler.

Boa sorte.

www.UMMistas.com

Deus é bom, mas o vinho...

Marques

UMMzito
Registo
16 Fev 2007
Boas,

Toz esse motor é turbo de nascença ou é um atmosférico com turbo aplicado, pergunto isto por causa da bomba de vácuo.

Um abraço
Ricardo Marques

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boa tarde,

"Jorginho", é exactamente isso que acontece neste motor. Também tenho o tal tubo flexível muito curto a ligar o colector de admissão ao turbo.
Eu quero usar o intercooler mas agora a questão reside no facto de valer ou não a pena montar o Garrett, pois tenho um KKK do motor antigo com colector preparado para o intercooler.

Tozé, obrigado mas não consigo perceber o que se passa para aí:). Posso pedir uma foto lateral?

Obrigado a todos.

M.P.

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Boas!
Este é um motor 2300 Turbo, que vem de origem com turbo garret, que por incrivel que pareça, tem intercooler na frente do UMM.
Espero ter ajudado.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Boas, quanto à foto lateral, não é possível. Esta foi tirada quando comecei a desmontar o UMM, neste momento ainda nem tem a culaça no sitio. Mas não falta muito.

E quanto aos turbos, 100% melhor o KKK. O garret é mais turbo para carro. Enquanto o kkk tem mais poder em baixas, o garret é mais em altas.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Bem... parece q estamos com o mesmo problema então... e o toz parece que resolveu o problema...
Ó toz diz lá como e q resolveste isso... é q na foto nao dá bem para perceber...

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Caro trecker,
As curvas de silicone de que fala do ebay serão estas?

Obrigado

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Com essas curvas não dá para montar um intercooler com esses colectores e turbo,só com alterações,como já foi dito o tubo flexivel que liga o turbo á admissão é mesmo muito curto,para o pôr e tirar já é dificil quanto mais para montar 2 curvas...
Agora a minha opinião pessoal em relação á montagem do intercooler,com estes colectores e este turbo não vejo qualquer ganho em montar o intercooler,para ter o ar mais fresco pelo intercooler vamos ter muito mais espaço para percorrer o ar pois as tubagens em vez de ter os 8 ou 9cm que tem a configuração de origem vai ter no minimo 60cm,logo tudo teria de ser calculado para esse caudal e "trajecto" do ar comprimido,e quanto mais comprimento mais perda.Mas isto é só opinião pessoal e na teoria,pois nunca experimentei a montar um intercooler no meu 2.3td.

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Caro Felipumm,
De facto e uma questão pertinente... por acaso já tinha pensado nisso embora sem chegar a nenhuma conclusão....
pensei em utilizar tubo rigido e uma das questões q também pensei foi que talvez fosse melhor a aplicação do intercooler sem ser junto ao radiador pois aí ficaria bastante longe... a ideia seria utilizar uma ventoinha e colocar o ic o mais perto do motor possivel tentando encontrar uma zona fresca e com a ajuda da ventoinha....

O q é q acham?

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Boas!
Eu já comprei o UMM com este motor montado desta maneira.
Mas se querem uma opinião pessoal, caso não estivesse alterado eu daria preferência à solução sem intercooler. O ar anda um pouco mais quente no circuito da admissão, mas não há ganhos significativos por causa do tamanho do circuito de ar com intercooler.
O UMM do meu irmão tinha o turbo ligado ao colector de admissão do motor directamente e nunca tive problemas com isso, aliás nota-se uma maior disponibilidade do turbo em baixa rotação. E o UMM do meu irmão era turbo de origem.
Agora que tenho isto montado, como nunca andei nele, vou experimentar andar com ele assim. Caso veja que prejudica, eu ponho o turbo directo. Afinal só se nota um ligeiro decrescimo do rendimento, em viagens muito compridas sempre em esforço.
Espero ter ajudado.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com

Top Inferior