• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Chumbo na inspecção

fredericosimoes

Iniciado
Registo
6 Nov 2006
Boas cummpanheiros,

Hoje o meu Alter longo acabou de reprovar na inspecção. Tive um pouco de azar e apanhei um daqueles inspectores MARRETAS, que vê tudo minuciosamente e com excesso de zelo. Resultado trago uma folha vermelha que mais parece uma lista de supermercado. Contudo só duas coisas me preocupam verdadeiramente e queria saber a vossa opinião e possíveis resoluções. A primeira tem a ver com a eficiencia do travão de mão que está nos 14% e precisa no mínimo de 16%. Tenho a dizer que tenho discos a trás com as pinças do BX e sei que este é um problema recorrente, contudo já aumentei o tirante de baixo para dar mais curso ao travão de mão, mas é necessário fazer muita muita força para que ele trave qualquer coisa. Estou a engenhocar uma forma de alongar a alavanca para poder fazer mais força, o que acham desta hipotese?

A segunda questão é mais grave e têm a ver com o semi-eixo da roda traseira direita, que naquele engenho que eles teêm que abana a roda nos dois sentidos, no sentido transversal a roda deslocava-se para fora, ou seja, o semi-eixo deslizava dentro da manga de eixo e deslocava-se para fora entre 0,5 a 1 cm. Agora pergunto se esta folga é normal? A mim não me parece, uma vez que na outra roda quando exposta a mesma acção não existia qualquer folga. Será um problema de rolamentos? Aguardo algumas opiniões.

UMM abraçumm

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Quanto ao primeiro problema com bombas do Bx não te sei dizer nada, mas quanto ao segundo, essa folga é devida ao rolamento em fim de vida quase de certeza...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Quanto ao primeiro problema tens a malta da serralharia do proto cournil que te sabem ajudar de certeza.
Quanto ao segundo PARA JA O CARRO E NAO ANDES COM ELE PORQUE A RODA VAI TE SAIR EM ANDAMENTO EM BREVE!

hehehehe nada de alarmante LOOOOOOL

whitexoc

UMM
Registo
10 Dez 2006
quote:Originally posted by show_time

Boas!

Quanto ao segundo PARA JA O CARRO E NAO ANDES COM ELE PORQUE A RODA VAI TE SAIR EM ANDAMENTO EM BREVE!

hehehehe nada de alarmante LOOOOOOL

Afinal Frederico não são assim tão "Marretas"...é uma questão de segurança Tua e de mais Utentes.

cUMMprimenTTos

Sérgio Silva-AlterII 90
Serralhariaajoao4x4team

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Fred, a folga na roda resolve-se com a muda do rolamento e respectiva anilha.

Quanto ao travão de mão, tens de o afinar até ficar a travar ligeiramente e se conseguires dar uma maior alavanca no afinador melhor ainda.

Free2UMM

Camponês

UMM
Registo
18 Mar 2010
Se tens uns longo, suponho que tens um diferencial inglês, e com esa folga quando andas com a maquina parece que tens um saco de grãos no diferencial, é mesmo rolamento, o meu acontecia-lhe o mesmo. Quando desmontei, os cilindros do rolamento de cilindros já não tinham muito. Já que trocas um, aproveita e troca o outro. Se um já morreu o outro deve estar nos cuidados intensivos.

Amandei o meu UMM ribanceira abaixo, à tua porta parou... Será que o Cab$*!$ se cansou!?...

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
quote:Originally posted by Camponês

Se tens uns longo, suponho que tens um diferencial inglês, e com esa folga quando andas com a maquina parece que tens um saco de grãos no diferencial, é mesmo rolamento, o meu acontecia-lhe o mesmo. Quando desmontei, os cilindros do rolamento de cilindros já não tinham muito. Já que trocas um, aproveita e troca o outro. Se um já morreu o outro deve estar nos cuidados intensivos.

Amandei o meu UMM ribanceira abaixo, à tua porta parou... Será que o Cab$*!$ se cansou!?...

O diferencial é um Dana 44.;)

Free2UMM

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Boas

Não é bem assim como descreveram.
eu também tive esses 2 problemas.
O primeiro levou cabos de travão de mão novos (50 os 2), isto porque quase nem deslizavam de lama e porcaria que estava lá dentro.
O carro ficou muito diferente, depois haverá claro afinação da força de travagem, mas a questão dos cabos não deverá ser descurada.

a folga do rolamento deverá ser vista quanto antes pois pode sair o semieixo em andamento e esta sim é mais cara de resolver, só em peças gastei 250€, pois meti rolamentos, anilha, e retentores novos nas 2 rodas traseiras e agora ficou bom por muitos anos.

O descritivo da factura é o que abaixo descrimino:

- 0923300 Retentor Interior W042 - 8.30
- 0923400 Anilha de Retenção C, C1 AR-G1 - 23.13
- Rolamento C; C1 AR-G1 - 58.88
- Retentor Exterior W042 - 12.64
- Cabo Travão Mão Esq V011 - 27.37
- Cabo Travão Mão Dto W112 - 28.36

Ficou tudo em 250€, mas sei que ficou bem feito e por quem sabe.
Estas anilhas terão de ser retiradas e colocadas na prensa.
Mais vale gastares dinheiro e ficar bem feito e por muito tempo que gastares agora e passado alguns meses estares a mexer na mesma coisa.

Terás de colocar Rolamentos e retentores novos e anilhas, agora colocares nas 2 rodas é contigo, mas fica ciente de uma coisa se a direita está assim a esquerda não ira estar melhor e mais vale mexer tudo de uma vez.

Esta é a minha opinião, pois tive essa mesma situação que tu tens agora.

Abraço
Vitor Rato

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
No caso do Fred é impossível sair a roda fora porque está a funcionar com discos...;)

O problema dos cabos é real e num UMM curto é fácil de resolver colocando os cabos do BX ou do Xantia, mas num UMM longo as coisas não são tão fáceis de resolver porque os cabos originais não são grande coisa para as bombas do BX.

Free2UMM

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Agora Amigo Frederico perante tal situação e explicações é mãos á obra para o carro ir á reinspecção e passar para continuar a rolar como dantes.

Boa sorte na reinspecção.

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Quanto á folga na roda já foi tudo dito.Quanto ao travão de mao,não faças para ja o acrescento da alavanca pelo menos na parte de baixo pois obriga-te a fazer muito mais força para travar.Com a alavanca normal antes de ir á ipo dá uma volta com o umm sem os cabos de travao de mao desligado e faz umas travagens com o pé.Depois é que montas os cabos,afinas nos primeiros trincos e vai á ipo,depois de vires da ipo desafinas o travao de mao ate ficar a travar mesmo nos ultimos trincos de modo a que com o travao de mao destravado as patilhas das pinças fiquem todas recolhidas e podes andar assim o resto ano...os cabos do bx devem dar no longo,pois eles sao um pouco compridos de mais para os curtos.Pode ainda haver problema na travagem do travao de mao por causa da folga na roda...
E claro vai com as rodas de origem á ipo para travar melhor:)

fredericosimoes

Iniciado
Registo
6 Nov 2006
Boas,

Venho aqui deixar os meus agradecimentos, pelas opiniões aqui deixadas. Certamente vão ajudar na resolução dos problemas referidos. Depois relato o resultado da re-inspecção.

UMM forte abraço

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
quote:Originally posted by fredericosimoes

Boas,

Venho aqui deixar os meus agradecimentos, pelas opiniões aqui deixadas. Certamente vão ajudar na resolução dos problemas referidos. Depois relato o resultado da re-inspecção.

UMM forte abraço

Já tens resultados amigo?

Free2UMM

Top Inferior