Amigo Miguel
Leigo :thinking: nisto, doutor em outras coisas
Se for das cruzetas e se ainda estiver na fase da "chiadeira" é sinal que secaram (por natural ou desatenta falta de lubrificação, ou por ter entrado água) e em breve segue-se missa de corpo presente :disappointed_relieved:. Na fase da "chideira" talvez fosse difícil determinar algum tipo de folga, mas como já sente vibração
, tente o seguinte: Com o carro no chão, desengatado e bem travado de mão, tente rodar (para um lado e para o outro) com a mão o veio de transmissão e aperceba-se de algum tipo de folga na cruzeta do lado do diferencial. Depois destrave o carro (convém não estar lá por baixo:dizzy_face
e engate uma 1ª, faça a mesma coisa, mas agora teste e observe a cruzeta do lado da caixa.
Como repara cada cruzeta fica presa a dois "Us" (um à saída das caixas outro no topo mais grosso da transmissão [levando uma cruz. aí] e mais dois "Us" junto ao dif., um no final do veio mais fino e outro à entrada do dif. [aí leva a 2ª cruz.]. Então, como cada cruzeta une cada dois desses "Us", a posição relativa de cada dois "us" não poderá apresentar a mais pequena folga, apesar de se movimentarem/articularem livres nas ditas cruzetas, segundo os centros dos dois braços da cruz. (há coisas simples mas que são o caneco para serem explicadas!!!
).
Veja se as suas cruzetas têm pontos de massa (há com e sem) se tiverem pode mandar lubrificar, mas já lhe digo que é dar aspirinas a um doente terminal, se elas apresentarem nem que seja uma folga de um "cagagésimo de um pintel£"!
Outro meio para determinar essa folga é agarrar ao mesmo tempo (dependerá do tamanho das suas mãos, eu consigo com as minhas, mas elas parecem uns alicates) 3 pontos de apoio de cada uma das cruzetas. Ou seja a ponta do dedo indicador fica num dos topos da cruzeta, a meio (pela zona do nós dos dedos) ficará bem encostado à mão o outro topo, e o topo diametralmente oposto ao 1º, ficará na ponta do polegar. Ao forçar a rotação veio (para um lado e para o outro) terá assim mais sensibilidade para sentir a tal folga precisamente no topo que vai ficar na palma da mão.
Faça todos estes testes com o carro num plano e calçado, nem que seja com uma pedra. Tenha cuidado:angry:.
Vá dando notícias, para aprendermos mais alguma coisa. Já agora e sobre o tema, é pena que de facto os tópicos muitas vezes não acabem com a informação do que de facto se passou depois do que foi dito, ou que resultados obtiveram das dicas (que raio de nome) que se vão dando. Não para quem as deu pôr uma medalha ao peito, muito pelo contrário, porque quem corre por gosto
Mas sim pela grande utilidade que isso teria para terceiros. Não custa dizer em duas palavras os resultados obtidos, as alterações entretanto introduzidas, o que esta bem ou estava mal em determinada avaria e como finalmente se solucionou ou chegou a bom porto.
A grande maioria não deverá andar a rasgar notas de 500
(chiça, nem de 5
) e TODA, MESMO TODA a info. conta muito para todos nós
.
UMM abraço
João
"Conduza UMM pedaço da nossa história"