• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

chiadeira "o que será"

migfig

UMMzito
Registo
15 Nov 2006
Boas. estou com um problema no meu umm. ele ficou parado na oficina 8 meses e tive de levar para a inspeção (já agora passou, 5 estrelas"), mas detecto um problema grave. quando ligo o umm ele trabalha normalmente, engato a primeira e arranco tudo bem, mas quando vou para 2ª, 3ª, 4ª a acelarar (nao detecto chiadeira a descer engatado) ela faz uma chiadeira, o barulho parece vir da caixa ou diferencial traseiro. outros dos pormenores que detectei a condução está diferente, por exemplo quando subo sinto que o carro está a ter uma pequena vibração fora do normal. o que acham que deve ser?

cmpts migfig

whitexoc

UMM
Registo
10 Dez 2006
Boas noites
O meu UMM tambem tinha um sintoma parecido,então o que era:cruzetas do veio de transmissão que deu a alma ao criador.
Tanto andei que acabei a quase por partir em dois a cruzeta junto ao diferencial traseiro.
Tenta ver se não é isso.
Vai dando noticias.

cUMMprimenTTos

Sérgio Silva-AlterII 90

Registo
8 Jun 2006
Amigo Miguel:thinking:

Cruzetas:thinking:, talvez.
Ou 1 ratito escondido lá por baixo;)

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

Registo
8 Jun 2006
Amigo Miguel

Leigo :thinking: nisto, doutor em outras coisas :D

Se for das cruzetas e se ainda estiver na fase da "chiadeira" é sinal que secaram (por natural ou desatenta falta de lubrificação, ou por ter entrado água) e em breve segue-se missa de corpo presente :disappointed_relieved:. Na fase da "chideira" talvez fosse difícil determinar algum tipo de folga, mas como já sente vibração;), tente o seguinte: Com o carro no chão, desengatado e bem travado de mão, tente rodar (para um lado e para o outro) com a mão o veio de transmissão e aperceba-se de algum tipo de folga na cruzeta do lado do diferencial. Depois destrave o carro (convém não estar lá por baixo:dizzy_face:) e engate uma 1ª, faça a mesma coisa, mas agora teste e observe a cruzeta do lado da caixa.

Como repara cada cruzeta fica presa a dois "Us" (um à saída das caixas outro no topo mais grosso da transmissão [levando uma cruz. aí] e mais dois "Us" junto ao dif., um no final do veio mais fino e outro à entrada do dif. [aí leva a 2ª cruz.]. Então, como cada cruzeta une cada dois desses "Us", a posição relativa de cada dois "us" não poderá apresentar a mais pequena folga, apesar de se movimentarem/articularem livres nas ditas cruzetas, segundo os centros dos dois braços da cruz. (há coisas simples mas que são o caneco para serem explicadas!!!(y)).

Veja se as suas cruzetas têm pontos de massa (há com e sem) se tiverem pode mandar lubrificar, mas já lhe digo que é dar aspirinas a um doente terminal, se elas apresentarem nem que seja uma folga de um "cagagésimo de um pintel€£"!

Outro meio para determinar essa folga é agarrar ao mesmo tempo (dependerá do tamanho das suas mãos, eu consigo com as minhas, mas elas parecem uns alicates) 3 pontos de apoio de cada uma das cruzetas. Ou seja a ponta do dedo indicador fica num dos topos da cruzeta, a meio (pela zona do nós dos dedos) ficará bem encostado à mão o outro topo, e o topo diametralmente oposto ao 1º, ficará na ponta do polegar. Ao forçar a rotação veio (para um lado e para o outro) terá assim mais sensibilidade para sentir a tal folga precisamente no topo que vai ficar na palma da mão.

Faça todos estes testes com o carro num plano e calçado, nem que seja com uma pedra. Tenha cuidado:angry:.

Vá dando notícias, para aprendermos mais alguma coisa. Já agora e sobre o tema, é pena que de facto os tópicos muitas vezes não acabem com a informação do que de facto se passou depois do que foi dito, ou que resultados obtiveram das “dicas” (que raio de nome) que se vão dando. Não para quem as deu pôr uma medalha ao peito, muito pelo contrário, porque quem corre por gosto… Mas sim pela grande utilidade que isso teria para terceiros. Não custa dizer em duas palavras os resultados obtidos, as alterações entretanto introduzidas, o que esta bem ou estava mal em determinada avaria e como finalmente se solucionou ou chegou a bom porto.

A grande maioria não deverá andar a rasgar notas de 500€(n) (chiça, nem de 5€(y)) e TODA, MESMO TODA a info. conta muito para todos nós:p.

UMM abraço
João

migfig

UMMzito
Registo
15 Nov 2006
Obridado, people. onde posso então comprar as cruzetas baratas aqui no porto? e já agora se puderem informar quanto custa e as referencias.

cmpts migfig

Registo
26 Out 2007
Ola

As cruzetas dos veios de trasmissao sao as U-100 para os semieixos das rodas da frente e as U-102 o preço varia conforme a qualidade a volta de 20,00 cada
Pedro Marques

migfig

UMMzito
Registo
15 Nov 2006
Boas

pessoal
veio aqui a casa um expert em tt (não em umm) e disse que o problema vinha dos rolamentos da caixa de mudanças.

isso e complicado de se arranjar?
quanto deve ficar num mecanico?

cmpts
migfig
www.zecarlos.tv - Gatos Fedorentos

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Abrir a caixa dá sempre imenso trabalho...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Eu vou a jogo com 10cent para a lubrificação das cruzetas,ou falta dela:blush:,mas se eu ganhar os 10cent vais ter que dar os 50 ao *******:D:D,pois se elas já chiam é porque pedem umas novas...
Se não queres ter trabalho ou antes de desmontar seja o que for mete um bocado de massa consistente nas cruzetas(pelo copo de massa:blush:) e na manga,se a chiadeira passar prepara-te para comprar as cruzetas para eliminar essas vibrações.

Registo
8 Jun 2006
Amigo migfig (Miguel?)

Ora vamos a jogo. Rolamentos de caixas raramente (leia-se "nunca") chiam, incluindo os do pinhão. Geralmente fazem "zoadas", ou partem (grades) e desfazem-se:dizzy_face:, levando, em casos extremo, consigo para a vida eterna alguns carretos ou veios.

Veja as cruzetas com mais atenção e repare se a transmissão foi bem montada (no caso de ter sido desmontada).

UMM abraço
João

migfig

UMMzito
Registo
15 Nov 2006
Boas.

Em principio será
de tanto andar com a chiadeira e vibração chegamos a uma conclusao visivel. a cruzeta do veio de transmissão que antes tinha uma pequena folga agora tem um grande folga sujeita a partir. chiadeira; rolamento da caixa de direcção.

cmpts migfig

Registo
8 Jun 2006
Amigo Miguel

Permita-me que, eu, esteja de pé atrás com chiadeiras vinda dos rolamentos da cx. de dir.! Não será das esferas e do sem-fim???

UMM abraço
João

Luis XZ

UMM
Registo
16 Nov 2007
Boas!

Essa chiadeira vem do rolamento da caixa de transferencias, na saída do veio da transmissão de trás.

Mas essa "tosse" quando chegar a Ponte de Lima passa-lhe!

cUMMprimenTTos
Luis Filipe Araujo
Sócio Clube UMM n.º 190

Registo
11 Out 2007
Boas Migfig,
o LuisXZ é meu amigo e vizinho, tal como o futuro proprietario do teu UMM.
UMM abraço

jjvaz

Iniciado
Registo
21 Out 2008
Boas;

Já cá tá, As transmissões já estão fora, a ver vamos, uma cruzeta da transmissão junto ao diferencial traseiro e outra no eixo dianteiro são garantidas, bem como o rolamento e vedante na caixa de transferências, passando também pelo vedante do selector de velocidades. A ver vamos se não tenho mais surpresas (isto no que toca à transmissão)....

Luis XZ

UMM
Registo
16 Nov 2007
Boas!

Saúda-se a vinda de mais um UMM para Ponte de Lima.

Vaz, não te esqueças de fazer a tua apresentação aqui à malta do forumm e colocares as fotos da tua máquina.

E para a resolução dessas "surpresas" conta aqui com o pessoal!

cUMMprimenTTos
Luis Filipe Araujo
Sócio Clube UMM n.º 190

Top Inferior