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Carter (foto)

Brummble

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Como disse noutro post, apenas com 2,8 litros de óleo no motor do cournil, a vareta indica o máximo. Pelas informações dos distintos forummnistas, o motor deveria levar cerca de 5 litros. Ficamos com duas hipóteses:
1ª O carter não é de origem.:angry:
2ª A vareta está marada/ mal marcada(n)

Peço a algum proprietário de cournil que dê uma olhadela ao carter da foto e me informe se está conforme ou não!
:thinking:

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Brummble
 
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ola o melhor e medir a vareta por aqui a medida da vareta assim e mais facil e + rapido tive o mesmo problema e era a vareta grande mais pedro marques
 

Brummble

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Peço desculpa mas não entendi bem. Medir a vareta por onde? Por outra?
Ou devo deitar os 5 litros no carter e marcar a vareta com essa mediada de máximo?!

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Brummble
 
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ola mede a vareta da ponta onde entra no carter ate ao batente que fica a parte + larga onde poem o dedo amanha meço de 1 2.3 que tenho aqui e meto aqui
 
N

NA-22-83

Guest
Olá Brummble,

Eu em 1995, comprei um Motor 2.300 de uma 504, recuperei-o e também ficou a levar apenas 3 litros de óleo.

Dado que nunca acendeu a luz de falta de pressão de óleo e por qualquer outra coisa que possa não me lembrar, deixei que assim fosse e o que é certo, é que aquele Motor era indestrutível.

Mudava o óleo de 6.000 em 6.000 km's.

Nunca tive qualquer problema de falta de lubrificação durante mais de 300.000 km's.

Queimou 4 Juntas de Cabeça em 11 Anos e tantos Km's, mas isso era porque as mudava à porta de casa, sem facear ou rectificar a Cabeça e porque quando precisava que ele andasse, andava, mesmo co a Junta queimada.

Em suma, sem nunca ter descoberto porquê, nunca tive problemas com os 3 litros de óleo.

Mas tal facto deve ser do Carter ou do Angulo do Motor.

UMM's Abraços para todos.



Um Abraço a todos.

José Silva
.....................

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MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
O óleo do motor desempenha muito mais funções do que a maioria das pessoas pensa, temos tendência para achar que este serve apenas para lubrificar, mas mais do que isso serve também como detergente de limpeza de todos os componentes mecânicos por onde passa, mas também é responsável por refrescar o interior do motor!!! Não é por acaso que nos motores de maiores performances existe sempre um radiador de óleo!!
Já agora convém lembrar que um motor de um simples automóvel ligeiro costuma levar em media 3.5Lts de óleo!!( sem o filtro)...
Se bem me lembro os nossos UMMs tem motores cuja cilindrada normalmente varia entre os 2.3 e os 2.5, por isso tudo o que seja menos de 4lts de óleo é sempre pouco!!! (penso eu)
Devo dizer eu não sou mecânico e os meus conhecimentos de mecânica são resumidos a algumas aprendizagens teóricas!! ainda assim esta é a minha opinião!!!
Cumprimentos


Alter 2 turbo
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Ola

Medi a vareta e o comprimento do batente ao maximo de oleo e de 59 cm ao minimo e de 63 cm a vareta vai la atras ao motor nao sei se e igual depois e so questao de medir e ver se e igual e esperar mais opinioes

Pedro Marques
 

Brummble

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Obrigado pela informação. Vou medir a vareta, introduzir 4,5 litros de óleo e verificar se as medidas se encaixam nessas.

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26 Mar 2006
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Possivelmente ainda tens um carter Peugeot o que é normal levar pouco oleo.
Os jipes levam sempre mais oleo por causa das inclinações para não ficaram sem oleo no centro do carter e "matar" a cambota.
Agora não te aconselho nada a meter mais do que indicado pela vareta com risco de rebentares os segmentos por excesso de pressão de oleo.
 

Samuel

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Ola
A vareta do teu motor esta á frente perto da bomba injectora ou a tras junto ao motor de arranque?


UMM abraço
Samuel Sousa

 

Brummble

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Vem da frente, e tem um "tubo de prolongamento por onde se introduz ficando sensivelmente á face,por baixo do filtro de ar.

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Amigo Brummble

Esse cárter não deverá ser de um UMM, mas sim de um normal Peugeot. Deve, por esse motivo, andar com 2lts a menos.

Já que estamos com as mãos no óleo. Os estragos principais pela sua inexistência são conhecidos de todos. Uns porque leram, outros porque lhes saiu do bolso. Mas óleo a mais tem riscos também muito graves, um dos quais é poder eventualmente "lançar" um motor.

Para quem nunca ouviu ou leu o termo, ele basicamente resume-se ao seguinte: Um motor já um pouco cansado (segmentos com passagem) que tenha excesso de óleo, pode aspira-lo directamente do cárter/bloco e queimá-lo na câmara de combustão como se fosse gasóleo. O motor então acelera ao máximo e só pára quando parte. Algumas vezes nem com uma mudança se consegue parar, por eventual fractura das caixas ou da transmissão.


UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

kingstar

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Brumble, se o teu motor é um XD2 então repara bem o que o Autodata 2008 diz sobre a quantidade e tipo de oleos :

 

Brummble

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Bem, Já notei que o motor por vezes acelera sózinho um pouco. Penso ser da bomba injectora, mas nesse caso talvez haja algum óleo a passar para cima... enfim .. com calma vamos a ver.

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Dias

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