• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Caos electrico

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
O ventilador da chofagem não funciona (antes funcionava), não chegam os 12V.

Quando ligo mínimos há um que acende medios (já assim vinha), falta de massa????

Tenho os picas completamente calcinados

Como é que encontro possíveis curto circuitos?

O motor das escovas teve uma temporada em que ligava quando lhe dava na telha e só desligava quando lhe apetecia, agora nem liga.

Help!!!

O mecânico diz que é falta de massa, eu tenho a certeza que no meu bolso o problema é esse....

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
A lampada dos mínimos atrás (tipo tubular) não tem a peça de metal (mola) onde aperta o fio e a lampada. Onde posso arranjar isso? Aqui o mecânico só fala em farolim novo...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Estou na zona da barragem da Aguieira, entre Penacova e Arganil, no distrito de Coimbra...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Se for falta de massa (curiosamente um problem crónico de todos), começa por aí. Limpa todas as ligações ao chassis que encontrares (mal não faz) e experimenta. Depois procura fios descarnados ou partidos. Seguidamente limpa todas as ligações dos fios nos farois, mesmo as internas (que vão às lampadas).

Tenta arranjar um farolim usado. Em ultimo caso e para desenrrascar podes soldar um fio (com estanho) à propria lampada.

Se mesmo assim tiveres problemas...... olha, chama um electricista!

UMM abraçUMM

j.aldeia

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
A base dos farois (que faz contacto com o chassi) está bastante enferrujada. Tenho que ver se os consigo tirar fora e limpar bem.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

ummbarteam

UMMzito
Registo
5 Abr 2006
Amigo, coragem!... Quando refiz a instalação eléctrica do meu UMM também só ía limpar contactos :)
As fichas têm muita tendência a acumular sugidade e consequentemente a criar verdete. Provavelmente terás que substituir algumas. Aconselho-te a retirares os farolins traseiros completos e fazeres um bom restauro com eles desmontados. Os meus ficaram novos, com uma intensidade de luz fantástica. A falta de massa vem por vezes do facto dos fios de massa estarem podres (vá-se lá perceber porquê, mas são os que envelhecem mais depressa), o que nem sempre é visível. Eu se fosse a ti trocava.
E etc, etc, etc...
Atenção: não envolvas nenhum contacto em fita adesiva "para proteger": é pior a emenda que o soneto... acumulam humidade e em pouco tempo voltas a ter os mesmos problemas.
Tens muito provavelmente as ligações dos comandos das luzes trocadas, ou então na ligação da própria ficha junto dos faróis. Verifica.
Relativamente à chofagem um dos fios deve ter partido, muito provavelmente por excesso de aquecimento (velhos juntamente com o calorzinho que lá passa por vezes faz destas coisas). O motor das escovas precisa de ser desmontado e levar com WD40 :) Pelo que dizes existia um problema de comando que também pode ter origem na manete, mas limpar o motorzito não lhe faz mal nenhum.

AbraçUMM, B.Ceriz

"Empinar é arte. Raspar faz parte..."

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Desmontei os farois, lixei todas as ferrugens, já tenho lá massa.

Confirmei que a ventoinha da chofagem funciona com ligação directa a bateria.

Só na próxima semana irei tentar encontrar modo de desapertar os parafusos de fixação do motor das escovas, pois estão num sítio bem complicado... Dicas por favor!!!!

Ainda não encontrei nada que se parecesse com a mola que prende o fio e a lampada dos mínimos do farolim traseiro esquerdo... Help!

A buzina também teima em não funcionar, mas com ligação directa faz barulho (e muito!)

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Alexandre

Pelo que descreves a instalação eléctrica da máquina precisa de uma revisão bem feita.
Eu se tivesse mais tempo livre teria todo o gosto em te ajudar.
Está quase a fazer um ano que ando de volta do Alter e não vejo a hora de o terminar devido à falta de tempo.
Se for num dia de semana à noite podemos combinar e dou-te uma ajuda na parte eléctrica.
Aconselho-te a ver bem esses circuitos senão vais andar sempre com maus contactos.
O circuito da chaufagem, buzina e farois tem que ser passado a pente fino.
O motor do limpa vidros tem que ser retirado fora e levar uma limpeza e lubrificação.
Em relação aos farolins de trás compra uns novos (bem sei que os euros não abundam :disappointed_relieved:) mas não são caros e ficas com o problema resolvido de uma vez por todas.
Procura numa loja de material eléctrico auto farolins iguais da marca SIM. Não são caros. Encontrar a peça que precisas é agulha em palheiro :disappointed_relieved:.
Os farolins de trás do Cournil se não estiverem em condições é para esquecer porque volta e meia deixam de fazer contacto com as lampadas.

No que eu te poder ajudar dispõe.

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
vai se fazendo luz

os farois foram desmontados e limpos os contactos da massa.

o motor das escovas rodei o um pouco a mão para mudar as escovas de sítio e ja pegou

o problema de não parar é de uma mola que estava suja e fraca que faz o contacto

esta tarde vou v er se consigo arranjar os farois para trás

Já vi o caso mais fusco...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

Top Inferior