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Caos Eléctrico!

Brummble

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1º problema:
(cournil 84)
As luzes de ignição (bateria, pressão de óleo,e nivel do gasóleo não acendem/nem dão sinal. Apliquei um novo canhão de ignição e ficou tudo na mesma. as luzes dos quadrantes acendem bem quando se ligam os minimos. Não vejo nenhum fusivel queimado.
Alguma sugestão?

2º problema:
O aquecimento das velas é manual e por palpite como nos velhos tractores. Tinha um botão para carregar qua agora foi substituido pela posição de rodar a chave de ignição para o lado esquerdo e aguardar (por palpite) o tempo necessário!
Ora acontece que durante este processo,o fio encarnado (positivo)aquece bastante. É normal ou há problemas?
Grato por qualquer explicação pois estou farto de esperar por elctricistas que nunca aparecem. (sorte deles que vão passar ao lado da crise!!! )

«Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão.»
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Boas

Já vistes a as luzes?
Chega lá corrente ?
Deves ter uma ligação entre o canhão e as luzes, que tem corrente quando a ignição está na posição "on"


no cornil penso que deve haver uma resistência do lado esquerdo da chave que está tapado por uma pequena grelha e que ao aquecer ilumina-se
Quando brilha está no ponto .
O teu não tem?
O fio não devia aquecer, devia ser substituído por outro maior secção.



Nuno Abreu


(...) Hoje
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Miguel Torga
 

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O problema é que não há mais nenhum fio para ligar! No anterior canhão tudo funcionava até que berrou!Não admira pois apenas quando o removi verifiquei que tudo estava seguro com fio de pesca e fita isoladora.

Não tem a dita resistência. Provavelmente existia no local onde aplicaram o tal botão que agora removi. A ver se arranjo uma. Talvez a resistência evite o aquecimento do fio já que este me parece o de origem. (entra nas cablagens)

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Bem
Se o motor trabalha então é porque sai corrente do canhão para a B.Inject. portanto se verificares deve haver um fio que vai em paralelo que vai para o painel de instrumentos.
Só testando para ver se tem corrente. mas salvo erro o canhão tem duas saídas independentes. um para o motor (B.Inject.) e outro para acessorios. POde ser o canhão que não está dando passagem para esta ligação.
Só testando mesmo.

Quando ao 2º ponto , se bem me lembro a resistência é em série com as velas, portanto se foi eliminado então está a passar muita corrente este vai acabar por derreter os fios e eventualmente queimar as velas.
portanto mete uma resistência ou adapta uma caixa temporizadora como nos alter.

Um abraço

Nuno Abreu


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Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
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Boas Companheiro

Como aqui já foi dito, sublinho o seguinte:

1.º Problema
Do canhão tem que haver uma saída que alimenta o painel de instrumentos.
A falta de tensão está na origem deste problema.
Se tudo funcionava com o canhão antigo, agora com o canhão novo tens que ter um fio desligado ou mal ligado.
A iluminação do painel de instrumentos funciona sem comando de chave, bastanto para isso ligar os minimos e portanto está ok.

2.º Problema
O tempo de espera para aquecimento das velas nunca foi por palpite mas sim controlado pela incandescência de uma resistência que está inserida em série com o circuito das velas.
Esta resistência é visivel, tem uma cobertura em formato de "tampa de saleiro" e tem dupla função como bem diz o Nuno.
Ela permite uma queda de tensão de cerca de 1V para que as velas fiquem com cerca de 11V, evitando assim o seu sobreaquecimento e envelhecimento prematuro.
A resistência permite também saber quando se deve dar ao arranque. O tempo que demora para ficar incandescente é sensivelmente o mesmo que as velas precisam para ficarem também incandescentes.
O aquecimento das velas é muito importante para o perfeito arranque do motor a frio e por isso jamais poderia ser por palpite.
Segue o conselho do Nuno.
Já que tens o sistema de aquecimento incompleto (falta de resistência) opta por colocar um temporizador (não é caro) e ficas logo com o assunto resolvido.
O fio vermelho está a aquecer justamente pela falta da resistência e assim as velas vão durar muito menos do que deveriam.
Fala com um electricista profissional e que precise de trabalhar que ele instala o temporizador de aquecimento com um sinalizador luminoso e ficas com o problema resolvido.

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

 

Brummble

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Obrigado pelas informações. Consegui dar com o gato da falta de ligação da luz de ignição, marcador de depósito etç.. Era um fusivel isolado (*##"@»") apesar de aparentemente estar ok!!!!
Quanto ao resto vou tentar arranjar o tal temporizador ou a resistência.

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Brummble

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Informação:
1º--Fui ver do preço da dita resistência e achei uma casa que tinha (bosh). Preço: !!!! 70 euros + iva. !!!
2º--Apliquei um temporizador de uma trafic mas o resultado foi insuficiente. Aquilo desliga-se sem dar o tempo necessário ao aquecimento das velas, apesar de na trafic ser uma maravilha. por outro lado o fio aquece na mesma pois a secção é inferior ao da trafic.
3º-- Procurei uma resistência dos pequenos tractores Kubota, mas custa 47 euros mais iva, além de ser preciso abrir dois furos mais para aparafusar a dita.
Acho que vou aguardar até gastar os tais 70 + iva!! ou achar uma já que me disseram que as 404 pick up tb usavam disso.



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