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Calibrar sim ou nao...

Caveira

UMMzito
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25 Ago 2006
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Boas malta tudo em forma???
Ando com uma questao a colocar aqui algum tempo:) ( e visto que ainda nao encontrei nada do genero ), para quem tem penus de monte compensa ou nao calibrar as rodas???
Tenho montados na maquina uns insa,:p espetaculares , e quando os meti como fazia ja parte do preço tambem me os calibraram nice fix:D:D:D rodinhas calibradas, so que tenho notado que ao fazer algum monte os 'pesos' se vao soltando ou acomulando lama entre si e a jante:angry::angry::angry: o que nao e la muito benefico (digo eu:D).
A minha questao e... ja que tambem uso a maquina para me deslocar diariamente, compensa (ou nao) voltar a calibrar ???
Ou alguns de voz que anda so com as maquinas no monte compensara calibrar??

cUMMprimentos hc
 

stretx

UMM
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31 Mar 2006
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boas
ma minha openiao nao e necesari calibrar visto que raramente passo dos 80, 90 km\s e muito menos os 120 :D (velocidades de oscilaçoes)
no meu caso como tenho Fedima Extreme ,pesados pa burro e recauxotados,primeiro que o gajo calibrasdse aquilo ia umas boas gramas de chumbo agarrado a jante:cool:...
axo que nao vale a pena, a nao ser que se utilize so para andar na estrada...
na minha openiao

Paulo Alves
 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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Tal como penso... nunca calibrei os meus pneus. Para andar no TT, qualquer pancada nas jantes de ferro, descalibram logo.
E um pequeno reparo... os Fedima Extreme são reconstruídos e não recauchutados, certo?
 

Caveira

UMMzito
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25 Ago 2006
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Resumindo para quem usa a maquina muito em estrada ate nao e desapropriado de todo a equilibragem das rodas :D:D:D agora que usa e gosta de abusar no mato , n e uma prioridade visto que as pancadas ( farem faltar os pesos) e a lama acomulada desiquilibrar as rodas :D:D:D.
Visto que no meu caso tambem uso pneus reconstruidos :) e ja so tenho metade ( ou nem isso) do que tinha posso me entreter a tirar o resto da proxima vez que o for lavar , ou entao deixar que a mae natureza faça a sua selaçao natural:D:D:D
Um muito obrigado a todos pelas respostas , e que de facto ja tinha ouvido as duas verçoes , e pronto um individuo fica na duvida:cool:.

cUMMprimentos hc
 
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8 Jun 2006
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"Calibrar, ou não calibrar eis a questão!"

Amigo Caveira:

Vai-se calibrar e depois descalibra porque se fez TT. Porquê tomar banho, se perdemos sempre um pouco de pele e ainda por cima, depois nos vamos sujar?:D

Calibrar? "Sempre !"

Poupa: pneus, rotulas de direcção, caixa de direcção, rolamentos, sinoblocos/molas, comodidade, segurança etc. Os efeitos nefastos de um pneu descalibrado não se faz sentir a partir dos 80km/h, faz-se sempre, sendo apenas notado pelo conductor, cerca dessa velocidade. Agora avalie as forças geradas por um pneu nessas condições para fazer estremeçer uma carroceria...

Se os pneus forem de tal forma/estado que torne dificil/impossivel a sua calibração, deve-se é mudar de pneus e não no hábito da sua calibragem. Pneus com essas caracteristicas devem estar em pó à espera de serem incluidos em alcatrão para a construção civil:angry:.

UMM abraço

João
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
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em relação ao desgaste dos componentes... o João tem toda a razão.
Realmente n se sente mas o desgaste está a ser provocado nas peças.
 

Caveira

UMMzito
Registo
25 Ago 2006
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Portugal
Humm...
Vistas as coisas por esse prisma , de facto como eu, muitos de vos devem de circular com as maquinas todos os dias , e quantas menos folgas tivermos melhor:D e calibrando as rodas pelo menos esta-se a prevenir um prematuro desgaste dos componentes a longo prazo.
Porque e uma coisa que tenho notado se andasse com a maquina so de vez em quando , nao tinha dado nem por metade dos problemas que ja foram resolvidos ou por outro lado deixava andar ou nem andava de UMM ate estar tudo bem ( com o seu tempo) ; isto e realmente noto que circulando todos os dias e para todo o lado ( TT ou nao) que o desgas-te dos componentes se faz sentir mais notoriamente.
Defacto João essa analogia... "Porquê tomar banho, se perdemos sempre um pouco de pele e ainda por cima, depois nos vamos sujar?"... da que pensar rsrsr:D:D:D
Sendo assim e aprendendo comvosco uma 'calibradelazinha' (isto soa estranho):D nunca e demais rsrsrs , o ideal seria uns pneus novos e bem calibradinhos com o respetcivo alinhamento da direcçao .
Da proxima que for limpar a maquina vou marcar uma ida a casita dos pneus :cool: ja que me faltam pessos em quase todas as rodas rsrsrs
Teclando mais a serio e por isso que adoro frequentar este forum embora nem sempre escreva:D temos sempre boa disposiçao e alguem para nos escalrecer:D:D:D

cUMMprimentos Hugo Caiado

 
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