• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Calibrar sim ou nao...

Caveira

UMMzito
Registo
25 Ago 2006
Boas malta tudo em forma???
Ando com uma questao a colocar aqui algum tempo:) ( e visto que ainda nao encontrei nada do genero ), para quem tem penus de monte compensa ou nao calibrar as rodas???
Tenho montados na maquina uns insa,:p espetaculares , e quando os meti como fazia ja parte do preço tambem me os calibraram nice fix:D:D:D rodinhas calibradas, so que tenho notado que ao fazer algum monte os 'pesos' se vao soltando ou acomulando lama entre si e a jante:angry::angry::angry: o que nao e la muito benefico (digo eu:D).
A minha questao e... ja que tambem uso a maquina para me deslocar diariamente, compensa (ou nao) voltar a calibrar ???
Ou alguns de voz que anda so com as maquinas no monte compensara calibrar??

cUMMprimentos hc

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
boas
ma minha openiao nao e necesari calibrar visto que raramente passo dos 80, 90 km\s e muito menos os 120 :D (velocidades de oscilaçoes)
no meu caso como tenho Fedima Extreme ,pesados pa burro e recauxotados,primeiro que o gajo calibrasdse aquilo ia umas boas gramas de chumbo agarrado a jante:cool:...
axo que nao vale a pena, a nao ser que se utilize so para andar na estrada...
na minha openiao

Paulo Alves

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Tal como penso... nunca calibrei os meus pneus. Para andar no TT, qualquer pancada nas jantes de ferro, descalibram logo.
E um pequeno reparo... os Fedima Extreme são reconstruídos e não recauchutados, certo?

Caveira

UMMzito
Registo
25 Ago 2006
Resumindo para quem usa a maquina muito em estrada ate nao e desapropriado de todo a equilibragem das rodas :D:D:D agora que usa e gosta de abusar no mato , n e uma prioridade visto que as pancadas ( farem faltar os pesos) e a lama acomulada desiquilibrar as rodas :D:D:D.
Visto que no meu caso tambem uso pneus reconstruidos :) e ja so tenho metade ( ou nem isso) do que tinha posso me entreter a tirar o resto da proxima vez que o for lavar , ou entao deixar que a mae natureza faça a sua selaçao natural:D:D:D
Um muito obrigado a todos pelas respostas , e que de facto ja tinha ouvido as duas verçoes , e pronto um individuo fica na duvida:cool:.

cUMMprimentos hc

Registo
8 Jun 2006
"Calibrar, ou não calibrar eis a questão!"

Amigo Caveira:

Vai-se calibrar e depois descalibra porque se fez TT. Porquê tomar banho, se perdemos sempre um pouco de pele e ainda por cima, depois nos vamos sujar?:D

Calibrar? "Sempre !"

Poupa: pneus, rotulas de direcção, caixa de direcção, rolamentos, sinoblocos/molas, comodidade, segurança etc. Os efeitos nefastos de um pneu descalibrado não se faz sentir a partir dos 80km/h, faz-se sempre, sendo apenas notado pelo conductor, cerca dessa velocidade. Agora avalie as forças geradas por um pneu nessas condições para fazer estremeçer uma carroceria...

Se os pneus forem de tal forma/estado que torne dificil/impossivel a sua calibração, deve-se é mudar de pneus e não no hábito da sua calibragem. Pneus com essas caracteristicas devem estar em pó à espera de serem incluidos em alcatrão para a construção civil:angry:.

UMM abraço

João

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
em relação ao desgaste dos componentes... o João tem toda a razão.
Realmente n se sente mas o desgaste está a ser provocado nas peças.

Caveira

UMMzito
Registo
25 Ago 2006
Humm...
Vistas as coisas por esse prisma , de facto como eu, muitos de vos devem de circular com as maquinas todos os dias , e quantas menos folgas tivermos melhor:D e calibrando as rodas pelo menos esta-se a prevenir um prematuro desgaste dos componentes a longo prazo.
Porque e uma coisa que tenho notado se andasse com a maquina so de vez em quando , nao tinha dado nem por metade dos problemas que ja foram resolvidos ou por outro lado deixava andar ou nem andava de UMM ate estar tudo bem ( com o seu tempo) ; isto e realmente noto que circulando todos os dias e para todo o lado ( TT ou nao) que o desgas-te dos componentes se faz sentir mais notoriamente.
Defacto João essa analogia... "Porquê tomar banho, se perdemos sempre um pouco de pele e ainda por cima, depois nos vamos sujar?"... da que pensar rsrsr:D:D:D
Sendo assim e aprendendo comvosco uma 'calibradelazinha' (isto soa estranho):D nunca e demais rsrsrs , o ideal seria uns pneus novos e bem calibradinhos com o respetcivo alinhamento da direcçao .
Da proxima que for limpar a maquina vou marcar uma ida a casita dos pneus :cool: ja que me faltam pessos em quase todas as rodas rsrsrs
Teclando mais a serio e por isso que adoro frequentar este forum embora nem sempre escreva:D temos sempre boa disposiçao e alguem para nos escalrecer:D:D:D

cUMMprimentos Hugo Caiado

Top Inferior