• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Calculo Média consumo

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Amigos,

estou com umas duvidas relativamente ao calculo da média de consumo. por norma costumo usar uma regra de 3 simples, ou seja, atesto o carro, ponho o contador parcial a 0 e ando x km's. depois atesto e apuro os litros que precisei para fazer x km's e é aqui que calculo com base na regra de 3 simples: para x km's gastei y litros, para 100 km vou gastar z (sendo z a média final)...

Este processo é o mais correcto?

Cumprimentos

UMM Alter turbo
Alfa 156 1.9 JTD
Kawasaki ZZR 600
Yamaha XT 350
Yamaha Big Bear 4x4
Honda Dominator 650
Mobilete Peugeot 103
Renault 5 GT Turbo (a soro)

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Levas o depósito quase ao fim e atestas. Colocas os parciais a 0. Gastas o combustivel quase até ao fim e atestas de novo. Divides os litros por uma centésima parte dos km e obténs a tua média.

Por exemplo. Fizeste 450km e atestaste 43L. Divides 43 por 4.5 e obtens a média por 100km. Neste caso seria 9.55L.

É assim que eu faço sempre.

Para obteres os valores o mais correcto possivel deves esvaziar e encher o depósito o mais possivel, quase até verter.

Deves verificar se o teu ódometro tem erros de leitura (nos meus andam pelos 3 a 5%). Podes recorrer a um gps ou a outro veículo que saibas estar bem calibrado.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Obrigado Aldeia.

para os valores que me indicaste fiz a regra de 3 simples e obtive o mesmo valor: 9,5555. Então o meu raciocinio está correcto.

relativamente ao facto de gastar o combustível quase até ao fim, obviamente que os resultados são muito mais precisos nesse sentido, temos mais "matéria" para apurar..

Abraço

UMM Alter turbo
Alfa 156 1.9 JTD
Kawasaki ZZR 600
Yamaha XT 350
Yamaha Big Bear 4x4
Honda Dominator 650
Mobilete Peugeot 103
Renault 5 GT Turbo (a soro)

Top Inferior