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caixa UGO de 4 - mudar pra 5 ou Overdrive?

Hjcanema

UMMzito
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7 Jun 2010
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Boas Malta,

Quero mais um pouco de velocidade (ou pelo menos menos altas rotações) no meu bicho

o meu Cournil de 81 tem um caixa de velocidades de 4 de ferro UGO.

Após muito cuscuvilhar aqui no forumm apercebi me que colocar uma caixa de 5 é ou muito dispendioso ou muito complicado pra quem não sabe.

Pelo que estou inclinado a procurar uma Overdrive

Mas até agora ainda não vi aí nenhum membro do forumm que tenha montado uma overdrive numa caixa UGO

Alguém já fez? É mais complicado que nas caixas ZF? ou é melhor ponderar uma caixa de 5 velocidades?

desde já obrigado



HJCAnema

 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas!

eu nunca poria nesse UMM uma caixa de 5.

Ela esta fabuloso assim.

Opta sim por um overdrive.

cUMMps

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Aldeia

Administrator
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31 Jul 2006
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Concordo com o Mauro. Mas não tenho a certeza de existirem overdrives para as caixas UGO.

Sinceramente deixava estar como está, sob pena de estares a descaracterizar e desvalorizar o UMM. E como o teu há poucos.

Podes colocar uns pneus maiores, sempre podes ganhar alguma velocidade.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

Abreu

UMM
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25 Mai 2009
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Podes também ponderar colocar as relações do turbo, mais longas, nos diferenciais. O meu alter 1 com caixa de 4 tem essa solução e parece-me um compromisso bastante interessante.


cUMMprimentos;
 
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11 Jun 2008
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o meu tambem é alter 1 e tambem ja vinha com relaçao longa nos diferenciais, contudo, vou em 4ª nele, e a partir de 80km/h, o motor ja vai a gritar muito alto... a alta rotaçao, nao tenho overdrive, mas nao sei se faria muita diferença.. quem o tiver que se pronuncie!
a soluçao parece-me mesmo trocar de caixa, ou andares com mais calma!
eu optei pela 2 opçao que disse, poupas combustivel, poupas o motor, o jipe todo, o unico inconveniente é que gastas + tempo, mas a relaçao custo/beneficio compensa na minha opiniao!

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Hjcanema

UMMzito
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7 Jun 2010
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o!

Boas Malta,

Obrigado pelas dicas...

De facto Pneus maiores parece me uma boa ideia... sabem quantos KM/H consigo ganhar com isso (sei que depende do tamanho dos pneus, é certo, mas mais ou menos :p)

Relativamente às relações longas nos diferencias... como se faz isso?

Expliquem me como se eu fosse um Nabo em mecânica (que é o que eu sou hehehe)

Obrigado


HJCAnema

 
Registo
11 Jun 2008
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de mecanica tambem apenas sei o que vou aprendendo por aqui, trocar as relações, é trocar o grupo conico, que é a roda de coroa, e o pinhao que a faz andar, nao sou a pessoa mais indicada pra te explicar isso, mas basicamente, é trocar 2 peças em cada eixo, mas que requerem afinaçao (conhecimento mecanico) um pouquinho trabalhoso, mas simples!
mas os pneus maiores sao ainda mais simples, tens o senao de o jipe ficar mais lento a atingir velocidade! que velocidade extra ganhas? nao sei, mas no meu caso, andei com 235-85/16, e agora ando com 235-75/15 (troquei para jante 15"), e o jipe parece um pouquinho mais rapido a atingir uma certa velocidade, mas penso que perdi talvez uns 10km/h de velocidade de ponta, mais ou menos!
como te disse anteriormente, faças o que fizeres, sem trocares de caixa, nao me parece que sintas muita diferença, os UMM´s sao lentos por natureza (mas muito duros:D)
trocar de caixa, parece-me ser bastante trabalhoso (desde o angulo do motor ser diferente, aos apoios da caixa, aos veios de transmissao), e gastas uns €, nao te quero desanimar, é apenas a minha opiniao!
qualquer que seja a tua decisao, força com ela! e vai pondo fotos do teu lindo cournil, que é o que gostamos!!:)

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Hjcanema

UMMzito
Registo
7 Jun 2010
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Pois, de momento tenho no Cournil uns Seiça Sati 205 R16, mas não diz a altura do pneu... alguém sabe?

de qualquer maneira, a jante que tenho agora, dá pra um pneu mais largo? tipo 235? ou é muito?

HJCAnema

 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
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Boas!

Acho e que compraste o carro errado para ti hehehe... deverias ter comprado um cournil porreiro de chapa e sem mecanica e metias uma caixa de 5, motor turbo, relaçoes longas.

Ficavas com um Cournil AlterAdo ehehehhe

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

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Hjcanema

UMMzito
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7 Jun 2010
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quote:Originally posted by show_time

Boas!

Acho e que compraste o carro errado para ti hehehe... deverias ter comprado um cournil porreiro de chapa e sem mecanica e metias uma caixa de 5, motor turbo, relaçoes longas.

Ficavas com um Cournil AlterAdo ehehehhe

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984



Não comprei não... O maior uso que lhe dou é olhar pra ele... e pra isso o meu é o melhor que já vi... heehhe

penso que por enquanto vou deixar assim tudo como está...

talvez lhe meta uns 7.50 R16 (deve aumentar uns 5/7 KM/h... ou menos rotações a 80Km/h)...



HJCAnema

 

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
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7 Set 2007
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Boas Companheiro

Se queres um conselho de quem faz uns largos km por ano de Cournil é este: não mexas em nada!!!

Os pneus 7.50R16 são demasiado altos para o Cournil de origem, no máximo 7.00R16.
O que podes ganhar em velocidade (quase nada) perdes seguramente em potência na subida.
Se optares por pneus reconstruidos, o peso cresce exponencialmente de 6.50R16 até 7.50R16.
Tenho um conjunto de jantes com 7.00R16 (Fedima) e não volto a repetir tal asneira.
Actualmente estou a rolar com 205R16 e o Cournil tem um comportamento totalmente diferente para melhor.

Para mim o grande prazer de viagem no Cournil não é certamente o tempo que demoro a chegar ao destino (lento), mas sim chegar (até ao momento nunca fiquei apeado) e desfrutar integralmente a viagem.
No último aniversário do Clube (Penafirme), saí de Aveiro por volta da meia noite e cheguei ao destino já passava das 4:00h da manhã.
Foi uma viagem debaixo de chuva e demorada (sozinho) mas que me deu um enorme prazer.

Penso que o conceito de Cournil é este.. ;)

cUMMprimenTTos

M Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

 

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
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Portugal - Figueira da Foz
Caro amigo João

Neste momento tenho no Cournil uns Império 205R16 (piso extreme) que comprei aqui no Forumm.
Comprei para fazer um período de transição entre os que tinha nas lonas (Fedima Máxima SAT) e os Insa Turbo Dakar que encomendei (estavam esgotados na altura).
Estou tão satisfeito com os Império (muito leves) que vou andar com eles até se gastarem e só depois monto os novos.
Pela experiência que estou a ter, recomendo os pneus reconstruidos Império.

Temos o mesmo perfil de viagem a bordo de um UMM :)

cUMMprimenTTos

M Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

 

JummP

UMM
Registo
9 Jan 2007
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Portugal
o espirito deve ser mesmo esse ao volante de um UMM
devagar, devagarinho e usufrir da viagem da paisagem e da companhia
sem stress


 
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