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Caixa de velocidades

ZePill

UMM
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19 Abr 2007
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Boas

Ora bem, eu vou tentar explicar-me o melhor que sei (amanha tento meter fotos) mas se não me estiver a fazer entender façam o favor de me corrigir :D

Estando isto dito, o que se passa e que tou a ficar sem mudanças, eu desde que comprei o MM que sempre tive uma grande folga na caixa, apesar de todas as mudanças entrarem perfeitamente bem, depois de se encontrar o sitio e de habituar a distinguir quando e que a mudança tava engrenada ou não porque pela posição dançante da manete era complicado.

O que se foi passando foi que essa folga foi aumentado e onde notei mais isso foi que a 3ª deslocou-se bastante para o pé da 5ª, mas tirando isso, sempre a entrarem bem e não saltarem.

No domingo fiquei sem mudanças quando ia a mudar de mudança, depois de algumas habilidades acabei por conseguir remendar a situação com algum amor carinho e muito arame de frenar.

Agora a minha questão é, o que posso fazer para remendar isto? Enquanto me pode ficar a brincadeira? Será preciso abrir a caixa de velocidades?

O que se passou foi que os tirantes que ligam a manete das velocidades a respectiva caixa estão a saltar dos casquilhos, o que fiz foi frena-los de forma a impedir que saltem mas permitindo movimento na mesma, isto tem mantido o carro a andar sem problemas e ate tirou a dança frenética da manete quando esta engrenada, se bem que se lhe mexer continua com a folga estúpida. Quero arranjar isto como é obvio e não tendo o knowhow nem sitio para o fazer vou falar como meu mecânico, as gostava de falar com ele com os trabalhos de casa feitos e com uma ideia do que se podera fazer. Quero acreditar que simplesmente tirando a folga o problema cessa porque a ideia que passa e que como a folga e enorme, obviamente força as mudanças a entrar numa posição que não sendo a dela leva os casquilhos ate ao limite e fá-los saltar. Agora como se retira essa folga? Presumo que não sera so apertar um ou dois parafusos...

Amanha tento meter fotos porque sei que podera ser difícil entender-me :p mas se alguém quiser arriscar uma opinião eu ia ficar muito agradecido :)

Obrigado

 

stretx

UMM
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31 Mar 2006
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boas como vai isso amigo Ze?;)
axo que a soluçao para isso e facil e relativamente barata
da-me ideia que se substituires as rotulas o cinobloco da manete e afinares fica como novo.
boa sorte
abraço

Paulo Alves
 

Marques

UMMzito
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16 Fev 2007
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Boas,

à pouco tempo aconteceu-me o mesmo e resolvi pondo novo esse tirante que saltou devido a estar desgastado, não quero mentir mas penso que me custou á volta dos 10€




Um abraço
Ricardo Marques
 

ZePill

UMM
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19 Abr 2007
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Marques isso é o que eu penso mas.. trocando so o tirante se nao eliminar a folga em vez de ele me durar vamos supor 10 anos dura 2 porque o esforço que ele faz na posiçao que as mudanças tao a entrar é mesmo grande :S

ja agora, esses tirantes da para arranjar de outro carro qualquer? ou tem de ser material "UMM"? Nao ha uns genericos para isso? :p

Pois Ganda paulo isso e o que eu espero que seja lol e que nao tava muito nem numa de gastar uma fortuna nem de ter de andar deitado debaixo do carro na auto estrada outra vez lol
 

Samuel

UMM
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28 Mar 2006
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Olá
Acho que foi o mario que resolveu esse problema com varão roscado.
Os tirantes são especificos da 505.

UMM abraço
Samuel Sousa

 
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26 Out 2007
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Ola

Olha tinha o mesmo problema na minha caixa e meti aqulas peças acho que se chama olhais nas pontas roscadas e ficou bom mas cada caso e um caso as peças ficara-me a volta de 13,00 cada acho que leva 4 e so fazeres as contas senao mete umas braçadeiras de serrilha a volta das peças a apanhar para nao saltar fora e resolves o problema por algum tempo mas pouco
Pedro Marques
 

ZePill

UMM
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19 Abr 2007
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******* a foto que mostras mostra bem o meu problema, se bem que o que me salta naquela vista sera a ponta do tirante do lado esquerdo, e mais acima outro tirante que segundo entendi me faz perder a 3ª, 4ª, 5ª (a MA nao tentei), porque quando esse de cima saltou ainda fiquei com as primeiras duas. Seja como for posso sempre fazer qualquer coisa semelhante nos dois tirantes.

No entanto simplesmente fazendo aquilo ficaste sem folga na caixa? :S com os arames resolvi a folga quando a mudança ta engatada, quer dizer.. ja nao dança se bem que se lhe mexer ainda tenho um bom grau de liberdade, com ela desengatada continua com alta folga e com as mudanças a entrar com um espaçamento estupido entre elas. o que posso afinar para as meter numa forma de H como diz a teoria e sem folga depois de metida? ou simplesmente os UMM´s sao caprichosos e nao alinham nisso? lol
 
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