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caixa de velocidades - peugeot

fpedrotn

UMM
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29 Out 2007
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bem...é o seguinte:
fiz um "search" aqui no forumm e não encontrei nenhuma informação acerca do assunto......caixa de velocidades peugeot 505...e isto porque acho que o "miolo" serve nas nossas caixas...com uma ligiera alteração!

as relações devem ficar um pouco diferentes....mas... já alguém fez?!
aprova? ou..nem sequer verdade é!!??

Alter II de 92.... uma máquina toda da pinta!!!
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Do pouco que me lembro ter lido por cá, dava para pôr, mas é menos resistente. Foi a ideia com que fiquei. O melhor será esperar por palavras mais sábias.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

filipeumm

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29 Mar 2006
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Tambem estou prestes a fazer isso,já tenho lá uma caixa de uma 505 a jeito,pelo que já vi temos de trocar a coloche e a parte de trás onde vai encaixar na caixa de transferencias,só ainda desmontei a da 505 e é possivel que se tenha de trocar umas peças da caixa do UMM para a da Peugeot,nomeadamente um carreto que na peugeot é para ligar a bicha de conta kilometros e possivelmente uma parte do selector das mudanças,mas está acessivel nessa parte de trás que será removida.
A ver se para a semana que vem ou para a outra começo nisso e tiro umas fotos do processo.
 

gordinho

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16 Jan 2008
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caros amigos!
também gosto de ajudar quando eu sei.
a respeito da caixa do 505 dar para o UMM, é verdade, sei um que é meu vizinho, adaptou na parte de trás uma falange no torneiro e ligou à routoura e ta um espectaculo.
não sei que tipo de falange é... mas sei que o carro anda!!

gordinho
 

filipeumm

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Gordinho,nós estamos a falar da caixa de 5 de aluminio montada na caixa de transferencias de aluminio.Não será preciso inventar muito...possivelmente o teu vizinho tinha uma caixa de ferro...
 

nunumm

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30 Mar 2006
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A ligação com o motor tb n é a mesma... o ideal é arranjar uma caixa exterior de uma de 5 da UMM e colocar o miolo da caixa de 5 da Peugeot.
 

fpedrotn

UMM
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29 Out 2007
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pois...o que me disseram era que o miolo da caixa era igual..ou semelhante...ou seja, que podia abrir a minha, e trocar o miolo!

pensei eu: bom demais para ser verdade!!:D
mas se calhar é mesmo!!

é que a minha caixa faz uns sons um pouco esquisitos na 4ª, e eu ando a averiguar!
assim arranjava uma duma 505..e caso fosse necessário..estava servido!!

Alter II de 92.... uma máquina toda da pinta!!!
 

filipeumm

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Deixa-me adivinhar,barulhos em 4ª,a 5ª arranha ao entrar e a 3ª nunca "está no mesmo sitio"...:blush:
 

fpedrotn

UMM
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nah.......o meu tem uma tara diferente!!
é só na 4ª... e é do género.... Brooom...bromm...brommm...
proporcionalmente a rotação!!
meto 5ª desaparece...3ª tembém nada...

Alter II de 92.... uma máquina toda da pinta!!!
 

ZePill

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19 Abr 2007
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Oh filipe deixei-te mesmo preocupado com a conversa do outro dia nao? ahah

Segundo entendi com o "pequeno" acidente que tive com a minha caixa alem dessa caixa normal da 505 ha ainda uma um pouco diferente tambem da 505, uma V8? Não me recordo se será mesmo esta a designação, mas se nao me falha a memória foi o que me falaram quando me perguntaram qual preferia. Esta V8 é igual a outra mas um pouco mais resistente, basicamente mais "ferro" pelo mesmo preço :p são é um pouco mais dificeis de arranjar mas a quem se quiser dar ao trabalho de fazer os trabalhos de casa... o meu mecânico falou-me de UMM´s com caixas dessas lá metidas.
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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fpedrotn

Não quero mentir, mas iria jurar que "esses sons já se ouviram" cá no forUMM! Salvo erro, o Aldeia relatou um situação semelhante na UMMáquina dele.

Acho que não perdes em falar com ele.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

Aldeia

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quote:Originally posted by alex

fpedrotn

Não quero mentir, mas iria jurar que "esses sons já se ouviram" cá no forUMM! Salvo erro, o Aldeia relatou um situação semelhante na UMMáquina dele.

Acho que não perdes em falar com ele.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira


Exactamente!:D

Vê mas é as cruzetas da transmissão trazeira!

No meu caso era a cruzeta junto ao diferencial que estava completamente fod***, até já tinha desgaste e tudo.

Na dúvida muda as duas, gastas 50€ e perdes uma tarde. Não é dificil de fazer embora possivelmente tenhas que dar umas porradas na transmissão para tirar a cruzeta velha (se tiveres acesso a uma prensa é o ideal).

NAO MUDES AS CRUZETAS SEM DESMONTAR A TRANSMISSAO! Esse trabalho é feito em bancada.

A montagem é quase intuitiva mas também já existe por cá informação sobre o melhor método para trocar as cruzetas.

Boa sorte e guarda a caixa!:D

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?



 

Aldeia

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Já agora aqui tens o tal tópico

https://for-umm.pt/oldthreads/2754

UMM abraçUMM

j.aldeia

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filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Já pus mãos á obra e tenho más noticias,pelo menos para mim:blush:tenho mesmo a caixa f...lixada

Uma foto com a caixa do UMM lado a lado com a da Peugeot 505,e as difrenças são algumas...



O que eu pensava que era só trocar é a parte que está assinalada com o rectangulo vermelho e o carreto que está assinalado com a seta vermelha.O carreto é diferente,é mais pequeno no UMM logo dava uma 5ª mais longa,até aqui tinha esperança:clown:mas depois a parte que esta assinalada com o rectangulo vermelho tambem não encaixa na caixa peugeot:disappointed_relieved:
Como o que tenho estragado na minha caixa esta dentro do rectangulo vermelho(2 rolamentos traseiros já com falta de roletes e o carreto da 5ª sem 1 dente:astonished:)imagino como deve estar o resto da caixa por dentro...mesmo que quisesse das 2 fazer 1 não tenho as peças todas...
E depois de olhar bem para as 2 caixas nem as fundições são iguais,não quer dizer que não haja possibilidade de trocar o que está assinalado com o rectangulo verde.
Pode ser que amanha ou depois me dê ao trabalho de desmontar mais da peugeot para ver exctamente o que dá para aproveitar para o UMM...
 

ZePill

UMM
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pois filipe foi o que falamos da ultima vez, eu experimentei 3 caixas ate encontrar uma que desse... incrivelmente eram as 3 diferentes :S mas se a 5ª ta assim ve la a 3ª e mete ai umas fotos que isso é que deve tar um belo espectáculo eheh tenho pena de nao ter tirado fotos a minha :p
 
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8 Jun 2006
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Ao tópico

Ora aqui está um tema muito interessante, bem concreto e "aka";) útil. Se me permitem a opinião, tirem montes de fotos, medidas, relações de distância, números dos dentes dos carretos, se forem diferentes, a sua função e ponham o máximo de info. que puderem no ForUMM.

Tenham um bom trabalho, parabéns.

UMM abraço
João

PS. Nunca esperem uma ausência de zoada (mesmo leve que seja) ao trocar:angry: peças que já trabalharam numa caixa (ou diferencial:dizzy_face:). Como os nossos carros são barulhentos isso talvez não se note muito, mas... Tudo vai depender dos desgastes , mesmo mínimos, já existentes e das "camas" que entretanto foram criadas.

Existem diversos truques para mininizar isso. Uns caros, necessitando de intervenção fora do nosso (pelo menos do meu) alcançe, outros mais práticos. Um dos mais práticos é a passagem com lixa de água e petróleo por todos(n) os dentes que estarão agora pela primeira vez em contacto (nos carretos que vamos aproveitar da caixa que desmontámos para aproveitar/retirar peças e nos carretos da nossa caixa original que está a ser reparada e cujos carretos vão entrar em contacto com os tais "novos/usados"). A ideia é apenas tirar o polimento às faces brilhantes dos dentes (não é tirar notóriamente ou em quantidade material dessas engrenagens). Não é preciso dizerem:angry:, já sei:devilish:, é um trabalho muito chato e deixa os dedos todos fo£§@€s.

Outra é ter os carretos da "nossa" caixa e os da caixa dadora, umas horas, às voltas num recepiente com areia. A utilização da abrasão industrial por projecção de areia/ou similares é demasiadamente violento e desgastante em demasia. A utilização de outros abrasivos é cara.

Outra coisa em ter em conta ao trocar peças de caixas é o "calo" existente nas peças (especialmente nos desgastes por deslizamento em veios, carretes etc.) e ver bem da sua compatibilidade na sua nova "casa", nesse seu novo "local de trabalho".

Tenham muita atenção que peças que juramos a pés juntos serem iguais, podem não o ser (já me lixei algumas vezes(y)) as medidas/dimensões de cada peça são muitas e os olhos vêm uma coisa e o cérebro outra.

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 
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