• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Caixa de velocidades e perda de oleo

migfig

UMMzito
Registo
15 Nov 2006
Boas. Adquiri hoje o meu primeiro umm.:D Mas Tá com um problema na caixa de velocidades(n). Quando engato a primeira ela faz-me um barulho e o carro parece que da um soluço ao entrar a mudança e com a embriagem a fundo o carro começa a andar.O resto das mudanças custa a entrar só fazendo muita força, e a Mudança de marcha atrás arranha. Já levei ao mecanico mas gostaria de saber por voçes para nao me fazer de burro com o mecanico. entendem?

Cmpts
Miguel

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
isso é a embraiagem que n está a ser desengrenada ate ao fim... está desafinada.
Resta saber se é de cabo, tipo Cournil ou Alter dos primeiros e aí afina-se num instante. É mto fácil, e basta rodar uma porca no cabo para o esticar mais.
Se for das embraiagens mais modernas, já n sei como se afinam.

Registo
8 Jun 2006
Amigo Miguel:

À falta de melhores opiniões, parece-nos que está nitidamente com um problema de embraiagem. Por princípio, quando carrega no pedal, o motor não ficará completamente desacoplado da caixa de velocidades, daí o "arrasto" que sente e a dificuldade em engrenar (principalmente a 1ª e a MA).

A-Se for mecânica (por cabo do pedal à forquilha):

1-Talvez necessite de simples afinação.
2-Poderá o cabo se estar a partir.
3-Talvez o rolamento que existe a servir de suporte a uma alavanca desmultiplicadora (do lado do condutor, junto à travessa que suporta a caixa de velocidades) esteja desfeito.
4-A forquilha que acciona o rolamento de encosto se esteja a partir/deformada/gasta.
5-O disco de emb. poderá estar gasto.
6-O rolamento de encosto poderá estar danificado (terá de fazer barulho quando carrega no pedal).
7-A prensa poderá estar avariada.

(4, 5, 6 e 7 obrigarão a retirar a cx de vel. para proceder à reparação)

B-Se a emb. for de comando hidráulico:

1-O mesmo que em A1
2-Poderá haver ar no circuito (terá que ser sangrado)
3-A bomba central ou o bombito poderão estar avariados
4-O mesmo que em A4
5-O mesmo que em A5
6-O mesmo que em A6

(a obrigatoriedade de retirar a cx. de vel. é a mesma que em "A")

Amigo Miguel, esperamos que seja só afinar, mas. . . :devilish:

Um abraço

João

migfig

UMMzito
Registo
15 Nov 2006
Ola. Obrigado a todos pela ajuda. É uma caixa de 4 velocidades. nao faz barulho ao afundar a embriagem. Eu acho que deve ser afinação.

ao engatar a primeira nao é preciso fazer força, ela engata mas faz um baruho tipo (ploc arranhado mas engata) e o carro parece que soluça quanto as restastes mudanças 2,3 e 4 custa a entrar sobretudo a 2ª e a ré arranha. Quando engatas a primeira e estás com a embriagem no fundo o carro começa a andar como nada fosse.

ps: mais uma coisa acho que sao hidraulicas a embriagem.

Obrigado pela ajuda mais uma vez
cmpts miguel

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Coloca-te debaixo do UMM, do lado do depósito e vê se tens lá os 2 cabos de afinação das caixas mais básicas... Um que vem da frente e prende numa alavanca e outro mais curto que vem dessa alavanca e vai para uma peça que vem de dentro da caixa.
Se for é só afinar um deses cabos para retirar a folga existente.
Se fores de Lisboa podemos combinar e vejo isso...

Registo
8 Jun 2006
Amigo Mário:
Realmente assim é, aquando das primeiras, naturais e previsíveis afinações da distância entre as patilhas da prensa e o rolamento de encosto, motivadas pelo normal desgaste do disco. Mas contráriamente á sua resistencia, o sistema tem limites muito curtos e perversos. :angry::devilish:
Quanto mais se vai aumentando a distancia entre o rolamento de encosto e as patilhas da prensa (dar folga), maior vai sendo o tempo de contacto (superfície de contacto) entre o rolamento e as patilhas/mola/diafragma. Quando se carrega no pedal, maior vai sendo o desgaste (chegando a "comer" as pontas do mecanismo), tanto mais que o rolamento também vai perdendo natural capacidade de resposta rápida, aumentando o seu "momento" de arraste num sistema que não tem, nem tem que ter lubrificação.
Por vezes já se deu tanta folga que o pedal já não alcança o pretendido (afastar a prensa do disco).
Portanto, ao nos referirmos a um desgaste do disco, estamos a ir um pouco mais além. Apenas e só isso.
Em algumas embraiagens clássicas com 3 patilhas (estamos a falar genericamente) excedendo as afinações preconizadas e indo além do previsto, a prensa despressionava o disco e voltava-o a pressionar, quando se carregava no pedal. O mesmo sucede com algumas prensas de diafragma em que o mesmo chega a bater no disco e a arrastá-lo.
Mário, por favor não interprete mal esta tentativa de explicação, pois uma das coisas mais frequentes em mecânica é a detecção da avaria sem ligarmos às suas causas, mais frequente é ainda uma avaria nunca ser filha de uma mãe, mas sim de muitas. :devilish:

Um abraço

João

pumm

UMMzito
Registo
28 Nov 2006
Sendo que tenho o mesmo problema e este se está a agravar de dia para dia e enquanto não descubro o tempo:disappointed_relieved: para mudar de disco, gostaria de saber se existe e onde é que fica a afinação das embraiagens hidráulicas

Visto que recentemente andei a mudar os bombitos também pode ter entrado algum ar para a bomba da embraiagem:blush:.
Também já andei à procura de sangradores e nada.
Se alguém tiver dicas da forma de sangrar a embraiagem tambem agradeço

Não é que seja invejoso; Tenho é falta de tempo:D

Já andei à procura e não encontrei:cool:

Pedro Serpa - BXumm

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Eu fiz assim:

Abri o sangrador da bomba secundaria de embraiagem, deixei correr um bom bocado de Oleo sem nunca deixar o reservatorio chegar ao fim, depois fechei o sangrador. De seguida foi ao pedal da embraiagem e bombei umas 3/4 Vezes. Começas a ver sair o ar pelo copo fazes isto umas quantas vezes e já esta. Duas coisas importantes. O carro tem de estar direito e o copo tem de estar sem a tampa.

UMM abraço
Samuel Sousa

Registo
8 Jun 2006
Amigo Miguel:

Tem que ser um trabalho a dois:astonished:, é a velha regra do "INJECTAAA!!!/CARREGAAAA!!!":D.

UMM dos dois! Fica ao volante o outro(que passa a ser o "chefe"), com roupa de Domingo :astonished:, vai lá para baixo, deitadinho bem junto ao bombito de embraiagem. Não sem antes se certificarem que o reservatório de óleo da dita cuja está cheio de óleo novo e em bom estado , até às "bordas";).

Depois o que está cá em baixo (que já deve ter o fato todo c:angry:g:angry::angry:eek:) e que é o comandante de toda esta operação, grita: "INJECTA". O subalterno, o tal que está tristemente ao volante a fumar um cigarrito, pressiona obedientemente o pedal da embraiagem sucessivamente, deixando o pedal vir a cima totalmente e ir a baixo na mesma medida, sem pressas nem nervosismos.

Após umas 5/6 injectadelas e à ordem do comandante "CARREGAAA!!", o cá de cima deixa o pézinho a carregar o pedal contra a carroçaria. É imperativo que este ajudante não se distraia com quem passa, ou pense no Euromilhões:clown: e vá aleviando o malvado pedal (quando é para carregar, é mesmo e não sai dessa posição!:angry::dizzy_face:).

Nesta altura entra em acção o mandador o "chefe" "Il Duce". Desaperta o sangrador do bombito (que deverá ter um tubo de plástico metido num frasco, para não sujar o fato domingueiro) e deixa sair o óleo que está à pressão, juntamente com as bolhas de ar que eventualmente existirem no circuito. Logo a seguir fecha a purga e grita novamente: "INJECTAAA!!!".

O cá de cima acorda :dizzy_face: e repete-se a operação mais UMMas 2/3 vezes. Enquanto se desenrola este drama, um deles, vai tomando atenção ao nível de óleo do reservatório, que nunca deverá ficar vazio.

O mesmo processo se utiliza para sangrar o sistema hidráulico dos travões, com uma pequena diferença, é que o "servente" pode encontrar o pedal já com alguma pressão. Nesse caso ele já não vai poder carregar até ao fundo nele, bastando para tal que à "ordem" de carregar mantenha essa pressão e acompanhe e mantenha, com o pé, a descida do pedal, quando o "chefe" abrir um dos sangradores.

Outros processos existem, talvez mais expeditos, mas... é este que eu uso. Apesar de ter sido escrito de forma ligeira, estamos a falar de coisas muito sérias (por ex. travões) que convém serem levadas com o maior rigor possível.

Uma das curiosidades desta operação é que com ela estão ligadas expressões, em português, indissociáveis como por exemplo: “tás a carregar?”, “já/tá com pressão?”, “agora nã largues!!”, “agora já tem alguma?”, “f:angry::angry:a-se, gaita! Espirrou-me para o olho(?!)” e finalmente “já me aleijei”!.

UMM abraço

João

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
quote:Originally posted by verdes rádios

Amigo Miguel:

Tem que ser um trabalho a dois:astonished:, é a velha regra do "INJECTAAA!!!/CARREGAAAA!!!":D.

O mesmo processo se utiliza para sangrar o sistema hidráulico dos travões, com uma pequena diferença, é que o "servente" pode encontrar o pedal já com alguma pressão. Nesse caso ele já não vai poder carregar até ao fundo nele, bastando para tal que à "ordem" de carregar mantenha essa pressão e acompanhe e mantenha, com o pé, a descida do pedal, quando o "chefe" abrir um dos sangradores.
UMM abraço

João

Na parte dos travões convem tambem dizer ao "servente"(normalmente é o que não percebe nada daquilo:D:D) que não é preciso fazer tentar chegar o pedal de travões á chapa:D,basta quase só "o peso do pé"

P.S.:João continue com a boa disposição:D;)

Filipe Pinheiro

migfig

UMMzito
Registo
15 Nov 2006
Boas pessoal. Obrigado pelo vosso apoio. entretanto ja fui ao mecanico buscar o umm para experimentar o fim de semana. entretanto fiz um ponto da situação actual.

Ponto da Situação:
1. Estivemos os dois a afinar a embriagem. era um em baixo do umm e o outro sempre a a carregar no pedal da embriagem. Nao está totalmente afinado mas ja anda sem arranhar a nao ser a ré. o mais engraçado é que tenho de dar duas bombadas na embriagem, engatar a segunda e a seguir a primeira sem largar a embriagem e assim ao engatar a primeira ele nao salta e arranha.

2. Detectamos fumo a sair do motor. esta com uma fuga no na saida do motor "colector".

3. De tanto andar ontem o borno da bateria soltou que tive no fim do dia andar de empurrão.

4. detectei hoje 2 pequenas poças de oleo. uma do muito pequena e outra do tamanho de um cd.

resumindo. Vale a pena o esforço
cmpts miguel

Registo
8 Jun 2006
Amigo Miguel:

Se continua a ter que carregar 2 vezes no pedal, a bomba principal ou o bombito devem ter problemas internos (borrachas danificadas/interior picado ou riscado):angry:. Esperemos que não.

Agora para aliviar o tema , "a nao ser a ré" foi a melhor definição que li sobre a marcha atrás dos nossos carros, realmente aquilo parece um petroleiro!

Miguel mande ver a fuga de escape, eventualmente podem estar gases quentes/faúlhas a sair do colector/cabeça ou da falange do colector/tubo de escape e a bater na instalação eléctrica ou em outros sítios (ex. forro isolante/tubos de borracha), para além do barulho!

Se pinga óleo (quase todos pingam:dizzy_face::angry::disappointed_relieved:) tenha cuidado com os níveis, um Cd já é muito óleo:D.

Dê noticias, UMM abraço.

João

migfig

UMMzito
Registo
15 Nov 2006
Boas Pessoal. Estou detectando uma pequena mancha no chao todos os dias. Aqui estao as fotos:

O Meu Bicho.

aqui esta a poça de oleo

aqui é o sitio onde pinga

outra parte do motor so para voces verem

e ja agora onde meto o oleo na transmissao e qual é o tipo

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas
Miguel..antes demais as transmissoes nao usam oleo..usam massa lubrificante..mas deduzo ke te estejas a referir ás cx´s de transferencias e de velocidade (ha é verdade isso ke chamas de motor é a cx de velocidades;))
nas caixas deves utilizar o mesmo oleo ke usas no motor (o verdadeiro:)..ou seja um oleo vegetal 15W40

como saberes onde estao os bujoes (se procurares noutros topicos já la meti fotos) basta ke penses pela logica
e a logica é o bujao de enchimento..está sempre a doisterços de altura da peça..neste caso as caixas
e o bujao de evasao ou escoamento de oleo está sempre na parte mais baixa da peça/mecanismo...
e aproveitando a logica..o respiros de todas as peças ke façam fricçao e sejam lubrificadas está sempre na parte mais alta das mesmas peças/mecanismos

se keres mesmo lubrificar as transmissoes(veios)..em cada extremidade de cada um existem uns copos nas cruzetas e no caso das pontas (luvas) ke estao mais perto da caixa de transferencia existe 2 copos (um pra a cruzeta outro pra as estrias da luva)

sobre a tal fuga ke mostras na foto da caixa de transferencias..a mim pareçe-me ke o mais provavel é teres um dos retentores da mesma caixa a perder..apareçe ai em baixo pork é a aparte mais baixa da caixa..escorrerá por ela e por fora..por certo

se nao for poderá ser uma situaçao mais rara..ke é perderes oleo pela junta da caixa?..neste caso teras ke desmontar..abrir e vedar com um bom siicone (mas concerteza isso nao sera ainda trabalho pra ti..sugeitaste a ficar com os carretos, correntes e forquilhas na mao!!!

sobre o pingar da Caixa de velocidades (o ke chamas de motor:)..pareçe-me pela foto ke tens o bujao de evasao desapertado..tenta apertalo e limpa bem e ve se a fuga desapareçe?
se nao for..mais uma vez o trabalho será pra uma pessoa ke perceba

só te desejo que seja as causas ke primeiro apontei..pra o bem da tua carteira;)

UMM abraço
madeira

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Chiii..eu escrevi vegetal!!!...há pois estava a fritar batatas dai a gaffe:)

claro ke keria dizer Mineral...nao vale é a pena se usar oleos sinteticos nas caixas nem no motor..acabam por serem maleficos!!!

UMM abraço
madeira

Top Inferior