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caixa de transferências

joao_g

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22 Jun 2010
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boas . . .

tenho um alter de 87 atmosférico quando o comprei já vinha com uma cinta a agarrar a caixa de transferências porque em altas as vezes em alcatrão a subir saltava a arrancar em 1º em esforço.

a uns dias a subir em relva molhada deu um estalo e a partir dai mal se arranca salta fora.

se eu ficar a segurar a alavanca fica sempre aos estalos e a fazer força para saltar.

gostava de saber o que poderá estar mal
 

bruno-991

UMM
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31 Jan 2010
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Mas o que salta a alavanca?
que caixa de transferência tens?
essa cinta está a segurar o que, onde e a que?
Se tiver um foto era o ideal para ajudar.

 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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Boas...
Isso que tens no teu UMM é o sintoma clássico de caixa de transferências a precisar de reforma. Quando a manete salta em andamento é porque a corrente está com uma folga grande demais.
Ou rectificas a caixa que tens ou colocas outra, mas que saibas que não salta.
O que essa fita faz é evitar que ela salte.
No entanto ela vai começar a saltar cada vez mais até que começa a saltar mesmo em baixas, e aí poderá ser MUITO perigoso... imagina uma descida inclinada e ligas as baixas para que o UMM desça controlado, e a meio da descida salta a manete... :(... ficas com a máquina solta sem o travão do motor...

Trata de reparar isso.
 

bruno-991

UMM
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31 Jan 2010
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Pois, mas eu nunca vi por correntes largas que a alavanca salte.
Mas também a duvida sendo um carro de 87 seja de correntes.

 

nunumm

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30 Mar 2006
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Poderás ter razão, Bruno... Não tenho a certeza se será a corrente ou os dentes gastos a passarem-se... nunca abri nenhuma.
De qualquer forma aconselho a reparação.
 

bruno-991

UMM
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31 Jan 2010
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o que me leva mais a querer que tenha algum rolamento nas couves porque dentes gastos acho difícil nestes carros nem nunca vi coisa parecida.
só mesmo o dono pode dizer se o mesmo acontece em altas e em baixas.


 

Abreu

UMM
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25 Mai 2009
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Parece-me que esta caixa seja uma ZF de ferro e logo não tem correntes.

Normalmente os eixos de selecção das redutoras e da tracção tem uns entalhes que travam numas esferas incorporadas na caixa de tranferencias, pode ser simplesmente esse entalhe que foi à vida, ou a esfera ou então o carreto que está desdentado e a saltar. Só abrindo e vendo o que é... mas parece-me mais facil que procures uma caixa de transferencias destas em ferro que esteja em bom estado.

Essa caixa de transf é fácil de substituir e isso costuma andar por aí barato no secção de peças.

cUMMprimentos;
 

bruno-991

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31 Jan 2010
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os entalhes acho que não porque ele diz: "se eu ficar a segurar a alavanca fica sempre aos estalos e a fazer força para saltar."

 

joao_g

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22 Jun 2010
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a alavanca só salta em altas . . .

se eu a segurar com a mão noto que ela vai mexendo lentamente ate desengatar se desacelerar antes dela saltar volta ao sitio normal . . .

a subir nem consigo arrancar salta logo ou seja só salta em esforço . . .

a descer não salta
 

tartaruga

UMMzito
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15 Jan 2010
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eu ja truquei as minhas correntes, visto que são 2, uma nos carrectos das altas e outra nos carrectos das baixas, a caixa de transferencias é muito simples, aconselho a abrires, nao é nada de outro mundo, no entanto pode ser ate muito simples, os veios das manetes têm ranhuras onde uma pequena esfera com uma pequena mola faz a aderencia e notes o "click" assim que a pões, essa esfera pode nao existir por algum motivo desconhecido.
 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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Só salta em altas agora, mas vai acabar por tb saltar em baixas, com o continuar do desgaste.
 

tteventos

UMMzito
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13 Jul 2007
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Boas,
Eu já tive essa avaria no meu UMM de 87, caixa ZF em ferro, só salta a mudança a puxar, a fazer de travão motor não salta, o remédio depois de saber o preço do carreto mais o veio porque só vendem as duas coisas juntas, na altura era de ... mais ou menos 100 contos, já não me recordo, depois resolvi o assunto mandando encher os dentes do carreto, são ums dentes pequenos o (carreto é grande) tipo anilha de sicronizador que já tinha as entradas dos dentes redondas, ficou impecável e na altura cobraram-me pelo enchimento dos dentes 5 contos! a mão de obra foi minha, sempre podes resolver o caso como eu.
Fernando Gonçalves
www.tteventos.com
 

Frederico

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8 Abr 2006
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tambem ja tive um problema identico no cournil com a caixa zf...só que a diferença era que saltava de qualquer das formas ( estando em altas ou nao, saltava sempre para ponto morto...andar com uma cinta era obrigatorio se nao nem andava)...arranjei por acaso um cournil do estado acidentado que ia para sucata mas a caixa transferencias estava partida e aproveitei o miolo e troquei as peças de uma para a outra e resolveu o problema...o que mais me deixou a pensar é que comparei as peças umas com as outras e estavam iguais ( e que me levou a pensar que nao tenha nada estragado mas sim fora do sitio e fazia com que salta-se alavanca da caixa de transferencias)...

ja deves arranjar uma caixa barata mas tenta desmontar a tua e ver se tem algo danificado ou fora do sitio pois sempre deve ser mais barato assim( tenta arranjar fotos de uma montada ou mesmo do esquema delas)...e que me lembre esta caixa nao leva nenhuma corrente
 

Frederico

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8 Abr 2006
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só mais uma dica, redimensiona a foto pois nem toda as pessoas tem ecras de 24"
 

joao_g

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22 Jun 2010
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desculpem mas realmente no meu ecra a imagem fica bem.

ja saquei a caixa fora mas falta alguem que me abra a caixa ainda n encontri ninguem que perceba minimamente para fazer este trabalho
 

Dias

UMM
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16 Mai 2007
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Boas
para dar uma vista de olhos ao que se passa na caixa de transferências, tendo-a já retirada da viatura, retira-lhe a tampa (tipo carter)que se encontra por baixo, a partir daí já dá para ver o interior da caixa, aproveita e tira umas fotos para visualizar-mos.

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...


Dias
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joao_g

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22 Jun 2010
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ja saquei aquilo fora.

o que ta comido é um carreto que entra dentro de outro
 
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