• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Caixa de direção

jose chaves

Iniciado
Registo
10 Jan 2020
Mensagens
12
Olá amigos.

A minha caixa de direção assistida avariou. Então comprei uma e segundo o vendedor nunca tinha sido aplicada. Instalei-a e qual o meu espanto!!! viro para a direita e as rodas rodam em sentido contrário, viram para a esquerda e vice-versa. Falei com o dono e disse que talvez fosse dos UMMs mais recentes, pois também tive de alterar os encaixes dos tubos na caixa de direção. Como o problema da minha era desgaste no embolo, resolvi trocar os veios e meti os meus pois a carcaça parecia completamente igual. Depois de todo este trabalho volto a montar a caixa e experimentei antes de meter o óleo e já funcionava corretamente, volante para a direita e as rodas viram para a direita. Surpresa foi quando o ponho a trabalhar já com o óleo e tudo ligado, mal começa trabalhar, o volante vibra muito e não vira nem para a direita nem para a esquerda, quase que me partia o pulso.
Alguém me sabe ajudar? Qual a razão desta situação. Obrigado. Deixo meu contato para quem me puder ajudar: 967700251.
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Então vamos lá amigo.
Na sua apresentação não referiu que tipo de Modelo de Alter tem e também me passou de o advertir que se tinha esquecido de o mencionar ...!!!
Como experiente que é em termos de quantidade que já lhe passaram pelas mãos não deve ser muito difícil de ver a diferença...!!!
Estranho que nunca tenha até aqui reportado as suas "experiências " em volta dos carro, pois gostamos de ensinar e também de aprender...!!!
Voltando ao seu "problema" que tipo de Alter é o seu, para começar a tentar perceber o que se passa...!!!
 

jose chaves

Iniciado
Registo
10 Jan 2020
Mensagens
12
Olá;

Tenho o alter ll. Nunca fiz nada de especial nestas máquinas, limitava-me a reparar pequenas avarias. Quanto às fotos não consigo postá-las, diz que o arquivo é muito grande para o servidor processar. Não sei porquê mas a sorte não tem estado do meu lado, é a segunda caixa que compro e não consigo voltar a ter direção assistida. O veio da caixa que liga à direção tem algum ponto de encaixe? Pois não vejo outro motivo para o volante dar esticões quando tento virar a direção.
 

jose chaves

Iniciado
Registo
10 Jan 2020
Mensagens
12
A caixa é igual a esta
Isto anda embruxado hoje sou eu que não consigo enviar fotos...!!! :( :alien:
Tenho cá 3 caixas e no exterior são todas iguais. A última que comprei, que era nova, trabalhava ao contrário, rodava o volante para a direita e as rodas viravam para a esquerda. Tenho video mas não o consigo enviar só por watsap. Então resolvi trocar os dois veios e já virava bem (experimentei no torno), só que agora quando tento virar com o motor a trabalhar o volante dá esticões muito fortes e não vira, nem para a direita nem para a esquerda.
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Tive de dar a volta por outro lado e aqui vão umas fotos do veio que vai do volante à caixa :

thumbnail_20201102_183029.jpg
thumbnail_20201102_182928.jpg
thumbnail_20201102_182926.jpg
thumbnail_20201102_182912.jpg

thumbnail_20201102_183045.jpg
thumbnail_20201102_183114.jpg
thumbnail_20201102_183149.jpg
thumbnail_20201102_183153.jpg
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.543
Localização
Cortegaça
Levanta as rodas da frente e com o motor desligado roda o volante para ambos os lados e tenta perceber se há algo de estranho...
Depois com o motor a trabalhar tenta rodar o volante para ver se sem esforço os sintomas são os mesmos ou se há mais algum (bruchedo).
Entretanto confirma se o sistema está bem sangrado...
 

jose chaves

Iniciado
Registo
10 Jan 2020
Mensagens
12
Não tenho imagem dos tubos, mas os encaixes são específicos não dá para trocar, um é mais largo que o outro. Será que o veio interno da caixa, que liga à barrada da direção tem uma posição especifica de encaixe, pois quando o tirei não o marquei?
Levanta as rodas da frente e com o motor desligado roda o volante para ambos os lados e tenta perceber se há algo de estranho...
Depois com o motor a trabalhar tenta rodar o volante para ver se sem esforço os sintomas são os mesmos ou se há mais algum (bruchedo).
Entretanto confirma se o sistema está bem sangrado...
Já fiz isso e o resultado foi o mesmo, mal tento rodar o volante, começa logo a dar ginadas e com o motor parado funciona na perfeição. Quanto ao sangrar coloquei um tubo do sangrador ao copo e deixei-o estar a correr um pouco e não via bolhas de ar.
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.543
Localização
Cortegaça
Tenho aqui um esquema de uma caixa com a legenda de cada componente.
A caixa é da UMM mas penso ser diferente da que tem!
Mesmo assim posto as imagens para ver se ajuda alguma coisa.
Ps. Estou a tentar anexar as imagens mas de momento não estou a conseguir!
Deve haver algum problema da plataforma do forumm porque já postei várias fotos da mesma forma sem stress nenhum só que agora pot alguma razão não está a correr bem!
Alguem já teve o mesmo problema?
 

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Mensagens
3.192
Localização
Barcelos
Não tenho imagem dos tubos, mas os encaixes são específicos não dá para trocar, um é mais largo que o outro. Será que o veio interno da caixa, que liga à barrada da direção tem uma posição especifica de encaixe, pois quando o tirei não o marquei?

Já fiz isso e o resultado foi o mesmo, mal tento rodar o volante, começa logo a dar ginadas e com o motor parado funciona na perfeição. Quanto ao sangrar coloquei um tubo do sangrador ao copo e deixei-o estar a correr um pouco e não via bolhas de ar.

Ok, fiquei com a ideia que tinha trocado os encaixes dos tubos.
Essas guinadas parece as que a caixa dá quando está em esforço.
 

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Mensagens
2.906
Localização
Porto
Tenho aqui um esquema de uma caixa com a legenda de cada componente.
A caixa é da UMM mas penso ser diferente da que tem!
Mesmo assim posto as imagens para ver se ajuda alguma coisa.
Ps. Estou a tentar anexar as imagens mas de momento não estou a conseguir!
Deve haver algum problema da plataforma do forumm porque já postei várias fotos da mesma forma sem stress nenhum só que agora pot alguma razão não está a correr bem!
Alguem já teve o mesmo problema?

Experimenta agora, ontem estive a atualizar a versão do PHP e esqueci-me de aumentar o limite de tamanho.
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.543
Localização
Cortegaça
Obrigado pela ajuda.
 

Anexos

  • 20201103_121757.jpg
    20201103_121757.jpg
    31,2 KB · Visualizações: 59
  • 20201103_121808.jpg
    20201103_121808.jpg
    71,5 KB · Visualizações: 48
  • 20201103_121823.jpg
    20201103_121823.jpg
    32,3 KB · Visualizações: 50
  • 20201103_121832.jpg
    20201103_121832.jpg
    34,9 KB · Visualizações: 53
Top Inferior