• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Caixa de 5 velocidades

Registo
23 Jan 2009
Boas,
Quero fazer um questao acerca da caixa de 5 velocidades do Alter de 89.
A uns dias pus-me a pensar se a minha caixa nao teria uma desmultiplicacao qe permitisse o jipe ter mais forca, mas esgotar mais facilmente as rotacoes em qualqer mudanca, sera possivel esta teoria?

cUMMps
Mogo

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Tudo é possivel hehehhe

As relaçoes dos teus diferenciais sao curtas? Se sim só por aí já tens um jipe com mais força e menos velocidade maxima, depois quanto à caixa muita malta mete caixas de 4 ZF com motores 2.5td para terem autenticos tractores no mato. por falta de força nunca ficam parados heheh
Quanto a desmultiplicaçoes podes sempre tentar mudar as relaçoes da tua caixa, é perfeitamente exequivel porque ha empresas que te fazem todas as peças que queiras com tornos e CNC´s.
Haja dinheiro Haja invençoes

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Registo
23 Jan 2009
Boas
Show_time a relacao dos meus diferenciais e a dos atmosfericos, 5.38, penso que e o que la estara dentro nao posso confirmar pouis nunca lhe abria a tampa.
Mas ja ando um bocado farto de andar a recear de acelerar com receio de partir a cabeca de novo. ja agora, pergunto-te, tu que tens um cournil, quanto e que das em media com ele?

cUMmps
Mogo

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
No Cournil com caixa de 4 ZF, motor 2.3D um tanto pro cansadito, pneu 205/80r16 fedima extreme, já cheguei aos 90km, mas para ir minimamente confortável, 70km....

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

Registo
23 Jan 2009
Alex,
Eu pratico uma velocidade de 80km/h, para a carteira ficar confortavel.
A 90 e um barulho insurdecedor, parece que as rotacoes do motor estao quase esgotadas, e a 90 km/h nun alter 2.5 atmo nao e muito normal.

cUMMps
Mogo

Registo
26 Out 2007
Ola
Olha tens de esperimentar a ver no gps quanto da realmente a mim parece-me que a 90 km esse barulho todo nao e normal eu no meu quanto tinha caixa de 4 ZF dava na boa 100 a 110 a descer 125km e nao era assim tao barulhento so le meti a mecanica do alter 2 porque surgiu a oportunidade agora o meu normal e na casa dos 110 km e na boa sem streess
Pedro Marques

Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

heheh o meu cournil ta com o motor muito porreiro e cheio de força. hehe

2.3d dou 110km/h que no gps sao 100km/h na boa mas a ouvir imenso barulho com o motor em muito esforço, a velocidade boa para andar sao 80km/h em recta, ponto morto em descidas e 70km/h a subir para nao esforçar o motor.

Num 2.5d alter II dum amigo meu com 205 r16 para dar 100 é um filme porque o motor esta cansado mas num exactamente igual com 235 75 r15 dou 130 hehehe com bomba aberta.. so fumo preto

o meu cournil tem 205 r16 fedima m+, um piso de estrada, no mato é engraçado porque no meu com caixa zf em 2ª lenta o jipe come quase tudo mas as vezes la vem umas picadas mais fortes e mete-se 1ª a uma rotaçaozinha certa e la vai ele
so uma achega a 80km/h gasto 10litros, vim de alcanena faro e ta comprovadissimo
cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mauro? De Alcanena a Faro sempre a 80km???????? Credo que eu dava em doido....

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

Registo
26 Out 2007
Olha Alex ja fui a uns anitos de Toyota dina a frança ida e volta claro e era a 80 90 e fazia-se agora so se rende-se ehehehhehehehhe
Pedro Marques

Registo
23 Jan 2009
Boas,
Obrigado pelas respostas.
Bem, em mato o comportamento do meu jipe e do melhor, muita forca, muita genica, faz subidas sem problemas.
Em auto estrada nao se "peida" para chegar aos 100, o que me queixo e do esforco e das elevadas rotacoes a que ele podera eventualmente ir, e apenas digo isto porque nunca andei noutro UMM.

cUMMps
Mogo

Registo
26 Out 2007
Ola
Entao e isso quando esperimentares outro ves a diferença mas tambem tens isso se calhar mal isolado e ouves mais barulho
pedro Marques

Pedro Marques

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Eu no meu Cournil teho a caixa ZF e motor 2,5TD... força que se farta... arranco em 2a se for preciso sem qq stress e aguenta as mudanças na boa. Velocidade máxima... eu nunca passo dos 100. É mesmo motor para durar.

"De Alcanena a Faro sempre a 80km???????? Credo que eu dava em doido...."
Posso dizer que em 2001 fiz 4000 Km atravessando Marrocos com o Cournil de 2500 atmosférico, sem rádio e bancos de origem, curtos, sem encostos de cabeça... velocidade de cruzeiro 80 a 90... tiradas de 24 horas seguidas... grande máquina.

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

UIII mas isso de ir a marrocos de cournil é mesmo a matar hehehe

Foste em expediçao ou sozinho?
cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
Velocidade aconselhada : 80/90 ! Não mais que isso mas de vez em quando uns 100 para tirar teias de aranha.
Em consideração:
- dificil de apanhar uma multa por excesso de velocidade
- salvaguarda da vida do motor
- mais € em carteira (consumo)
- mais segurança na condução

Não se esqueçam que têm motores da Peugeot que puxavam carros de 1100/1200 kg e nos UMMs puxam 1600/1700 kg e as velocidades máximas da marca era 100/120 km/h atmf e 120/140 km/h os turbos.
Motores com 20 anos já não tem o vigor de outrora! Nem eu quanto mais os UMMs!lol
Creio que para o carro que é, sua altura do solo, o seu peso, a linha frontal quase vertical que é escusado testar num tunel de vento, a pobre insonorização acústica por não ter parede antifogo em dual level (2x2x1 camadas de chapa com zona oca), caixa de direcção de frágil fixação, e mais alguns pequenos detalhes que o impedem de ser um carro mais veloz para muitos, não se pode pedir mais dado que se trata de um puro tuga de força e bicho do mato e não de uma perdiz do asfalto.
Hajam muitos por estas estradas!

UMM abraço
Pedro Reis

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Totalmente de acordo com o Kingstar... não são motores de velocidade, e ainda para mais com os anos que já tem no lombo.

E respondendo ao showtime, quando fui a Marrocos fui apenas no meu UMM com mais um amigo meu.

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Estou de acordo com voces.

Granda Cournil sim senhor. O jipe tem algum tipo do isolamentos?

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Além de não ter isolamentos ainda tive que tirar os existentes porque já estavam a ficar podres.
Apenas o forrei a borracha por dentro, mas isso n isola nada.

Quando n quero ouvir muito o barulho do motor, das caixas e dos pneus, levanto o som do rádio :)

Registo
23 Jan 2009
Boas,
Grande cournilao, isso e que e ter saude.
Bem, quando tiver assim mais uns anitos vou fazer uma maluqueira assim desse genero! ha e que levar muito oleo e refrigerante de radiador!.

cUMMps
Mogo

Top Inferior