• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Caixa azul

Registo
30 Mar 2006
Olá a todos!

Alguém me poderá informar de qual será o preço da "célebre" caixa azul?
É que estou com problemas na minha, nomeadamente no aquecimento das velas...
Agradeço desde já a(s) resposta(s).

cUMMprimentos,

Hernâni Peixoto

ajoaovm

UMM
Registo
30 Abr 2006
Boas, no meu alter I substitui a azul por uma de concorrencia, NAGARES TPD/5-12, custou se não estou em erro cerca de 15€.
Esta tem o fundo aparafusado com um oring a vedar a caixa, sempre evita que entre agua para dentro dos contactos.

cUMMprimenTTos
António João

Serralhariaajoao4x4team

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Boas, essa caixa azul é igual à da Peugeot 504/505?
Eu tb tou com problemas na minha e preciso de comprar uma.

cUMMprimentos

Pedro

Registo
30 Mar 2006
Olá, boa noite a todos!
Afinal, e para já, resolvi o meu problema com a caixa azul: Resolvi abri-la, e verifiquei que o relé temporizado que fornece a corrente para o aquecimento das velas, estava com o respectivo contacto isolado.
Obrigado pelas respostas.
cUMMprimentos,
Hernâni Peixoto

cupraTT

UMMzito
Registo
8 Abr 2006
E qual era precisamente o problema? é que o meu ontém não queria pegar, não acendia a luz da resistençia, e por isso as velas não aqueciam.... Depois de umas voltas lá pelos fios da caixa azul, ficou a trabalhar sem uma razão aparente...

CupraTT - Daniel

Registo
30 Mar 2006
Olá Daniel:
O meu problema era precisamente esse: Não acendia a luz da resistência, as velas não aqueciam e... o motor não pegava! Ou melhor, pegava, depois de um bom bocado a dar à chave:)
Causa do problema: Resolvi abrir a caixa azul (que deve ser o local onde está concentrada toda a eletrónica existente no UMM), e dentro da dita, existe um relé que se fecha quando se dá à chave (se se ouvir com atenção, ouve-se o click do relé a fechar). Esse relé tem um contacto, que depois de fechado, permite que sejam aplicados os 12V às velas de aquecimento. Se esse contacto, por alguma razão estiver isolado, não há 12V para ninguém, nem para as velas de aquecimento. Da primeira vez que tive esse problema, foi passar um pouco de lixa muito fina no contacto do relé. Da segunda vez, foi uma solução mais radical, mas, basicamente foi isso.
E foi o que resultou da minha experiência com a caixa azul :)
cUMMptos,
Hernâni Peixoto

cupraTT

UMMzito
Registo
8 Abr 2006
Oki. Então já sei o pq de isso me acontecer. Afinal as pancadinhas que dei na caixa azul devem ter solto o carvão que lá estava :D Comprei o UMM na 6ª e já estou a aprender :D

quote:Originally posted by Hernani Peixoto

Olá Daniel:
O meu problema era precisamente esse: Não acendia a luz da resistência, as velas não aqueciam e... o motor não pegava! Ou melhor, pegava, depois de um bom bocado a dar à chave:)
Causa do problema: Resolvi abrir a caixa azul (que deve ser o local onde está concentrada toda a eletrónica existente no UMM), e dentro da dita, existe um relé que se fecha quando se dá à chave (se se ouvir com atenção, ouve-se o click do relé a fechar). Esse relé tem um contacto, que depois de fechado, permite que sejam aplicados os 12V às velas de aquecimento. Se esse contacto, por alguma razão estiver isolado, não há 12V para ninguém, nem para as velas de aquecimento. Da primeira vez que tive esse problema, foi passar um pouco de lixa muito fina no contacto do relé. Da segunda vez, foi uma solução mais radical, mas, basicamente foi isso.
E foi o que resultou da minha experiência com a caixa azul :)
cUMMptos,
Hernâni Peixoto

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Boas pois e Daniel o UMM e mesmo uma caixinha de surpresasse imaginases o que eu ja aprendi no meu e ao fim de um ano de o ter ainda me surprende

UMM abraço
Samuel Sousa

triquiti

UMM
Registo
2 Abr 2006
Boas

Alguem me sabe dizer a que terminais correspondem as ligacoes? 2,4,6,3? quero aplicar outro tipo de caixa no meu e gostaria de saber a que terminal corresponde as ligaçoes.

Abraço
Ricardo Ribeiro

triquiti

UMM
Registo
2 Abr 2006
Boas

Ja resolvi o meu problema. Apos desmontar a dita caixa azul conclui que o problema era que o contacto do rele ja estava desfeito. Como o temporisador ainda estava em bom estado obtei por colocar um relé esterior utilizando o temporisador da caixa azul. Apenas é necessario soldar dois fios aos contados que iam ao rele interno e passa-los para fora da caixa. Depois basta ligar esses dois fios aos terminais da bobine do rele exterior e ligar o fio que vem da bateria e ao que vai as velas ao contacto normalmente aberto do relé. No interior da caixa azul apliquei uma resina resistente a alta tensao e humidades, ou seja, todos os componentes ficaram isolados e ate posso meter a caixa azul de baixo de agua que nao existe curto circuido. Como a parte mais "fraca" da caixa azul é o rele sempre fica mais facil e barato resolver o problema.

Se alguem tiver alguma duvida ou pressisar de algo é so dizer.

Abraço
Ricardo Ribeiro

UMMario

UMM
Registo
31 Out 2006
Aqui,neste forumm, cada vez mais adquiro conhecimentos...bem haja este espaço..cUMMPS a todos:)

Uma Maravilha do Monte!!!

Clube UMM - Sócio Nº 113

triquiti

UMM
Registo
2 Abr 2006
Boas

Pra quem tiver problemas com a dita "caixa azul" e obtar por colocar o temporisador das velas de um renault (uma caixa preta com letras amarelas) e pressisar de saber as ligações é so dizer. É de facil aplicação e nao é necessario saber de electricidade.

Abraço
Ricardo Ribeiro

triquiti

UMM
Registo
2 Abr 2006
Boas

Como prometi aqui vão as fotos da caixa azul com o rele exterior e a caixa preta dos renault.

Foto da caixa azul com o rele exterior

Caixa da renault aplicada no UMM

Nesta foto pode-se ver o que mais frequente se danifica na caixa azul, muitas vezes é apenas sujidade e faz que o contacto fique isolado, outras vezes o contacto gasta-se e depois aconte-se o que se vê na fotografia.

Alguma duvida em que possa ser util ca estou pra ajudar

abraço
Ricardo Ribeiro

Top Inferior