• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Caixa azul, Motor Arranque ou outro???

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Boas!!

O meu UMM tem andado com um pequeno comportamento fora do normal...volta e meia, ao tentar liga-lo, rodo a chave, ouço um click mas motor rodar nada nem se passa mais nada...repito o dar à chave umas vezes e lá pega!

Outras vezes há, que pega à primeira. Tanto a quente como a frio, o comportamento é o mesmo, umas vezes acontece, outras não...

O que poderá ser? Da famosa caixa azul? Ou será mesmo o meu motor de arranque que volta e meia tira folga?...

cUMMprimentos
Benjamim

http://www.wildoutlander.comhttp://www.wildoutlander.com

Registo
14 Dez 2011
Boas
Tive algo parecido ouvi a bobine de chamada do motor de arranque e depois mais nada.
Era do fio de massa do motor de arranque que estava desapertado, foi só apertar e passou.

UMM ALTER "FENIX"
Os anos passam o UMM fica!!!!!!

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Bobine de chamada a dar o berro...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

migumm

UMM
Registo
10 Ago 2008
Fio de massa do motor de arranque???o meu não tem......mas tem os mesmos sintomas.........

cUMMps Miguel Esteves

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Bobine de chamada a dar as ultimas, aconteceu-me um destes dias..
Vai haver um dia que não pega mais, é coisa para tirar motor de arranque fora e sacar dois parafusos e duas fichas, com 30 euros faz-se a fachada!:D

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
UMM Alter Troféu 1992
Altura - Algarve

..." não joga o Matic, joga o Manel, o importante é jogarmos com onze..."
..." Conheciam tanto o Talisca como eu o D'artagnan..."

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
Olá Benjamim, pode ser varias coisas. Vai primeiro pelas mais fáceis. Com um voltímetro confirma se está a chegar 12v à bobine de chamada quando das a chave. Se não chegar 12v é do canhão de ignição. resolves com um novo ou com um relé.

Carripana on the way ...

RuiFox

UMM
Registo
28 Jan 2009
Boas

Também aconteceu o mesmo com o meu UMM, já andava passado, pois tinha reparado o motor de arranque a pouco tempo, substitui a caixa azul, pensei até mudar o canhão de ignição:dizzy_face:... algumas vezes tive de o empurrar para pegar e outras fui a pé e depois de um momento para outro sem aviso pegava bem.
Até que um dia e como o amigo Fante diz fui a uma oficina e expliquei ao Electricista o problema do meu UMM ao qual ele me disse 'sabe esse motores de arranque Peugeot gostam de ter por perto um rele intensificador de corrente' pedi-lhe que instalasse um e nunca mais tive problemas, pega sempre a primeira :D

Se tens o motor de arranque em boas condições faz isso, instala um rele destes e resolve isso ;)...

Abraço e espero ter ajudado

cUMMprimentos
FoxUMM

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
É sempre bom poder contribuir com a nossa pouca experiência. Comprei bateria nova, liguei fio de terra extra, desmontei a caixa azul, fiz de tudo. O meu sogro testou o motor de arranque directo e nunca falhou. Apanhei n vergonhas, chegava todo vaidoso a uma bomba de gasolina com o UMM descapotável e depois era o que já se sabe. Da a chave e nada. E lá vinha a pergunta do costume " É preciso empurrar?". Já estava farto. Outro aficionado pelos UMMs falou-me do Rele e como montar, foi tiro e queda, nunca mais deixou de arrancar. Espero que sirva de exemplo a situações semelhantes.

Carripana on the way ...

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Que rele é este e como se monta?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
No meu caso foi montando um relé simples de 4 contactos. Um relé no fundo o que faz é ligar um circuito mais forte/potente(ligação directa da bateria à bobine de chamada) através de outro mais fraco (circuito da ignição). O que acontecia é que quando dava a chave não chegava corrente suficiente à bobine de chamada para a ligar. Com o rele, mesmo com 4 ou 5v é possível activar o circuito maior. Nunca mais chateou.

Carripana on the way ...

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
quote:Originally posted by Benjamim

Boas!!

O meu UMM tem andado com um pequeno comportamento fora do normal...volta e meia, ao tentar liga-lo, rodo a chave, ouço um click mas motor rodar nada nem se passa mais nada...repito o dar à chave umas vezes e lá pega!

Outras vezes há, que pega à primeira. Tanto a quente como a frio, o comportamento é o mesmo, umas vezes acontece, outras não...

O que poderá ser? Da famosa caixa azul? Ou será mesmo o meu motor de arranque que volta e meia tira folga?...

cUMMprimentos
Benjamim

Benjamim,

Quando pudera faz um update a esta tua dificuldade.
O nossos canhões de ignição quando após muito uso é muito uso mesmo incluindo força a mais ou outros factores entre os quais a qualidade dos meso não ser das melhores... Ambos contribuem para que os contactos e o movimento da chave perca sensibilidade.
O que aconselho e' que faças o pre aquecimento da da resistência como devas fazer normalmente. Se por ventura não tens qualquer luz no painel de instrumentos e quase certo ser o que digo... Tens mesmo que rodar a chave para a posição inicial e falar com jeitinho para o canhão/ ignição é muito suavemente verás que pega de "estalo" = a primeira.

Com tempo e mal tenhas hipótese muda para um canhão novo

Boa sorte

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
(Atualizando o tópico)

O problema estava efectivamente no motor de arranque!! O problema era a bobine de chamada que estava mais para lá que para cá! Com esta intervenção percebi também o estado geral em que tinha o motor de arranque, grande parte provocado pela água que este apanha.

https://scontent-lhr3-1.xx.fbcdn.ne...3b773be4ece780651a52f50504752074&oe;=562A6546https://scontent-lhr3-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xta1/v/t1.0-9/11406861_10153128077398071_6822283950145173321_n.jpg?oh=3b773be4ece780651a52f50504752074&oe=562A6546

Desta a ignição ainda ficou isente de culpas e agora parece estar tudo a funcionar a 100% (primeiro rodar de chave e ele a trabalhar sem espinhas!)

cUMMprimentos
Benjamim

http://www.wildoutlander.comhttp://www.wildoutlander.com

Top Inferior