• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Cairam me do céu uns travões de disco.

Aleixo

UMM
Registo
31 Mar 2006
Boas.
Safaram-me uns travões de discos das rodas dienteiras de um UMM alter 2, será que posso aproveitar alguma coisa para por travões de disco na rodas de trás do meu umm ?

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Boas

não... se fosse assim tão facil não andava o pessoal a procura de travoes dos citro e do grupo vag!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

S0n0l3nt0

UMM
Registo
13 Mai 2006
tv possas aproveitar os su+portes
a mim deram me umas pinças do laguna e
o suporte ta em estudo
qd tiver tudo mando fotos
UMM Abraço
Nuno

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Dá para aplicar. É como aplicar discos à frente num Alter1. Ve se contras aqui alguém que o tenha feito.
Mas olha que o material do Citroen é mais barato...

Cumprimentos, Tozé.
www.UMMistas.com

Deus é bom, mas o vinho...

trekker

UMM
Registo
30 Mar 2006
Podes instalar perfeitamente no eixo traseiro tal como fiz. Podes usar os apoios de origem perfeitamente,basta fazerdois furos nas mesmas e os buracos ficam todos a bater certo. Quanto ao travão de mão, podes colocar um hidráulico tal comofiz. Garanto-te que trava o carro seja em que inclinação ele esteja e sem esforço.

Fernando Júnior

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
O problema dos travões mão hidraulicos é que só são seguros quando funcionam bem... Em caso de deixares o jipe numa descida, arriscas-te a acordar de manha com a conta da traseira do carro do vizinho para pagar.

Cumprimentos, Tozé.
www.UMMistas.com

trekker

UMM
Registo
30 Mar 2006
Se forem bem feitos, funcionam bem. No meu caso, apesar de haver uma pequena perda de pressão, a verdade é que mantém o carro travado de um dia para o outro. Mas referia-me ao facto de segurar o carro em situações de inclinações e que necessitamos de ter o carro devidamente travado sem usar o travão de pé. Por norma,nos travões de tambor do UMM,só conseguimos travar bem (este bem é relativo) no dia em que o afinamos para o levar à inspecção, a partir daí é uma desgraça. Em travões de mão em que se use cabo, só mesmo um sistema no veio de transmissão em que desta forma a força de travagem é multiplicada pela relação do diferêncial (Ex: Land Rover).
Mas com bom ou mau travão de mão, é escusado relembrar o que se aprende nas aulas de condução quando se tira a carta...deixar o carro engatado quando se estaciona!

Fernando Júnior

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Alem de que o travão hidraulico é excelente para as atravessadelas e melhor ainda se for independente a cada uma das rodas.

À sempre a hipotese de se colocar no eixo traseiro o conjunto de travagem da frente, colocando para isso o tal travão de mão Land Rover, não é caro, é mt facil e ninguem precisa de saber.

AbraçUMM

Pedro

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Eu acho que o travão de mão no veio de transmissão não é a melhor solução. No caso de deixarem o jipe num sitio escorregadio, basta uma roda ter menos aderencia que outra e o jipe mexe-se porque o diferencial faz efeito.

Mais valea arranjares a vender isso e comprar uns travões de disco para trás como devem ser...

Cumprimentos, Tozé.
www.UMMistas.com

trekker

UMM
Registo
30 Mar 2006
Essa afirmação é errada. Caso o jipe se mexa, a outra roda tranca, por isso ele não mexe. Efeito diferencial...
E se eles são assim tão mauscaro Tozé, presumo que está para mudar os que tem à frente no seu carro brevemente?

A questão de se utilizar as bombas da frente, só não tem sido sugerido porque na hora de adquirir os mesmos numa sucata, eles são bem mais caros que os demais. Mas uma coisa eu garanto: Se forem bem aplicados, o carro deixa marcas no chão ao contrário de outras bombas aplicadas que tenham sido retiradas de outros carros mais leves...

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
esse sistema é de facto muito seguro para parquear o jipe, pois funciona ao diferencial e não às rodas.
Só vejo um incoveniente... Se o travão de mão for accionado com o carro em andamento arriscam-se a partir o diferencial...
De resto é mais seguro.
É o sistema dos Defender.

Boas escolhas.

Nuno

trekker

UMM
Registo
30 Mar 2006
Ésem dúvida o sistema de parqueamento que confere mais poder de travagem às rodas. Imaginem que aplicávamos a força de travagem que aplicamos no nosso umm de origem (tambores). Essa mesma forçanão é suficiente para travar o carro em situações de maior inclinação. Agora imaginemessa força multiplicada pela relação do diferencial, que no caso dos atmosféricos éde 5,38. É muita fruta. Ainda hoje, com omeu Range Rover, numa rampa inclinada de acesso a uma garagem, bastou-me umpequeno puxar de travão (dois cliques) e ele ficou perfeitamente imobilizado. E é de tambor. Imaginem se fosse hidráulico!!!
Mas é comoo nunumm diz, pode danificar o diferencial se for mal utilizado. O pessoal que goste do pião, vê-se atrapalhado com a conta domecânico. Mas para o TT que se faz, é o ideal.
Mas atenção que quando disse que utilizei as bombas do UMM atrás,não utilizei esse sistema,coloquei hidráulico. E aproveitei este tópico para ver quanto tempo aguentava o carro travado só com o travão de mão hidráulico e ao fim de dois dias com ele parado, quando fui para arrancar, ele ainda tinha pressão suficiente para me obrigar a desligá-lo.
MAs gostos são gostos. Utilizei este sispema porque em TT dá uma força de travagem muito superior ao sistema de cabo e porque achei que seria mais simples do que inventar esoaço para colocar um disco e uma bomba de travão no veio de transmissão.

Fernando Júnior
Setúbal

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Ok, continuo a achar que o travão de mão no veio de transmissão é falivel por causa do efeito deferencial. Existem Suzukis que têm um bloqueio electrio que actuam quando puxam o diferencial para evitar aquilo que eu dizia. Mas não teimo. Adiante!!!

Quanto ao travão de mão hidraulico... é muito bonito enquanto funciona em condições! Eu prefiro o "old fashion way" travão de mão por cabos. Umas pinças com travão de mão e discos.

E outra coisa, com travões de disco atrás e uma reparação às pinças da frente o UMM fica a travar às 4 certinhas. Não precisa de mais nenhuma alteração.

Como costumo abordar pela solução mais simples e económica, prefiro pinças com travão de mão por cabo.

É uma opinião.

Cumprimentos, Tozé.

Top Inferior