Ésem dúvida o sistema de parqueamento que confere mais poder de travagem às rodas. Imaginem que aplicávamos a força de travagem que aplicamos no nosso umm de origem (tambores). Essa mesma forçanão é suficiente para travar o carro em situações de maior inclinação. Agora imaginemessa força multiplicada pela relação do diferencial, que no caso dos atmosféricos éde 5,38. É muita fruta. Ainda hoje, com omeu Range Rover, numa rampa inclinada de acesso a uma garagem, bastou-me umpequeno puxar de travão (dois cliques) e ele ficou perfeitamente imobilizado. E é de tambor. Imaginem se fosse hidráulico!!!
Mas é comoo nunumm diz, pode danificar o diferencial se for mal utilizado. O pessoal que goste do pião, vê-se atrapalhado com a conta domecânico. Mas para o TT que se faz, é o ideal.
Mas atenção que quando disse que utilizei as bombas do UMM atrás,não utilizei esse sistema,coloquei hidráulico. E aproveitei este tópico para ver quanto tempo aguentava o carro travado só com o travão de mão hidráulico e ao fim de dois dias com ele parado, quando fui para arrancar, ele ainda tinha pressão suficiente para me obrigar a desligá-lo.
MAs gostos são gostos. Utilizei este sispema porque em TT dá uma força de travagem muito superior ao sistema de cabo e porque achei que seria mais simples do que inventar esoaço para colocar um disco e uma bomba de travão no veio de transmissão.
Fernando Júnior
Setúbal