• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Câmara de ar x Tubeless

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
Mensagens
1.373
Quais as vantagens/desvantagens?

Possibilidades e/ou limitações do uso de ambos?


Está lançada uma discussão construtiva para as nossas UMMáquinas!
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.232
Localização
Portugal
Pelo que sei, basicamente a vantagem da câmara de ar, é evitar que o pneu descole quando está com baixas pressões típicas de quem rola em areia ou neve.

Contudo a velocidades elevadas, pode ocorrer o rebentamento da câmara de ar por sobreaquecimento, daí o uso de pneus tubeless.
 
Registo
17 Mar 2017
Mensagens
428
Localização
Estarreja-Aveiro
quando comprei o meu UMM tbm tive uma troca de ideias com o dono da casa mais antiga de pneus daqui da zona...

-com camera de ar, consegues usar pressões como 0.8; 0.6bar sem descolar, o que em terreno de pedra\areia pode ser brutal... no entanto as areias entalam-se no talão, a jante apodrece junto a este e junto á válvula, e com pressões tão baixas podes também cortar a camera a qualquer momento, ou com o azar de 1 prego ficas logo a pé, difícil de reparar no local.

-tubless é mais barato (menos 5 cameras), não há facilidade em apodrecer junto á valvula ou talões... em caso de furo, um taco encher e siga, portanto muito fácil de reparar no local. Em caso de descolar tbm é um procedimento fácil de resolver com um macaco, spray qualquer e pum...

dessa discussão saudável fiquei com a ideia que não se justifica de todo gastar € em cameras de ar.
 

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
Mensagens
1.373
dessa discussão saudável fiquei com a ideia que não se justifica de todo gastar € em cameras de ar.


Eu gastei, para um pneu suplente, quase €40 a montar e calibrar, com câmara de ar... (€17 ou €18!)
Achei caríssimo!

Melhor se puder ser sem mais esse gasto - mas, segundo li aqui no fórum, tal só é possível nas jantes mangels, pois as básicas de ferro não seguram os pneus tubeless?
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.232
Localização
Portugal
Eu gastei, para um pneu suplente, quase €40 a montar e calibrar, com câmara de ar... (€17 ou €18!)
Achei caríssimo!

Melhor se puder ser sem mais esse gasto - mas, segundo li aqui no fórum, tal só é possível nas jantes mangels, pois as básicas de ferro não seguram os pneus tubeless?


Aqui os preço praticados por montar um pneus usado costumam andar pelos 10 euros, (sem camara de ar). Parece que te queimaram bem.

Relativamente às jantes de 16, desconheço isso que comentas, já as tive e poderia jurar que tinham pneus tubeless (já passaram muitos anos)
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Vai fazer quinze dias fui para a Quinta do Conde à castanhada e levei uns 205.16 sem camara de ar, e claro tive de tirar a pressão para andar na areia, passei o dia todo a encher os pneus pois eles perdiam ar constantemente, coisa que com camara não acontece...,mas como em tudo na vida..., cada maluco com a sua ideia..., a minha é com camara é melhor...!!! :whistle: :alien:
 

badumm

UMM
Registo
2 Ago 2018
Mensagens
333
Localização
Lisboa
Aqui os preço praticados por montar um pneus usado costumam andar pelos 10 euros, (sem camara de ar). Parece que te queimaram bem.

Relativamente às jantes de 16, desconheço isso que comentas, já as tive e poderia jurar que tinham pneus tubeless (já passaram muitos anos)

Cheguei a ter montados pneus tubeless, confirmo que é possível
 

ruiumm87

UMMzito
Registo
17 Jun 2014
Mensagens
75
Localização
Portugal
Nas jantes fechadas 16,cheguei a andar com 265/70R16 e 215/85R16 ambos em tubeless e sem problemas
 

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Mensagens
533
Localização
Pougny, França
Vai fazer quinze dias fui para a Quinta do Conde à castanhada e levei uns 205.16 sem camara de ar, e claro tive de tirar a pressão para andar na areia, passei o dia todo a encher os pneus pois eles perdiam ar constantemente, coisa que com camara não acontece...,mas como em tudo na vida..., cada maluco com a sua ideia..., a minha é com camara é melhor...!!! :whistle: :alien:

Poderia ter a ver com a largura das jantes?

Vou comprar jantes e pneus novos, e nas minhas pesquisas vi que é aconselhado jantes mais estreitas para evitar problemas quando se tem que tirar pressão.
 
Top Inferior