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Cálculo de diametros e equivalências

Aldeia

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31 Jul 2006
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Já reparei que existe alguma desinformação acerca dos pneus neste cantinho.

Assim resolvi criar este tópico para esclarecer um pouco alguns “mitos” que existem e além disso explicar à malta como se calculam as medidas dos pneus sem recurso ao “excel”:D.

Assim sendo vou comecar pelas medidas mais comuns dos UMM’s, ou seja a medida para a jante de 15’’ e de 16’’.

Para começar vamos por pontos: uma polegada mede 2.54 cm

Uma jante de 15’’ mede (15 X 2.54), ou seja 38.10 cm
uma jante de 16’’ mede (16 X 2.54), ou seja 40.64 cm

Existem dois tipos de medidas comunmente usadas nos UMM’s. A medida métrica (por exemplo o 235/75 R 15), ou a medida imperial (por exemplo o 31/10.5 R 15).

Para medir o diámetro de uma roda com pneu métrico procede-se da seguinte forma:

235 (largura do pneu em milímetros)/ 75 (percentagem da altura da “barriga” do pneu sobre a largura do pneu) R 15 (diametro da jante em polegadas).

Assim o diametro do 235/75 R15 calcula-se da seguinte maneira:

75% de 235 (x2 barrigas) + 15 polegadas, ou seja, (235*0.75)*2 = 35.25mm, ao qual temos que acrecentar os 38.10 cm da jante de 15’’, ou seja 35.25+38.10 = 73.35.

O pneu 235/75 R15 tem um diámetro de 73.35 cm.

O sistema imperial é mais simples de calcular. Para medir o diámetro de uma roda com pneu imperial procede-se da seguinte forma:

31 (altura total do pneu em polegadas)/ 10.5 (largura total do pneu em polegadas) R 15 (diámetro da jante em polegadas).

Ou seja: 31*2.54 = 78.74 cm

O pneu 31 tem um diámetro de 78.74 cm.

Se o pneu for SAT ou SAG, as medidas comuns são as 7.5 R 16, 7 R 16, 6.5 R 16.

7.5 (largura e altura da barriga do pneu em polegadas) R 16 (diametro da jante em polegadas).

Ou seja: 7.5 (x2 barrigas) + 16 polegadas = 31’’.

O pneu 7.5 R 16 tem um diámetro de 31 polegadas.

Agora equivalencias de diámetros:

Os pneus 235/75 R15 e o 205/80 R 16 equivalem a 29 polegadas (aproximadamente).

O pneu 6.5 R 16 equivale a 29 polegadas.

O pneu 235/85 R16 equivale a 32 polegadas (aproximadamente).

O pneu 7.5 R 16 equivale a 31 polegadas.

Estas medições referem-se apenas a pneus novos. No caso dos pneus reconstruídos podem acrescentar uns 2 cm ao total do diametro calculado.

E por agora é tudo. Se me enganei em alguma coisa, ou falta informação façam o favor de dizer.;)
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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Pois, faltou-me esse detalhe.......

UMM abraçUMM

j.aldeia


 
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26 Out 2007
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Ola
Ora ai esta uma coisa bem feita como tantas outras
Pedro Marques

Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
Bom trabalho Aldeia, mais uma vez a dar um bom exemplo de empenho e dedicação pelo "nosso" forumm.
A malta vai agradecendo.
Cumprimentos.
 

Patrick

UMM
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16 Ago 2009
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Uma questão, Se colocar uns pneus reconstruidos 235/85R16 em jante de origem e molas de origem será que:
1 Roça nas cavas
2 perde muita brecagem
3 a jante aguenta bem a largua extra até 3 números?

Muito obrigado pela explicação.

Alter II Longo Lona
 

Zeumm

UMM
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19 Out 2007
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Precisava de uma confirmação do que li no post do Aldeia: a medida imperial 31/10.5 R15 equivale à medida métrica 235/75 R15?


Abraço



Deus um dia disse-me: “José estás a ir para um mau caminho” e eu respondi: “Senhor, não se aflija, estou de UMM!”

 

Aldeia

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31 Jul 2006
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quote:Originally posted by Zeumm

Precisava de uma confirmação do que li no post do Aldeia: a medida imperial 31/10.5 R15 equivale à medida métrica 235/75 R15?


Abraço



Deus um dia disse-me: “José estás a ir para um mau caminho” e eu respondi: “Senhor, não se aflija, estou de UMM!”




Não. O 31 corresponde a um 267/76R15. A medida mais aproximada é o 265/75R15.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

Zeumm

UMM
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19 Out 2007
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Obg Aldeia. Assim não meto o pé no buraco e não compro pneus q n servem.


Abraço



Deus um dia disse-me: “José estás a ir para um mau caminho” e eu respondi: “Senhor, não se aflija, estou de UMM!”

 

Andre2019

UMMzito
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31 Jan 2011
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Boas .
Este tópico esta muito bom, mas eu ainda tenho uma dúvida ,no documento único automóvel tenho o seguinte 650-16 isto equivale a que medidas ? Nas anotações tenho 235/15 que é como se fosse 235/80/16 correcto? Obrigado umm abraço
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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quote:Originally posted by Andre

Boas .
Este tópico esta muito bom, mas eu ainda tenho uma dúvida ,no documento único automóvel tenho o seguinte 650-16 isto equivale a que medidas ? Nas anotações tenho 235/15 que é como se fosse 235/80/16 correcto? Obrigado umm abraço

O 650-16 equivale a um 205R16 em diametro mas é mais estreito. A outra medida é mesmo assim? Normamente seria o 235/75R15.

Aproveita agora para averbar as medidas enquanto é possivel.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

vitumm

Iniciado
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2 Abr 2011
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Gostava de perguntar porque é que o ALDEIA escreveu para aproveitar agora para averbar enquanto é possivél e se pelo facto de estar no livrete 650-16 se podemos usar 235/75/R15 ?
 
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8 Out 2011
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Vou aproveitar este tópico para deixar uma questão: qual a diferença entre a medida 235/75/15 e a medida 30/9.5/15? São equivalentes? No livrete tenho 235 75 15, mas já vi alguns 30 9.5 15 que vão ao IPO e passam sem anotações.
Alguém pode dar uma ajuda?
Obrigado

Miguel Matias
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Sócio nº 278 do Clube UMM
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Os 30 9.5 r15 são um pouco maiores que os 235 75r15,mas na IPO como temos tolerancia de 5% passa mas vem anotado na folha.Atenção que as autoridades não têm tolerancias...tem que condizer exactamente com o livrete...
 
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8 Out 2011
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obrigado pela resposta Filipe, portanto terei mesmo que arranjar os 235 75 15.
UMM abraço

Miguel Matias
Alter Turbo 91
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Sócio nº 278 do Clube UMM
 

Dr_Lion

UMM
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18 Jan 2008
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Isso das inspeções é muito relativo, eu tenho 6 ou 7 medidas averbadas no livrete, e fui lá com uma medida que não está no livrete, ao que o senhora da inspeção fez questão de anotar. Ainda assim passou, pelos tais 5% suponho eu..

Quanto á autoridade é uma questão que vou aproveitar para fazer este fim de semana a um gnr meu amigo, porque apesar de não haver tolerância as medidas em cm e polgada, apesar de diferentes na realidade deviam ter uma correspondência que bastasse a existência de uma delas no livreve, pois se formos a verificar ao pintelho pneus recauchutados e novos, ou modelos com pisos diferentes da mesma marca, na mesma medida, têm tamanhos diferentes..

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.
 
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