Esta é uma alteração interessante, que tal como muitas outras pode dar aquele danoninho que em certas situações faz a diferença entre passar ou não passar um obstáculo. Tal como outras alterações, convém equacionar a utilidade das mesmas, pois normalmente trazem consigo um desgaste, ou mesmo a possibilidade de avaria permatura pelo que as opções devem ser bem equacionadas ao cuidado de cada um.
Neste caso a torção das molas, o maior curso efectivo das rodas, o que implica uma maior suspensão ou então o sistema não é bem aproveitado porque o curso do amortecedor limita. Nos extremos a manga do veio de trasmição vai estivar mais porque o eixo faz mais curso e pode ir ás ortigas com mais facilidade. Convém pensar em tudo, ás vezes é giro ter um carro que cruza 90º mas na prática a forma como isso é obtido e a fiabilidade resultante...
E agora a minha opinião pessoal sobre o sistema, só é realmente bastante vantajoso nas situações em que o carro acenta de barriga porque os eixos "descem mais" comparando com o normal. Os nossos jipes não têm diferencial central, pelo que com uma roda no ar, seja qual for o jipe anda. Como temos o autoblocante atrás ainda temos vantagem..
Outra coisa que já dei por mim a pensar é que um plano é definido com 3 pontos e esses correspondem ás 3 rodas efectivamente acentes no chão, a quarta roda que sem este sistema fica no ar, e assim passa a ficar no chão, ainda que ajude não têm a mesma tracção que as restantes 3. (Mas isto é apenas a opinião de um gajo meio maluco que não acredita muito nas leis da física )
Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.