Boas...vou só dar mais uma opinião sobre o assunto
sem stress claro...pois isto é mesmo um local de debater estes assuntos, embora não faça muito o meu género.
Cá vai a minha opinião, com algum "traquejo" nestas lides
É claro que nunca saio umm,s com injecção BOSCH, pois esta só estava disponível nos motor XD2S, muitos foram os motores de 505 que vi o meu pai reparar de 505 SRDT que era o único que trazia essa tal milagrosa bomba que vós tanto falam
, mesmo as 505 turbo carrinha trazia o xd3, mas na maioria com injecção Lucas, os motores 2.5 td foram todos equipados com Lucas, eram acordos das fabricas fornecedoras de componentes...alias isso ainda hoje se passa.
Nos UMM também sempre foi Lucas, que eu pessoalmente não gosto, já nos anos 80 o meu pai montava bombas dos xd2s, em 505 xd3...recordo-me de na altura era um amigo nosso que chegou a trazer bombas de França.
Vamos ás verdadeiras difrenças!!!!
A melhor bomba bosch para (adaptar) nos UMM é mesmo essa...elemento
de 10MM, de fácil adaptação ao INDENOR visto ter sido mesmo desenvolvida para estes motores, tem uma boa faixa de rotação, deixa o UMM com muito boas prestações...neste momento encontrar estas bombas é já muito difícil, em opção partimos para uma panóplia de "possiveis" compatibilidades. Em alternativa temos todas as do grupo VAG, que está a originar este debate
é a mais viável actualmente, mas com algumas limitaçoes, visto ter cabeça 9MM, tornando-se um pouco insuficiente para alimentar o 2.5 lts.
Contudo há pormenores técnicos que obviamente a colocam uma bomba muito boa nos nossos motores...eu já montei varias, já tive inclusivamente um UMM com uma e era muito melhor que a Lucas
Depois partindo para outros patamares, existem varias compatibilidades de referencias com elementos 12MM, que sendo também bem preparadas deixam o UMM um verdadeiro CANHÃO.
Resumindo tudo, quem tiver uma do grupo VAG pode perfeitamente montar no UMM, está desde logo a fazer uma melhoria substancial no rendimento do motor, é necessário é fazer uma boa afinação ao conjunto MOTOR/BOMBA/TURBO....há e claro não esquecer que por um motor INDENOR com bom rendimento não passa só por montar uma bomba bosch
eu até diria que isso é a ultima alteração depois de uma série de melhorias que deveram ser feitas...ou então ficamos com a ideia que montamos bomba bosch e o UMM já está um AVIÃO!!!!esta redondamente errado.....
É O meu contributo "saudável" e sincero para este assunto, claro sem querer ferir susceptibilidades
UMM abraço a todos