• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Bomba Injectora bosch do Punto 1.7 TD

Bernardo Potier

UMMzito
Registo
29 Dez 2008
Boas a todos,

Alguém me sabe dizer se a bomba injectora bosch que equipa os puntos 1.7 TD são compativeis com o motor do UMM turbo e se sim, quais as alterações necessárias?

obrigado
Bernardo Potier

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Não faço ideia, mostra umas fotos.

Até agora os veiculos doadores de bombas Bosch que conheço (e me lembro neste momento) são:

VW Golf 1.6 TD
VW Golf 1.9 TD (montada no meu vermelho mas tive que levar uma falange no veio)
SEAT IBIZA 1.9 TD (montada no neves)
AUDI 80 1.9 TD (não tenho bem a certeza desta)
PEUGEOT 505 TD (a mais indicada e mais facil de aplicar)
FIAT CROMA 2.5 TD (esta dá muito power, só para motores em muito bom estado!)
IVECO 35C12 OU 35C10 (esta dá muito power, só para motores em muito bom estado!)
RENAULT SAFRANE 2.5TD (requer uma falange para o veio porque á diferente)

De momento não me lembro de mais nenhum. É normal que existam mais modelos VW (JETTA, VENTO) ou AUDI que usem as mesmas bombas.
Convém ter noção da forma da bomba, pois existem algumas que são simétricas ás que usamos e não servem. Para começar e olhando a bomba de frente (com o veio na nossa direcção) o mecanismo de acelaração tem que estar no lado direito. Também importa o tamanho do veio.

Bernardo, essa troca convém ser feita por alguém com experiência na aplicação.

A compra de bombas usadas pode ser uma lotaria. A bomba que tenho no vermelho deu-me alguns problemas e ainda não está a 100%. Tinha-me saído mais barato comprar uma reconstruída no TerraX4. Contudo a do neves custou 150€ e está(va) em excelente estado.

Relembro que além do carreto também convém trocar os injectores. Os originais dão mas não optimizam o desempenho. É dos próximos investimentos no neves, no vermelho já troquei.

Para rematar, se tiveres dificuldades ou desconfiares só te posso aconselhar o KIT stage 2 do TerraX4 (passo a publicidade). Podes gastar um pouco mais (muuuuito relativo) mas é um descanso e a garantia do trabalho bem feito. Além disso tens garantia de 1 ano, coisa que não acontece se montares no mecânico. Os custos são relativos e passo a explicar a minha experiência: No vermelho a unica bomba que arranjei custou-me 200€, ao qual adicionas 40 por uns injectores e 40 pelo carreto. Entretanto tive que trocar a bomba por outra porque não estava boa (a troca foi gratis mas representou uma despesa de 10€ ou mais em deslocações. Mesmo assim esta bomba comecou a dar problemas ou seja mais duas idas ao mecânico (20€) e acadou por ter de levar uns vedantes (120€). Quando levou os vedantes decobri que a bomba por dentro tem alguma ferrugem, apesar de funcionar relativamente bem. Mas se a quiser ter a 100% lá terei que largar mais uns 250€..... Posso dizer que fiquei bem arrependido de não ter ido ao Bruno.
Contudo no neves tive muita sorte, o mecânico arranjou uma bomba do IBIZA 1.9 td (tem a mesma forma da do Golf 1.6td) e veio espectacular. Foi montar e ficou logo a trabalhar impecável. Com 200€ fiz a festa. Só arrisquei outra vez porque tive que fazer a troca durante o restauro e já não tinha "plafon" disponivel para mais despesas (e mesmo assim já tinha gasto mais do que estava à espera).

Procura uma bomba de um motor parado à pouco tempo (se ainda estiver a trabalhar melhor) pois é o unico factor que te possa indicar o seu bom estado. As bombas estragam-se ao estar paradas porque deixam de ter a lubrificação do gásoleo que necessitam. Para teres ideia, cheguei a ver bombas completamente bloqueadas!

UMM abraçUMM

j.aldeia

Vivemos e morremos... Disfrutem do intervalo!

Bernardo Potier

UMMzito
Registo
29 Dez 2008
Obrigado pela explicação Aldeia, acho que vou seguir o teu conselho.

Como já referi em outro tópico, tenho a minha bomba a perder gasoleo e requer reparação que não me fica em menos de 250€ e telefonei para o terrax4 e deram-me valores de 400€ para a stage2+ 50€ para a montagem o que eu acho que compença bastante.

Por isso é como tu dizes, prefiro aguardar mais umas semanitas e juntar mais algum dinheiro e colocar uma bomba como deve ser com garantia do que arriscar numca coisa que possívelmente me pode sair mt mais cara.

Mais uma vez, Obrigado

Abraço
Bernardo Potier

Bernardo Potier

UMMzito
Registo
29 Dez 2008
Já agora... Sabes ou alguém sabe de alguém que já tenha colocado essa Bosch Stage 2 da terrax4 e a opinião. se notaram diferenças ou nem por isso...

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Vais notar diferenças, isso garanto-te eu. Sobretudo em baixas!

UMM abraçUMM

j.aldeia

Vivemos e morremos... Disfrutem do intervalo!

TEBI

UMM
Registo
6 Set 2006
Boas, eu monto sempre IVECO, é claro como disse o amigo Aldeia, e muito bem, os motores teem que estar mesmo bons, acabei de montar no meu "prodraive" e aquilo esta fabuloso... até a subir rotaçao se nota o motor com uma alma fora do normal, parece um motor a gasolina:cool: é claro que o motor esta como novo, todo o conjunto deve estar bem afinadinho, injetores calibrados, ponto certinho, debitos regulador da bomba, pressao de turbo etc, etc. Aconselho a ter cuidado com as bombas da sucata, é uma "barretada", as bombas estao paradas e normalmente nunca estao boas, por isso o tenham cuidado a dar €€€€ á malta da sucata, porque eles a pedir é sempre a grande.
Em relaçao as dos VW 1.6 TD, adaptam-se perfeitamente, mas teem um elemento de 9MM por isso não é a melhor opçao, visto o indenor ser 2.5lts e o vw 1.6,1.9lts.

Se quizeres as REferencias BOSCH e respetivas equivalencias, diz porque eu tenho DIAGNOSTICO KTS DA BOSCH tem isso tudo.:cool::cool:

UMM abraço

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Tanto quanto sei a bomba vem da 35C12 ou 10. Essa não sei..........

UMM abraçUMM

j.aldeia

Top Inferior