• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

bomba de vacuo eletrica

Registo
17 Mar 2017
Mensagens
428
Localização
Estarreja-Aveiro
Boas a todos

Quando andamos em brincadeiras TT mais técnicas, os travões dos nossos UMM falham... pois a bomba não tem capacidade para gerar vacuo para o servofreio para 2 ou 3 travegens seguidas...
Tenho visto em alguns UMM mais preparados, aplicação de depósitos reservatórios de vacuo. Mas ficam sempre apoiados pela bomba original, que tambem não é nenhum prodígio de fiabilidade.
já alguém aplicou uma bomba eléctrica? feedback?
ando a estudar esta, proveniente do Jeep Grand Cherokee
s-l1600.jpg


gostava de ter opinião de quem já tenha testado...
p.s. estou-me nas tintas pro que saiu de fabrica! o UMM tem 30 e muitos anos, já muita coisa evoluiu...

 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Boas a todos

Quando andamos em brincadeiras TT mais técnicas, os travões dos nossos UMM falham... pois a bomba não tem capacidade para gerar vacuo para o servofreio para 2 ou 3 travegens seguidas...
Tenho visto em alguns UMM mais preparados, aplicação de depósitos reservatórios de vacuo. Mas ficam sempre apoiados pela bomba original, que tambem não é nenhum prodígio de fiabilidade.
já alguém aplicou uma bomba eléctrica? feedback?
ando a estudar esta, proveniente do Jeep Grand Cherokee
Visualizar anexo 20005

gostava de ter opinião de quem já tenha testado...
p.s. estou-me nas tintas pro que saiu de fabrica! o UMM tem 30 e muitos anos, já muita coisa evoluiu...

Boa, nunca tinha pensado numa "cena" dessas..., também fico na expectativa de alguém que já tenha colocado vir aqui dar o "ar da sua graça ", vamos nessa e aguardar...!!! :cool: :alien:
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.233
Localização
Portugal
Nunca tive problemas com vácuo, mas alguns queixaram-se disso, embora muitas vezes os problemas vinham de outras peças.

O sistema que tenho, apoia-se um depressor aplicado, proveniente de um Peugeot 205. Antes da transformação tinha o depressor original, com o servo Pagero e nunca tive o mais mínimo stress, quer fosse em TT mais técnico ou estrada.
 
Registo
17 Mar 2017
Mensagens
428
Localização
Estarreja-Aveiro
bem pessoal obrigado pelos comentarios... mas aquilo que procurava, ou nunca ninguem usou, ou se usa não comentou.
Portanto siga experimentar, a bomba eletrica está encomendada, vai ser uma de origem VW. Vou esperar que chegue, aplicar e testar... se aprovar, posto um DIY da aplicação da mesma de seguida.

:cool:
 
Registo
29 Abr 2014
Mensagens
672
Localização
Portugal
Boa ideia!

Eu apostava nisso mas se possível numa de um projeto mais antigo.
Os veiculos mais modernos até na bomba de vácuo têm loops de controlo. Ou seja, de acordo com a depressão do circuito de vacuo é ajustada a rotação da bomba por PWM. Muitas vezes ate desligam a bomba se não existir "consumo de vácuo".

Digo isto pois estas mais modernas podem não estar preparadas para tantas horas de funcionamento ininterrupto na velocidade máxima!

Força nisso!
 

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Mensagens
3.192
Localização
Barcelos
Boa ideia!

Eu apostava nisso mas se possível numa de um projeto mais antigo.
Os veiculos mais modernos até na bomba de vácuo têm loops de controlo. Ou seja, de acordo com a depressão do circuito de vacuo é ajustada a rotação da bomba por PWM. Muitas vezes ate desligam a bomba se não existir "consumo de vácuo".

Digo isto pois estas mais modernas podem não estar preparadas para tantas horas de funcionamento ininterrupto na velocidade máxima!

Força nisso!
Caso para dizer, cada macaco no seu galho...
 
Registo
17 Mar 2017
Mensagens
428
Localização
Estarreja-Aveiro
Boa ideia!

Eu apostava nisso mas se possível numa de um projeto mais antigo.
Os veiculos mais modernos até na bomba de vácuo têm loops de controlo. Ou seja, de acordo com a depressão do circuito de vacuo é ajustada a rotação da bomba por PWM. Muitas vezes ate desligam a bomba se não existir "consumo de vácuo".

Digo isto pois estas mais modernas podem não estar preparadas para tantas horas de funcionamento ininterrupto na velocidade máxima!

Força nisso!

aqui está uma boa opinião construtiva!
Por acaso tive isso em conta ao comprar a bomba de vacuo, até porque as mais basicas são muito mais facieis de ligar, sendo apenas necessario +de chave, um fusivel e um relé...
 
Registo
17 Mar 2017
Mensagens
428
Localização
Estarreja-Aveiro
bem setup completo e testado...
271281221_292957966187995_3776975139571588942_n.jpg


Sendo então este composto por:
-bomba de vacuo proveniente de VW polo de 2011.
-válvula anti retorno semelhante as que se usam nos tubos de gasóleo.
-mangueira e T provenientes do fugão lá de casa :ROFLMAO:
-deposito de expansão feito com antiga garrafa de oxigénio descartavel
-válvula pressostacto proveniente de uma ferro de caldeira (que quando afinada na regulação, começa actuar com valores negativos vaccuo)

Depois de umas voltinhas, o feedback é positivo, muito por sinal, o pedal ficou mais leve e sempre disponível.
Em estrada aprova a 200%
Fora dela, em picadas técnicas, noto que a bomba de vacuuo aquece um bocado

A valvula de pressostacto que estou a usar, foi um desenrasque, aceito sugestões de soluções para melhorar este ponto com urgência!
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.547
Localização
Cortegaça
É normal a bomba de vácuo aquecer um bocado, mas se achares que o aquecimento está acima do razoável procura uma solução de arrefecimento para evitar que a vida útil dela seja substancialmente encurtada!
Talvez acrescentar um dissipador ou um "cooler" de um PC de torre!
A válvula do ferro talvez possa ser substituida pela válvula piloto do servofreio dos Alter 2, tens é de lhe colocar um relé para funcionar sem aquecer porque ela é feita apenas para ligar a luz do tablier na ausência do vácuo e não para acionar um motor elétrico!
 

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Mensagens
3.192
Localização
Barcelos
Boas, é bom saber isso. Será uma alternativa aos servofreios dos pajeros?
Será que se aumentares a capacidade do depósito de vácuo a bomba não trabalhará ainda menos?
 
Top Inferior