• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Bomba de Agua 4 pás

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Mensagens
1.361
Localização
Portugal
Viva Pessoal,

Andei a fazer uma pesquisa pelo for-UMM, na tentativa de me informar mais sobre os "estapores" das bombas de água de 4 pás!

Existe este tópico aqui no forumm, sobre bombas de água, mas é muito vago:

Eu já fui a casas de peças, já perguntei aos habituais vendedores de peças UMM, já procurei on-line, já pesquisei no estrangeiro, já fiz pesquisa por Ford Sierra, Granada, Ford, Peugeot J7, J9, 504, 505, pelas referencias dos fabricantes como ex: AIRTEX 1529.

Ando quase à 4 anos a ouvir falar nisto, e até em fotos da net não consigo encontrar uma!
Já ouvi falar que não há à venda, que há, que não há e que o pessoal apenas usa a bomba nova e aplica as 4 pás "velhas".
Bomba agua 4 pás.jpg


Alguém está disposto a ensinar onde se arranja disto novo, usado, ou se já inventaram uma maneira de fabricar apenas as 4 pás e aplicar em bombas novas de 3 pás.

Aqui fica a única foto que tenho:
 

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Mensagens
2.906
Localização
Porto

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Mensagens
3.192
Localização
Barcelos
Agora a questão é: será que vale a pena? Será que faz assim tanta diferença? Se realmente fizer assim tanta diferença, eu estou disposto a perder o amor a 40-50€ e experimentar.
 

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Mensagens
2.906
Localização
Porto
Agora a questão é: será que vale a pena? Será que faz assim tanta diferença? Se realmente fizer assim tanta diferença, eu estou disposto a perder o amor a 40-50€ e experimentar.

Duvido que seja assim tanta diferença.... o que importa é o diametro.
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Acho que não deve fazer assim taaaaaannta diferença, os entendidos no assunto ainda não disseram nada por isso é "pra" esquecer e colocar na prateleira...!!! 🙃
 
Registo
29 Abr 2014
Mensagens
672
Localização
Portugal
Duvido que seja assim tanta diferença.... o que importa é o diametro.
Não necessariamente!

O diametro é proporcional à altura manometrica na saida, mas nao tem relação proporcional com o caudal.

Um propulsor é mais complexo do que "meter pás" ou "aumentar diametro" à toa. E quando o é feito à toa pode ter efeitos contrarios aos desejados e ate destruir a voluta da bomba.


O propulsor dos nossos motores pode ser muuuuuito melhorado. A tecnica original era baseada no modelo mais barato de reproduzir. Hoje em dia com injeção ou mesmo impressão em 3D é possivel melhorar muito.

O nosso motor é tambem bastante espaçoso para aplicar um motor eletrico ao veio da bomba e controlar por pwm a temperatura do dito.
 

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Mensagens
2.906
Localização
Porto
Não necessariamente!

O diametro é proporcional à altura manometrica na saida, mas nao tem relação proporcional com o caudal.

Um propulsor é mais complexo do que "meter pás" ou "aumentar diametro" à toa. E quando o é feito à toa pode ter efeitos contrarios aos desejados e ate destruir a voluta da bomba.


O propulsor dos nossos motores pode ser muuuuuito melhorado. A tecnica original era baseada no modelo mais barato de reproduzir. Hoje em dia com injeção ou mesmo impressão em 3D é possivel melhorar muito.

O nosso motor é tambem bastante espaçoso para aplicar um motor eletrico ao veio da bomba e controlar por pwm a temperatura do dito.

Não referi aumentar diâmetro ou aumentar pás, uma forma de ver isso é desenhar o propulsor e depois fazer uma simulação tipo Autodesk CFD.

Agora, se reparares, as pás das de 3 são maiores e o espaçamento entre elas também, enquanto que as pás de 4 são menores.
 
Registo
29 Abr 2014
Mensagens
672
Localização
Portugal
Não referi aumentar diâmetro ou aumentar pás, uma forma de ver isso é desenhar o propulsor e depois fazer uma simulação tipo Autodesk CFD.

Agora, se reparares, as pás das de 3 são maiores e o espaçamento entre elas também, enquanto que as pás de 4 são menores.

Podes simular em vários softwares (prefiro de longe o CATIA), mas não é so com o propulsor. Tens de ter em atenção a coluna de aspiração, desenho da voluta, coluna de descarga, diametro de tubo, calculo de perdas de carga, viscosidade e densidade do fluido a determinada temperatura e as rpm.

Quanto ao desenho das de 3 e 4 pás que referiste, é normal que assim seja para evitar cavitação. É necessário diminuir o braço do par de forças vetoriais nas de 4 pás para baixares a velocidade de escoamento...entre outras coisas.
 

Neca172

UMM
Registo
4 Jan 2017
Mensagens
462
Localização
V. N. De Gaia, Portugal
Discussão interessante, acho que uma solução elétrica poderia valer a pena para quem faz todo terreno.
Haja motivação para desenvolver a ideia. Força.
 

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Mensagens
3.192
Localização
Barcelos
"O problema do aquecimento está na eficiência do bloco em libertar calor..."

"Por muitas alterações que faças, esse problema vai continuar lá..."

Isto dito pela pessoa que eu considero mais entendedor de umms e certamente a pessoa que mais faz para melhorar os umms.
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
"O problema do aquecimento está na eficiência do bloco em libertar calor..."

"Por muitas alterações que faças, esse problema vai continuar lá..."

Isto dito pela pessoa que eu considero mais entendedor de umms e certamente a pessoa que mais faz para melhorar os umms.
Ora aí está uma resposta em Português que toda a gente compreende, e mais reforço que para ajudar o bloco a libertar melhor o calor nunca se deve pintar, isto dito pelos velhinhos de mãos todas sujam de óleo quando eu era puto e andava de volta deles a fazer aquelas perguntas chatas tipo, o que é isto, para que serve aquilo...!!!
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Está certo! Mas convém que quem sabe muito mais que o senso comum, também comunique na sua linguagem técnica entre pares. E pelos vistos, temos realmente engenheiros?? que sabem com mais conhecimento teórico o que acontece para lá do que se vê 🤓
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Paulo, atenção que aquilo que disse não foi a criticar ninguém nem a tirar o mérito, cada um tem o seu valor e acho que se deve exprimir como sabe e como acha que deve.
O Luis pelo que sei tem muitos conhecimentos ns área respeitante a mecânica e tiro lhe o chapéu, e exprime se da maneira que melhor sabe e correctamente.
Eu sou mais terra a terra foi algo que aprendi durante toda a minha carreira, pois tinha de me exprimir de modo a todos perceberem e mesmo assim por vezes era difícil, tinha de colocar uma pedra na mão direita de um dos meus intruendos com menos capacidade de compreensão e cultura, a culpa não era delle coitado, para saber para que quando mandava virar à direita era onde tinham a pedra.
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Eduardo,
O que escrevi não foi uma crítica ou reparo.
Escrevi, de forma a dar ênfase ao facto, de que afinal, temos entre nós, gente com muito conhecimento teórico. Partilho da tua experiência pessoal profissional, pois também me toca a mim, em milhentas alturas , traduzir teorias em orientação prática, o que nem sempre é imediato e fácil. Agora, o que espero sempre é que os entendidos saibam depois traduzir para os que sabem menos, e não façam da linguagem uma caixa forte.😉
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Eduardo,
O que escrevi não foi uma crítica ou reparo.
Escrevi, de forma a dar ênfase ao facto, de que afinal, temos entre nós, gente com muito conhecimento teórico. Partilho da tua experiência pessoal profissional, pois também me toca a mim, em milhentas alturas , traduzir teorias em orientação prática, o que nem sempre é imediato e fácil. Agora, o que espero sempre é que os entendidos saibam depois traduzir para os que sabem menos, e não façam da linguagem uma caixa forte.😉
Eu percebi muito bem a intenção,nem levo a mal tal intervenção, mas tinha de expor o meu ponto de vista acerca deste assunto de uma forma, digamos mais simples em termos de compreensão por parte dos menos entendidos no assunto...!!!:alien:
 

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Mensagens
4.593
Localização
Portugal
Eduardo,
Ainda podem ficar com a ideia que estamos em desacordo!😀 O que não é verdade. Ainda em complemento do que já escrevi. Por vezes, um assunto, resvala para outro assunto, quase sem podermos evitar! O Luís e o Tiago estavam dentro do tema, numa discussão de entendidos, pouco acessível a todos! Ainda assim, a acontecer. Com o comentário do Pedro e do teu, o foco saiu das pás e da bomba, para o revestimento e características do bloco. E foi nesse sentido que fiz o meu comentário, de esperar que no fim de tanta teoria, alguém perguntar: e afinal, 3 ou 4 pás? Sem se mudar o foco para outros aspectos, como acontece tantas vezes. Agora, alguém me sabe explicar em simples português o que é a voluta, e o que é cavitação?🤓
 

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Mensagens
2.906
Localização
Porto
Eduardo,
Ainda podem ficar com a ideia que estamos em desacordo!😀 O que não é verdade. Ainda em complemento do que já escrevi. Por vezes, um assunto, resvala para outro assunto, quase sem podermos evitar! O Luís e o Tiago estavam dentro do tema, numa discussão de entendidos, pouco acessível a todos! Ainda assim, a acontecer. Com o comentário do Pedro e do teu, o foco saiu das pás e da bomba, para o revestimento e características do bloco. E foi nesse sentido que fiz o meu comentário, de esperar que no fim de tanta teoria, alguém perguntar: e afinal, 3 ou 4 pás? Sem se mudar o foco para outros aspectos, como acontece tantas vezes. Agora, alguém me sabe explicar em simples português o que é a voluta, e o que é cavitação?🤓

Eu só acho que seria engraçado desenhar os 2 propulsores e fazer uma simulação para comparar as 2.

Não é por acaso que também na Índia, onde existem ainda muitos motores XD3P (nos Mahidra) que também só usam bombas de 3 pás.

Diferentemente de nós que andamos a adaptar bombas de veio comprido nos nossos UMM, na Índia ainda há aos pontapés bombas de veio curto com o bocal no mesmo sitio dos nossos.

É preciso é ter cuidado nisto!
1589641152160.png
 
Registo
29 Abr 2014
Mensagens
672
Localização
Portugal
Engenheiros há no antigamente...hoje em dia ha rapazes licenciados em engenharia hehe
Eu abandonei uma de mecanica e agora estou a terminar uma de automação, controlo e instrumentação (sensores, valvulas automaticas, programação de sistemas...etc)

o que falámos de bombas pode ser "traduzido" a algo simples como uma manivela.

Quando queremos apertar uma roda com um determinado binário, podemos colocar uma extensão para com menos esforço realizarmos esse trabalho - nas bombas metes as pás com maior comprimento.

Se forem duas pessoas a fazer força, podes colocar uma extensão menor - mas bombas colocas mais pás.

Se colocares as duas pessoas e uma extensão grande passas o binario e podes partir o perno - nas bombas tens efeitos de aumento de pressão na saida, queda de pressão na entrada e possivel cavitação.

...de forma resumida é isso.

O que falei sobre um motor eletrico é que pode ser ligado direto ao veio da bomba e controla-se a velocidade conforme a temperatura do motor. Com um arduino faz-se isso facilmente e ainda se adiciona outras inteligencias à carroça.
 
Top Inferior