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Bazófias com discos atrás

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
Viva a todos, recentemente abracei o "projeto" de colocar discos no eixo traseiro do meu Bazófias, confesso que estava à espera de uma tarefa bastante mais complicada!!!

Afinal de contas, a colocação de discos no eixo traseiro é algo muito simples de se fazer, ou então tive sorte que a ser verdade confirma a velha máxima por ser a minha primeira vez nestas tarefas...("Sorte de principiante")...

O que fiz foi um pouco à semelhança do que toda gente fáz, comprar um par de discos para 1 susuki samurai, por isso nada de novo!

A diferença pode estar na aposta em um par de bombas de travão que não saíram da citroen nem do gropo VAG, como tive a "sorte" de arranjar bombas de uma renault sénic de 2004 lançei mãos à obra e após algumas horas de estudo e trabalho prático coloquei-as no respectivo cítio.

De momento já tudo foi testado e ensaiado mas apenas com o UMM em cima das perguiças, porque quando me preparava para lhe colocar as jantes de origem vi-me deparado com um problema que não esperava!!!

Os pernos agora são compridos demais e como tenho porcas fechadas não consiguo apertar as jantes porque o curso de rosca das porcas esgota-se antes do fim do perto, logo a jante fica a abanar!!!

Isto acontece porque a espessura do disco é inferior à espessura da polie!!!

Tenho um leque de várias opções para a resolução deste problema, desde colocação de pernos mais curtos (coisa que não tenho), manter os mesmos cortando-os,(esta nem pensar) ou arranjar umas polies velhas para lhes aporveitar a "aba" de encosto!

Esta ultima é de todas a solução que mais me agrada e tudo aponta para que parta para essa sulução...

Enquanto isso não acontece, deixo algumas fotos do trabalho já feito...







 

Sifred

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1 Fev 2011
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-
E os suportes? Foram feitos por ti? Testa lá isso e depois conta lá os resultados.
Eu ando à procura de suportes VAG... conheces quem tenha? Senão talvez os teus sejam uma boa ideia.

SiFrEd - Ricardo Sifredo Loureiro
A liberdade tem um nome - UMM - E o meu chama-se shUMMaka
 

mpf22

UMM
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14 Jun 2011
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Boas Mário

Bonito trabalho sim senhor,essas bombas dão perfeitamente,tais como todas as bombas do grupo renault(traffic,senic,master,laguna)de 2001 para a frente,como do grupo vag ou outros desde que seja de afinação automática,para que não tenha-mos que mexer no repartidor de origem e assim trávam sempre,até acabar o calço claro.
Em relação ao problema com que te deparas-te,se não tiveres a jantes com mais off set do que as de origem,vais ter outro,porque as jantes roçam nas pinças.
A solução para os dois problemas é colocares um espaçador artesanal ou já feito(comprado),ou mandar fazer de uns discos velhos ou de encomenda num torneiro.
As pinças assim ao contrário não desferram?
Aplicas-te um gracer no diferêncial para lubrificação do rolamento?



M.Pedro
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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De fato os suportes foram feitos por mim, foi só criar um molde para testes que curiosamente até foi feito em alumínio para ser mais fácil de trabalhar, depois de ter conseguido fazer o suporte com as dimenções certas só tive que o recriar em chapa de áço para garantir uma melhor estabilidade e segurança das pinças!

Claro que para já ainda é muito cedo avançar com comentários em relação à eficiência de travagem, mas assim que tenha o jipe a andar vou testar e se não gostar dos resultados volta tudo áo ponto de partida, porque esta alteração foi feita sem sacrificio de nenhuma das peças de origem, dá trabalho mas é tudo 100% reversível...

Quanto à questão que colocas sobre suportes de bombas VAG, fala com o "Ajoão", "Albergaria" eles são artistas nisso, já há por cá no fórum pessoal a usar suportes feitos por eles, pelo que sei muito bons...

 

JauneNoir

UMMzito
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7 Set 2009
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Muito bom trabalho!

Esperemos que funcione como é desejado.

Depois irei "chatear-te" porque pretendo fazer o mesmo ao meu JauneNoir.

Abraço,



Joaquim Batista
Sócio 241
 

Camponês

UMM
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18 Mar 2010
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Boas eu no meu, aproveitei as velhas polis, levei-as a um torneiro, e ele fez delas uns espaçadores com a largura de 1 cm, foi o suficiente, para não tocar na jante. Custo, 10€



Amandei o meu UMM ribanceira abaixo, à tua porta parou... Será que o Cab$*!$ se cansou!?...
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Obrigado a todos pelos comentários, para já não tenho mais nada de novo a acrescentar ao que já foi dito...

Vou só aproveitar para responder a umas perguntas.

Pedro, se as bombas correm risco de desferrar!!! confesso que para já ainda não te posso dizer nada sobre essa possibilidade, mas caso isso venha a acontecer tenho uma solução muito simples, ferro o circuito de baixo para cima, feito desta forma jámais haverá problemas de bombas a desferrar.;)

Quanto ao gracer, de fato fui eu que lá o apliquei, mas não é invenção minha, foi apenas o copiar de algo que já hexiste no meu outro UMM.

Amigo Joaquim, fico a aguardar um contacto teu, acredita que não me vais chatear nada... aliás, terei todo o gosto em te dar uma mãozita, se quizeres passa por cá para tirar algumas dúvidas, a casa ainda é a mesma.;)

Amigo Flávio, a ideia de aproveitar as polies é a que irei seguir, mas não vou usar as minhas para esse fim porque estão quase novas, estas vou guarda-las e vou usar duas velhas em fim de vida que virão directamente do Pedro Alcanena com o propósito de serem cortadas...

Depois de terminar mais essa operação passo a testes práticos, espero vir a ser surpreendido pela positiva, caso não goste do desempenho destes travões volta tudo à estaca zero, pelo menos dos velhos travões de tambor nunca me queixei de travarem mal, antes pelo contrário sempre travram até bem demais o que me leva a ter cuidado redobrado em piso molhado.:dizzy_face:

 

Sifred

UMM
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1 Fev 2011
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-
Desculpem a ignorância de quem nao sabe mas quer fazer bem, esse gracer de que falam no rolamento consiste em que?


SiFrEd - Ricardo Sifredo Loureiro
A liberdade tem um nome - UMM - E o meu chama-se shUMMaka
 

MarioMachado

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31 Out 2008
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quote:Originally posted by Sifred

Desculpem a ignorância de quem nao sabe mas quer fazer bem, esse gracer de que falam no rolamento consiste em que?


SiFrEd - Ricardo Sifredo Loureiro
A liberdade tem um nome - UMM - E o meu chama-se shUMMaka

Aquele gracer de que falamos tem como função garantir uma melhor e mais fácil lubrificação do rolamento do semi-eixo.;)

 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Viva a todos, venho ao tópico só para dar a conhecer algumas das diferenças que notei no comportamento do meu Bazófias após esta minha ultima intervenção...

Tenho que referir que apesar de estar "sobeijamente" satisfeito com o desempenho dos novos travões trazeiros do meu UMM também tenho a apontar um aspeto negativo!

Depois de ter a obra terminada cheguei à conclusão que já não vou poder voltar a usar as jantes de ferro originais sem a colocação de uns espaçadores de pelo menos 10mm, sem estes espaçadores a parte interna da jante roça na pinça de travão, para superar esse problema "importei" um par de polies directamente da Santa Casa da Misericordia (Pedro Alcanena);) e mandei-as cortar num torneiro.

Depois fiz alguns ensaios mas optei por colocar umas jantes de aluminio pois o enchimento dado com o centro das polis cortadas estava a roubar algum comprimento de rosca aos pernos, por isso deixei as jantes de ferro de lado.

Este foi até agora o único aspeto negativo encontrado, pois tudo o resto foi uma mais valia, fiquei com um travão de mão muito macio e com pelo menos o dobro do poder de travagem, com o travão de pé noto uma travagem muito eqilibrada e fiquei ainda mais satisfeito com o comportamento do jipe depois de várias travagens em piso molhado, agora já me sinto mais seguro pois um dos meus maiores receios era precisamente ter de travar numa curva com o pavimento molhado...

Pode ainda ser muito cedo para cantar vitória, mas vou vou estar atento e caso me aperceba de algo que não me agrade venho aqui avisar a malta...

A todos um bem aja.
Cumprimentos.
 

mpf22

UMM
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14 Jun 2011
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Boas Mário

Exactamente como tinha te dito.
Quanto às jantes de ferro,a solução que eu adoptei já à muito tempo,foi mandar virar o centro das jantes e ficamos com mais off-set,e já não temos esse problema de elas roçarem,e quem quizer aproveita e pinta as jantes da cor que quizer.Eu fiz isso às minhas que tenho no meu BO e mandei fazer agora às outras que adquiri agora(que vão ser para a minha nova aquisição;)),ou seja vou ficar com dois conjuntos de jantes triangulares com mais off-set,umas cinza rato no BO e outras pretas no turbinado;):D:p.(Esta operação incluindo pintura,anda entre os 30 € e os 50 € cada jante,e com garantia)

Abraço

M.Pedro
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Pois foi Pedro, assim que me falas-te na probabilidade das jantes virem a tocar nas pinças fui logo ver isso, como tenho cá dois conjuntos de jantes de aluminio não me preocupei muito, mandei com as jantes de origem para o longo incluindo jante suplente e coloquei as de liga leve no Bazófias, infelixmente só tenho 4 jantes par cada conjunto, agora tenho que procurar uma jante de aluminio para suplente, porque se tiver um furo estou tramado!!!

Abraço.
 

batrakiu

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11 Jun 2009
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Olá
e com as bombas do golf 4 as jantes tambem roçam nas bombas?

André Santos
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve
 

mpf22

UMM
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14 Jun 2011
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Boas André(batrakiu)

Sim rossam na mesma.Se a jante estiver original,se tiveres mais off set ou espassadores,já não.

Abraço

UMM ALTER II 2.5 TD 11/88 - - UMM ALTER II 2.5 D 01/93



M.Pedro
 
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