Mário vou transcrever algumas das informações das Baterias Optima.
As baterias OPTIMA - são contruidas com a tecnologia SPIRALCELL®, permitindo reunir numa só bateria, todas as caracterÃsticas exigidas nos motores mais potentes e com grande volume de consumo energético.
Com excelente capacidade de arranque a frio e uma grande capacidade energética, são ideais para alimentar veÃculos equipados com muitos acessórios eléctricos.São ideais para alimentar, guinchos eléctricos, arcas frigorÃficos, transformadores para 220v, compressores ou faróis extras tudo a funcionar em simultâneo.
As baterias OPTIMA são absolutamente resistentes ao choque, fornecem ciclos contÃnuos e são seladas, tudo isto numa construção compacta para permitir a instalação de uma segunda bateria.
As OPTIMA são caracterizadas por terem uma resistência eléctrica muito baixa, permitindo rápidas cargas e descargas de electricidade.
Têm uma vida útil duas vezes superior à de uma bateria convencional e uma capacidade de superar vibração 15 vezes superior a uma bateria normal. Sem necessitarem de manutenção, são elaboradas contra a corrosão e suportam um maior ciclo de cargas e descargas do que as baterias convencionais.
Como escolher a sua bateria OPTIMA:Verificar a amperagem que o motor necessita quando está muito frio. Uma bateria standard de 88Ah tem normalmente uma capacidade a frio de 680 CCA, neste caso pode ser substituÃda por uma OPTIMA Red Top 3.7 LS com 730 CCA, isto se o objectivo for apenas fornecer energia ao motor.
A gama de capacidade das baterias OPTIMA vai dos 730 CCA e 44 Ah, com a Red Top 3.5 LS aos 975 CCA e 75 Ah com a OPTIMA Blue Top 5.5 LU, (capacidade medida a frio). O que distingue a capacidade de uma bateria não é os amperes ( Ah ) mas sim a capacidade da mesmo em frio , designado por CCA .
O que é a capacidade de uma bateria? à o conteúdo de electricidade que uma bateria consegue armazenar / fornecer sem estar a ser alimentada pelo alternador ou seja é a capacidade da bateria em compensar o défice de electricidade entre a criada pelo alternador e a consumida pelo veiculo e acessórios.
O défice de electricidade dá-se quando o motor esta parado e existem muitos acessórios eléctricos a trabalhar ou mesmo quando o motor esta a trabalhar mas o alternador não tem capacidade de gerar a mesma quantidade de electricidade do que aquela que os acessórios estão a consumir.
Por vezes temos guinchos com grande capacidade de arrasto mas por estarem ligados a uma bateria com fraca capacidade o guincho morre ou cala-se mesmo com as luzes do jipe desligadas, ou por exemplo, não basta instalar lâmpadas com muita amaragem para evitar a luz amarelada ou ter faróis extras quando não se tem uma boa bateria.
Então será uma atitude sensata a escolha de uma bateria de tracção, uma OPTIMA YELLOW ou BLUE TOP nos veÃculos onde o nÃvel de equipamento exigem bastante do alternador.
Desculpem a transcrição mas é mais fácil que estar a explicar tudo por mim.
Como o WhiteBoy tem uma enormidade de coisas ligadas, Guincho, Faróis extra, radio Cb, inversor, luzinhas aqui e ali. A bateria tinha de ser capaz de aguentar com isso tudo sem sobrecarregar o alternador.
Posso dizer que já saà do monte com a Bomba injectora apagada sem motor só de guincho e andei perto de 2 km entre subidas a guincho e descidas com o carro desligado.
Safei-me na boa, felizmente tinha árvores por perto para ir amarrando o cabo. Foi dos testes mais duros a que submeti a bateria e não se negou.
Outra ocasião andei uma noite inteira com o alternador apagado e consegui chegar a casa com as luzes ainda acessas, pareciam velinhas mas cheguei com 8.5 voltes.
Aquelas baterias são muito porreiras. O senão é o preço delas...
Fica a minha opinião.
AbraçUMM
Humberto Pinto
www.ArnaldoGomes.com