• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Barulhos [RESOLVIDO]

Cristiano Jesus

Iniciado
Registo
1 Jun 2011
Mensagens
18
Localização
Portugal
Boas pessoal..
Para começar sou novo nestas andanças de UMM..
Tenho um UMM Alter I de 1989 2.5 atmosferico, caixa de 5.
e ja de quando comprei o carro (á cerca de uma semana) que anda a fazer um barulho que nao consigo identificar e gostaria de saber se alguem me consegue ajudar..
Portanto.. Quando está em marcha e com acelerador, até por minimo que seja, não faz barulho.. mas mal largo o acelerador e o motor entra em compressão faz um barulho tipo arrastado que parece vir do diferencial ou entao da caixa de velocidades.. mas a questão que fica é mesmo essa. Não sei de onde vem..
Agradecia possibilidades ou alguem que ja tenha passado pelo mesmo que me possa ajudar a identificar o problema.
Obrigado desde já..

Umm Abraço

"Se não tens terra no carro... é porque não estás a fazer a coisa bem... xD"
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.157
Localização
Portugal
Boas!

Primeiro, retira os oleos das caixas e do eixos de tras, por ai vez logo se tens limalhas, ao tirar ao eixo de tras sacas a tampa do diferencial e vez o estado dos dentes

 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Como estão as cruzetas?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 

Cristiano Jesus

Iniciado
Registo
1 Jun 2011
Mensagens
18
Localização
Portugal
Boas..
Já fiz uma revisao geral mas nao tao aprunfundada como o ******* disse.. É que ainda por cima não sou eu que mexo no carro porque pouco sei de mecanica.. mas vou dar essas ideias ao meu mecanico e depois logo se ve.. mas obrigado pelas dicas.. realmente fazendo uma revisao mais a fundo se calhar resolve o problema sem dar por isso.. obrigado pelas opinioes..
quando houver novidade volto a postar..
Obrigado

"Se não tens terra no carro... é porque não estás a fazer a coisa bem... xD"
 

lenhador

UMM
Registo
5 Fev 2011
Mensagens
151
Localização
Portugal
alinha os veios de transmissão....a cruzeta da caixa tem de estar com a mesma posiçao da do diferencial...devem estar opostas....ou andam
"enforcadas" brincos muito altos etc..tal como o Mario voto nas

cruzetas...

abraço

Nada como o cheiro da solda pela manha !
 

pajomoro

UMM
Registo
15 Mai 2006
Mensagens
545
Localização
Portugal
o meu fazia isso e era o rolamento do cubo da caixa de transferência e foi até desfazer o cubo todo. quando acelerava não fazia barulho mas quando largava o acelerador e a caixa rodava livre parecia que ouvia as os dentes dos carretos a passarem uns nos outros.

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues
Orgulhosamente sócio Clube UMM nº96
 

Cristiano Jesus

Iniciado
Registo
1 Jun 2011
Mensagens
18
Localização
Portugal
boas!
entao que conselho deixam? nao andar com o carro até identificar o real problema?
Quando comprei o carro o antigo dono disse que podia ser esse mesmo o problema pajomoro.. digamos que nao desfaz o cubo todo... quanto pagas-te para consertar e o que foi preciso?

Umm Abracumm

"Se não tens terra no carro... é porque não estás a fazer a coisa bem... xD"
 

Cristiano Jesus

Iniciado
Registo
1 Jun 2011
Mensagens
18
Localização
Portugal
Boas pessoal..
Continuo a fazer a revisão no meu RG.. e falando mais pormenorizado com o mecanico ele aponta para possivelmente os rolamentos da caixa de velocidades... é porque é o seguinte.. ele em compressão faz barulho tipo arrastada.. mas desengatando a velocidade deixa de fazer..
quando tá a andar sem tar engatada a velocidade nao faz barulho nenhum.. mas engatando uma velocidade (principalmente para cima de segunda) começa a fazer.. dai o mecanico dizer que possivelmente será caixa de velocidades..
mas.. o quê que acham???
preciso de opinioes...

aguardo respostas..
OBRIGADO!

UMM Abraçumm

"Se não tens terra no carro... é porque não estás a fazer a coisa bem... xD"
 

pajomoro

UMM
Registo
15 Mai 2006
Mensagens
545
Localização
Portugal
Eu quanto a preços não te posso ajudar mas existe aqui no foram quem tenha caixas de transferência com as correntes destruidas e que não compensam a reparação mas que têm os cubos impecáveis e que te os podem vender separadamente. É uma questão de quem as tem de se chegar á frente e avançar proposta de venda.
Já agora verifica se a caixa de velocidades tem óleo(atenção que não leva valvulina, é 15w40 como o motor) e se a caixa de transferência tem valvulina ou baba por um dos cubos (sintoma de que o rolamento já desgraçou o retentor), Verifica também o diferencial traseiro (valvulina e estado da existente nele e retentor do lado da transmissão nos mesmos moldes da caixa de transferência), muitas vezes esses barulhos parecem ser de um lado e depois é outro, podes ter os rolamentos do pinhão também em mau estado e fazer esse barulho quando entram em carga, muitas vezes estragam-se por falta de atenção do dono em relação ao estado do retentor que fica na saída do diferencial junto à falange onde aperta a transmissão. Onde existir babas de valvulina significa retentor morto e rolamento moribundo (aprendi isto da pior maneira), verifica tudo e o que te parecer a ficar mal substitui antes que estrague mais.

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues
Orgulhosamente sócio Clube UMM nº96
 

pajomoro

UMM
Registo
15 Mai 2006
Mensagens
545
Localização
Portugal
Isso da caixa de velocidades é fácil de testar, metes a caixa de transferências em neutro e vais pondo mudanças e acelerando, se fizer barulho é caixa de velocidades se não fizer é daí para a frente.

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues
Orgulhosamente sócio Clube UMM nº96
 

Cristiano Jesus

Iniciado
Registo
1 Jun 2011
Mensagens
18
Localização
Portugal
obrigado pelas dicas.. logo que haja novidades digo..

obrigado!
UMM Abraçumm

"Se não tens terra no carro... é porque não estás a fazer a coisa bem... xD"
 

Cristiano Jesus

Iniciado
Registo
1 Jun 2011
Mensagens
18
Localização
Portugal
Problema RESOLVIDO!!! Demorou mas chegou a bom porto... Troika nao deixou que fosse feito mais rapido ..

Entao o que era o problema.. era simplesmente rolamentos gastos e a porca de afinação do eixo traseiro meia larga.. teve de levar rolamentos de das rodas traseiras juntamente com as anilhas e retentores (tanto os de dentro como os de fora).. e ainda o rolamento do diferencial tambem com o respectivo retentor.. e ainda o oleo especial de caixa de transferencia que o mecanico aconselhou deitar... nada dakeles 5w40 como o de motor... Mas bem .. agora mais umas "coisinhas" e ta quase a andar .. obrigado pelas opinioes..

"Se não tens terra no carro... é porque não estás a fazer a coisa bem... xD"
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
Boas.

Tal como referiu o Viriato é preciso ter em atenção o que lá foi posto dentro da caixa de transferências para lubrificar os componentes. O ideal é oleo de baixa densidade. Valvolina não serve... Cuidado com isso ou as correntes vão à vida num instante.








De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas
 

Patrick

UMM
Registo
16 Ago 2009
Mensagens
1.137
Localização
Portugal
Apoiado Mário, temos de começar a criar uma lista de Carroceiros no tópico das oficinas.
Aqui vai o meu contributo:
Alexandre de Lourel aka Alex que quando eu tinha o trico da porta desafinado entortou-me a porta para que ela fexasse nos 2 trincos, e, disse que tinha afinado as válvulas quando passado uns dias em conversa de capot aberto alguém me disse que as válvulas não tinham sido mexidas.
paguei 2 horas a mais pelo serviço prestado além de me ter danificado material sem me consultar 1º.

Alter II 91 Longo verde Lona- Rio Lizandro=Mafra/Ericeira
 
Top Inferior