• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Barulho

Bruno Sousa

UMMzito
Registo
25 Out 2012
Bom dia a todo.
Ontem, num dos passeio de sábado que vou fazendo de UMM apercebi-me de um barulho vindo de baixo do jipe.
Basicamente quando vou a carregar no acelerador não noto nada mas momento k deixo de acelerar ele faz esse barulho, tipo parece algo a girar com desgaste talvez a roçar ferro com ferro.
As minhas suspeitas são ou os veios de transmissão os diferenciais …

Alguém me consegue dar umas dicas para poder chegar a causa ?

Também já me falaram que pode ser as cruzetas com desgaste …

Na realidade se for nos diferenciais não vou conseguir ver nada nem resolver eu. Se for desgaste nos veios das transmissões ou nas cruzetas talvez consiga com algumas dicas resolver.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Começa por verificar as cruzetas das transmissões. Vê primeiro a cruzeta junto ao diferencial traseiro, costuma ser a primeira a ir embora.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Vê o leitor de CD's do carro, pode ser algum CD da Maria Leal a tocar e tu pensas que é algum barulho mecânico que o carro está a fazer!
Já não eras o primeiro a ir a uma oficina por causa disso ...
Como sei que ela já está danificada ?
É fácil, basta deitares debaixo do jipe e ver se o veio de transmissão traseiro tem folga nas cruzetas.
Para isso tens de agarrar o veio e fazer força lateral para ver se ele mexe lateralmente, se isso acontecer quer dizer que há algum problema!

Bruno Sousa

UMMzito
Registo
25 Out 2012
Cruzetas parecem em bom estado. Já fiz força lateral e não noto folga. Será que pode ser falta de lubrificação?
Vou tentar fazer um vídeo do barulho e tentar publicar aqui.
IMG_4721.jpeg

IMG_4722.jpeg

Roberto

UMMzito
Registo
25 Jan 2023
Estou com um problema muito semelhante ao que o Bruno refere. O eixo traseiro teve folga ao aplicar força lateral. Envie o eixo para uma casa especializada para reparação. Repararam o eixo e trocaram as cruzetas, mas o ruído não foi totalmente eliminado, embora seja verdade que o faz com menos frequência. O facto é que enquanto conduzi sem o eixo traseiro, apenas com o eixo dianteiro este ruído não existia.

Registo
29 Abr 2014
Estou com um problema muito semelhante ao que o Bruno refere. O eixo traseiro teve folga ao aplicar força lateral. Envie o eixo para uma casa especializada para reparação. Repararam o eixo e trocaram as cruzetas, mas o ruído não foi totalmente eliminado, embora seja verdade que o faz com menos frequência. O facto é que enquanto conduzi sem o eixo traseiro, apenas com o eixo dianteiro este ruído não existia.
Pode ter tambem um problema na caixa de transferências

Registo
17 Mar 2017
pode ser tanta coisa diferente... tenta ir dar uma volta com alguém calejado dos UMM para tentar ter umas luzes, porque isso pode ser rolamentos gripados, dentes partidos no diferencial, correntes com folga na caixa de transferencia, cruzetas gripadas, etc etc

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Pode ser folga no estriado da luva deslizante.
Pode ser que a transmissão tenha torsido devido a um esforço mais agressivo.
Por falar em torção da transmissão, tenho cá uma que teve de ser substituída porque de repente começou a fazer o tal ruído em desaceleração e tudo começou depois de umas aventuras muito radicais em que o jipe foi forçado ao limite!

Roberto

UMMzito
Registo
25 Jan 2023
Obrigado a todos por responderem.

Penso que o Mário pode ter razão, porque no dia em que comprei o carro e trouxe-o para casa a parte dianteira do eixo traseiro soltou-se completamente, caindo no asfalto, trabalhando numa posição muito forçada até conseguir parar o carro.

Mas não quero que nos desviemos do problema do Bruno, que foi quem abriu o post.

De agora em diante, concentre-se mais no seu problema do que no meu.

Bruno Sousa

UMMzito
Registo
25 Out 2012
Boa tarde a todos…
Desculpem a demora, mas acho interessante quando se começa uma conversa soube um assunto dar o desfecho da mesma.

Regressando ao barulho…

Depois de dar umas voltas com uns amigos para eles ouvirem o barulho e darem umas dicas do que podia ser… Eis que não fez barulho nenhum… É quase sempre assim 😅.

Levou-me a concluir que pode ser falta de lubrificação.
Como ele esteve quase o Verão todo parado e só voltou a carga na vindima…
Acho que pode ser isso.
Mesmo assim foi dado uma vista de olhos nas cruzetas parece tudo em ordem e sem folgas.

• Like
Reações: bjc
Top Inferior