• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Barulho traseiro (RESOLVIDO)

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
Algiém já teve sintomas no seu UMM quando se vira a direcção fazer um nha..nha..nha ou rrr..r...rr.. como a roçar qualquer coisa ?
È que o mec diz que poderão ser as anilhas.
Isto só faz ao fim de uns valentes 30/40km e nota-se um maior aquecimento do veio mais curto (lado direito-roda direita) que do lado esquerdo e só faz com a direcção pouco ou toda virada.
O mec diz que como uma roda anda mais que a outra nestas situações poderão ser as anilhas mas eu contrapuz e disse-lhe se não seria da valvulina (ele usa da Fina LS).
Pode ser-- diz ele mas ...! Dor esto no que diz respeito a rolamentos,tambores e travôes não é oporque foi tudo ao torneiro a umas semanas para alinhar e rectificar tudo.
Para todos os efeitos vou ver se desencanto a Galp LS90 para testar mas fica a questão se algum de vós teve ou diagnostica o problema !

Abraço
Pedro Reis

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Se aqueçe é porque há fricção. Já viste os travões?

UMM abraçUMM

j.aldeia

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
Aldeia, grande amigo, já se viu tudo !
Foi por causa dos travôes (2x roda presa) que há 2 semanas decidimos ver tudo e a solução foi tirar os semi-eixos fora para retificar as faces do encosto do tambor e ficar tudo alinhadinho.
Daí agora não tenho não tenho problemas e até trava muito melhor.
Quando disse que aquecia é pondo a mão no veio (manga de eixo?)do diferencial (existe um mais curto-direito e um mais comprido-esquerdo) nota-se mais temperatura.
Aqueles aquecimentos que se notava nas jantes por fora era derivado aos travões. Aí ficou tudo resolvido.
É estranho que esse roçar apenas se dê ao fim de uns bons 40 ou mais km e quando se está a fazer marcha atrás ou para a frente com a direcção torcida nem que seja um bocado.
Por esse pormenor é que o mec diz que pdoerão ser as anilhas mas para mim não deve ser mas sim a valvulina que perde propriedades quando em quente e depois faz isso.
Andei há pouco à procura da GALP LS90 e parece impossivel não haver. Arranjei um sitio mas diz que só existe agora em baldes de 20 litros.
Vou ver se mudando a valvulina deixa de fazer o roçar.
Um facto castico é que só faz do lado direito !!!

Abraço

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Pedro os diferenciais aquecem sempre, basta funcionar. Nunca reparaste que, mesmo nos dias de chuva, os eixos estão secos na zona do diferencial?

Repara nos diferenciais das Navarras, esses até têm dissipadores de calor!

Muda a valvulina e conta-nos como foi...

Bom Ano Novo para ti e para a tua familia! Ainda estou à espera que passes cá!

UMM abraçUMM

j.aldeia

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Aldeia, pois é o que eu vou fazer.
Até agora só encontrei da Castrol e por ser para mim fica-me a 10 aéreos cada litro mas tenho de ir buscar a Águeda.
Se não conseguir arranjar o LS90 da GALP é o que vou fazer.
È pá, a vida tem dado tantas voltas que o tempo corre e é verdade sim senhor. A minha mulher tem-me dado cabo da cabeça por não termos ainda fazer-te uma visita. Tem de ser ! Vamos falando !

Abraço

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas, Mário !
Pois na minha santa ignorância de mecânica, tem de ser da valvulina!
Não vejo razão nenhuma de fazer tal ruido apenas em quente.
Vou meter em em principio o CASTROL HHYPOY LS 90 que é mais fácil de arranjar!
Não vou dar quase 300€ por 20 litros do LS 90 da Galp pois se fosse para mais gente, agora só para mim dá para quase 10 anos a mudar 1x por ano.
Vamos a ver.
Vou postando aqui os resultados !

UMM abração e os desejos de boas entradas e Bom Ano 2012 para ti, para o Aldeia que me esqueci acima de escrever e para toda a malta UMMista que me lê.

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas a todos!
Cá estou eu para fechar este tópico e partilhar os resultados.
Como informei acima e como experiência para evitar o barulho do roçar que tinha atrás, tentei rranjar valvulina diferente da FINA que o mec lá colocou.
Após a dificuldade de encontrar menos de 20L de LS90 da GALP, arranjei da CASTROL a HYPPOY 90LS em embalagens de 1 litro cada e sem necessidade de seringas para a colocar no diferencial pois as mesmas tem um sistema de tubo extensível que faz esse trabalho.
Já lá anda no diferencial vai há 2 semanas mas hoje ao fim de uma viagem de uns 40 km constatei que na realidade o barulho desapareceu por completo e sentindo uma diferença abismal no trabalhar do diferencial (muito mais silencioso).
Pois aqui fica a dica para o futuro.

Abraço
Pedro R

Top Inferior