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Barulho nas 4x4

JonesCatarino

UMMzito
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30 Mar 2006
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Boas, já ouvi a opinião de outros ummistas mas gostava de saber se alguém aqui do fórumm já passou por isto.

O meu UMM faz um barulho quando ando com as 4 ligadas , barulho esse que sempre associei à folga do veio de transmisão dianteiro.

Pois, descobri que não é! O barulho tem vindo a "subir de tom", e é qualquer coisa semelhante a palhetas de plástico nos raios de uma bicicleta (quem não se lembra de fazer isto em pequeno).

Sintomas: para além do barulho, prende a direcção quando se volta o volante, por ex. a fazer uma manobra.

Um facto curioso: deixa de fazer o barulho quando desligo os cubos.
O barulho é mais alto quando o carro está em desaceleração.

Alguém me pode dar umas dicas sobre isto?

Abraço

JonesCatarino
UMM AlterII 1989
 
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30 Mar 2006
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Tuvalu
Boa noite
O meu quando o comprei vinha parecido e quando lavei e lubrifiquei os cubos passou.

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058
 

Inactive

Mestre
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26 Mar 2006
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boa noite jones

eu ja tive o mesmo problema e troquei as cruzetas dos semi-eixos e tirei a folga do diferencial e nunca mais fez o tal barulho (ve tb as cruzetas da transmissao)


cUMMprimenTTos



O que e nacional e bom. UMM sempre.
Miguel Mauricio
Alter II "91 Turbo
Moita do Ribatejo
 

nunumm

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30 Mar 2006
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"para além do barulho, prende a direcção quando se volta o volante, por ex. a fazer uma manobra."

Isso é normal com as 4 ligadas... ficas sempre com a direcção mais pesada a fazer manobras, e se aceleras o volante tende a dar fortes safanões e a querer voltar à posição central.

Cumps
Nuno
 

JonesCatarino

UMMzito
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30 Mar 2006
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Bom, as cruzetas são todas novas e já não tenho folga no veio.
Os cubos também foram limpos e lubrificados. Espero que não seja no diferencial :devilish:.

JonesCatarino
UMM AlterII 1989
 

filipeumm

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29 Mar 2006
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quote:Originally posted by JonesCatarino

Bom, as cruzetas são todas novas e já não tenho folga no veio.
Os cubos também foram limpos e lubrificados. Espero que não seja no diferencial :devilish:.

JonesCatarino
UMM AlterII 1989
Boas Jones,olha que eu acho que è(n),já passei pelo mesmo:clown:


Filipe Pinheiro
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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olha jones verifica no veio de transmissão se tens alguma marca de raspanço isso já me aconteceu uma vez e era o meu escape quando ligava as 4 roçava no veio de transmissão
 

toz

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31 Mar 2006
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Ve se tens folga no pinhão de ataque. Desliga os cubos e as 4 e roda o veio da frente à mão e ve se não notas esse barulho mas a um ritmo mais baixo e com menos intensidade. Ve se sentes de onde vem o barulho.
Eu aposto no rolamento do pinhão.

Cumprimentos, Tozé.

Deus é bom, mas o vinho...
 

JonesCatarino

UMMzito
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30 Mar 2006
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Boas, só agora é que estou de volta...
Esta semana vou debruçar-me sobre o problema e entretanto vou postando aqui as evoluções.

Abraço e Obrigado

JonesCatarino
UMM AlterII 1989
 

JonesCatarino

UMMzito
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30 Mar 2006
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Meus amigos, o ponto de situação é o seguinte:

-meti o "Vermelhão" com o eixo da frente no ar,

-desmontei toda a parte dos cubos e rolamentos das rodas até às mangas de eixo (tal como o Nuno fez em https://for-umm.pt/oldthreads/836),

-verifiquei todos os rolamentos e cruzetas, apesar de serem novos, não havia falta de lubrificação nem vestígios de sujidades ou água,

-os semi-eixos não apresentam desgaste algum,

-o veio de transmissão não tem folga (por enquanto) e as cruzetas também são novas.

Bem, até aqui tudo ok.
Depois foi a vez do diferencial. Tirei o óleo, que se apresentava limpo sem qualquer limalha ou sujidade. Após uma verificação visual não encontrei nada de anormal.

Depois fiz o seguinte teste:
com as rodas no ar liguei só um cubo de cada vez para a posição 4x4 deixando o outro na posição 4x2 e rodei as rodas alternadamente.
Resultado: na roda direita com a posição 4x4 fez o tal barulho no diferencial.
Mexendo no diferencial para cima e para baixo reparei que tem uma ligeira folga do lado do rolamento direito.

Durante a próxima semana irei desmontar o diferencial e tentar desvendar o "mistério".

Até lá UMM Abraço

JonesCatarino
UMM AlterII 1989
 

toz

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31 Mar 2006
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Acho que já passou uma semana :)

Cumprimentos, Tozé.

Deus é bom, mas o vinho...
 

crisc

UMMzito
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15 Set 2006
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Caros amigos,
Como tinha o mesmo problema do Jones e como tinha também uma fuga de valvolina pelo lado direito do diferencial da frente achei que tinha chegado a hora de deslindar de onde vinha o barulho. Até ver dei pela cruzeta do lado direito gripada. Dentro do diferencial ainda não vi se tem alguma avaria. Houve no entanto uma situação que não percebi. Dentro das mangas de eixo e até ao sítio onde trabalham os retentores (dos dois lados) tinha tudo completamente cheio de lama, (dai a origem na rotura do retentor). Será que alguém pode dar uma ajudinha no sentido de me dizer se falta algum guarda pó no semi-eixo do lado da roda para evitar a entrada de sujidade.
UMM abraço e obrigado.
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Costuma ter uma chapa agarrada ao semieixo(tipo uma anilha)quase do tamanho do furo da manga de eixo,mas não veda totalmente só ajuda a não entrar objectos maiorzitos tipo pedras ou paus.


Filipe Pinheiro
 
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