Mario desculpa mas não concordo muito contigo acerca de as parabolicas serem superiores em muitos aspectos,o problema é de as adaptações que vemos por aí serem adaptações em alguns casos mal feitas,por serem sistemas herdados de outros carros e não são indicados para o "equilibrio" da nossa carroçeria.
As molas elicoidais têm varias vantagens em termos de cruzamentos de eixos,não perderem o "efeito de mola" tão depressa como as parabolicas e claro a grande vantagem de montar este sistema no UMM é o ganho em angulos de ataque e saida,e ainda há o curso da mola que nas molas elicoidais é superior,para termos o mesmo curso nas parabolicas temos que recorrer aos brincos tipo revolver logo neste aspecto consegui-mos ganhar em cruzamento de eixos.
Há quem ponha por serem mais confortaveis tambem.
Há um UMM pelo menos bem conhecido de alguns que tem este sistema e ainda este ano já fez o Rainforest,o Facochero.
Agora estou de acordo contigo quando dizes que no UMM é um investimento que pode ser muito bem dispensado,só quem tiver muitas facilidades em arranjar peças e seja o proprio a fazer destinado a um uso especifico é que vai tirar boas contrapartidas deste sistema.
Filipe Pinheiro