• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Barra de direccao partiu, que solucoes possiveis?

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
A todos os que tenham interesse neste assunto
ou
possam colaborar directamente agradecia o contributo.

Poucos sao os que devem de ter passado por esta situacao - a circular na via publica e a barra de direccao "posterior" simplesmente cedeu / partiu, sem aviso.

Pela altura do aniversario do Clube UMM em 5 Novembro de 2011 no dia anterior a noite aconteceu o que demonstrado na pagina 5 deste topico
https://for-umm.pt/oldthreads/17723/5

Mais informacao e pormenores ver topico >>> https://for-umm.pt/oldthreads/13539/3


Algumas fotos do sucedido, para melhor interpretacao aqui no topico:




a elevada corrosao nas partes inferiores deste modelo estao bem visiveis - reparar ja na falta de material nas molas semi elipticas.(parte inferior)

ja com a luz do dia fotografei o pormenor como o "corte natural" foi feito....como que cortado com uma rebarbadora!!!


De reparar que ao longo de todo o corpo exterior da barra a corrosao e' elevada (pelas razoes ja faladas nos outros dois topicos, "salitre" nas estradas inglesas com alta concentracao e ate uma certa data muito corrosivo)


A unica foto possivel do conjunto de barras de direccao, dado que mal chegou de ser "remendada" nao parou muito tempo no chao e foi aplicada para tentar participar no percurso organizado pelo Clube UMM no seu aniversario - nao aconselho ninguem a fazer o mesmo, desnecessario expormo-nos a riscos...mas la segui.




A intencao deste topico postado aqui no forum UMM e' sem duvida seguir a logica "FOR US - BY US" = de "nos para nos".

1 Quem ja tem solucao agradecia que ca viesse postar informacao, e partilhasse com a comunidade.

2 Quem nao tem solucao tem todo o espaco e tempo do mundo para ca vir enriquecer o topico, partilhando "dando e levando" informacao.
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
A fotos de seguida demonstram uma das sugestoes do material a usar
(ver caracteres impressos na propria barra)






Quem esta a cargo de me desenvolver este conjunto "reforcado" e' a Integra Support, que de imediato sugeriu usar T45 por razoes mais que obvias.

Portanto nao se sintam limitados em sugerir ou contribuir para um estudo de barras de direccao "TOP".
Pois para mim a minha seguranca e a dos que estao comigo conta muito.

Agradecia a contribuicao de TODOS os que se achem na capacidade de contribuir para este assunto.


Obrigado
Carlos Pires


 

TOMMY

UMMzito
Registo
26 Out 2009
Mensagens
126
Localização
Portugal
Boas.
Nunca passei por esta situação apenas só empenei uma. Na altura, depois do empeno, soldei duas bandas/cantoneiras em L uma de cada lado e nunca mais chateou. De momento não tenho fotos desta alteração mas depois posto.
Em relação ao tubo de paredes reforçadas penso que seja uma boa opção pois é a que vou fazer para a carrinha.
Cá na ilha existe uma opção que penso ser muito boa :



Não, não está empenada. Esta barra foi feita com uma barra de torção. Foi cortada à medida pretendida e depois foi só abrir rosca em cada uma das extremidades. Este jipe rola em estrada sem qualquer problema e apenas a barra "verga" em situações extremas o que penso que evita esforço sobre a rosca. Esta foto foi tirada em 2009 e até hoje continua a fazer trial.


Bons trilhos :cool:

luis Tomaz
http://forum.tt-terceirense.com
 

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Mensagens
1.242
Localização
Portugal
Já ouvi falar da barra de uma L200 ou qualquer coisa assim parecida que é muito mais resistente e com as rotulas melhores e mais resistentes também.

È mole mas sobe.
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
A minha questao e' manter tudo em estilo "desaperta as velhas, aperta as novas e ja esta" = PLUG IN.

Agora rotulas mais reforcadas?
Como sera melhor o aperto das rotulas a barra?
"por dentro" ou por fora a barra?

Toda a informacao recolhida aqui e debatida sera para o proveito de quem ca vier contribuir, e quantas mais contribuicoes mais rico fica o topico.

Quem tem o caso em mao nao tem tempo para ca vir ao topico (internet etc) portanto o mais "debatido" o assunto aqui for mais "refinada" a ideia ficara e com o contributo do forum UMM.

Continuo a espera do pessoal se distrair menos com os off topics e focar mais em questoes relacionadas com os nossos UMM's.
Obrigado a todos que ca vao passando.
 

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Mensagens
1.242
Localização
Portugal
Já alguém deste forum falou que depois de lhe terem pedido um balúrdio pelas rotulas UMM, meteu as barras de direcção de uma L200 ou de um Pagero e pelo que parece as rotulas são mais resistentes como assim a barra também.

Resta agora se acusar, porque já não me lembro quem foi.

È mole mas sobe.
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
ok Bruno
e' isso...venham testemunhos ou contributos...
se acabarmos com uma coisa "ainda melhor" do que o que ja esta feito por outros (Original UMM ou outros)...ainda melhor.

O Pessoal perde-se muito "la em baixo no off topics"
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
Até hoje não me posso queixar das barras de direcção de origem,e todos sabem o que as minhas aguentam,o unico "segredo" que tenho já é conhecido por muitos é estarem reforçadas com um varão em aço por dentro,sem soldaduras nem nada.
Barras que estejam de origem e empenem podem ser desempenadas mas têm de levar reforço,pois vai empenar novamente e mais facilmente do que a primeira vez se não levarem o reforço.
"Reforços" como muita vez se ve por aí com cantoneiras,barras e afins soldadas muita atenção a isso!!!!Pode não vergar mas pode partir!!Além disso dá chumbo na IPO!!
No teu caso Carlos o melhor é mesmo fazer umas de raiz porque o teu carro tem o sistema diferente por ter volante á direita.Mas para o que fazes com o UMM uma barra de origem era mais que sobredimensionada,essa é que coitada como mostras nas fotos o "bicho" já andava aí há muito tempo e claro partiu pelo ponto mais fraco que foi no fim da rosca onde enrosca o terminal de direcção,que a meu ver foi mal dimensionado de origem...o diametro do tubo da barra de direcção é "pequeno" para a medida de rosca que foi feita para enroscar o terminal.
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
Muito obrigado Filipe e' isso mesmo.
Gostava de ver mais opinioes.

Lembro que embora estejamos a falar de um veiculo " de volante a direita" as "novas barras" serao fabricadas tanto a direita como "a esquerda" - ou seja serao feitas barras para veiculos de volante a direita e a esquerda.

As barras fabricadas serao para manter todos os UMM como que de "origem", com comportamentos e prestacoes "tal e qual" as barras originais....mas neste caso "todo o conjunto" mais robusto, pensando ate em rotulas "universais" mais "robustas".

Venham mais opinioes,
vou convidar *******, streepreacher, markilhas, PedroUMM, verdes radios, TEBI, ummendes e outros que me falha a memoria para ca virem tentar, dar mais umas luzes ...mas todos os que tenham experiencia pratica do caso ou "ideias" minimamente organizadas DEVAM ca vir postar.

Obrigado
CP
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Na minha ignorância pergunto: fazer barras e usar ponteiras / rotulas mais resistentes, não nos arriscamos a fazer com que outro componente ceda quando estiver em esforço? Se a barra aguenta mais esforço, este, em situações mais intensas, não vai danificar / partir mais facilmente o (já conhecido como causador de problemas) apoio da caixa de direcção?

Desculpa não apresentar soluções, isso é areia a mais para a minha camioneta!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Mensagens
1.242
Localização
Portugal
Também tens toda a razão Alex, se aquele era um ponto fraco e o vamos tornar forte ira aparecer outro mais fraco, mas no meu caso que muito pouco TT ou quase nenhum faço de 2 em 2 anos meto terminais de direcção.

È mole mas sobe.
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
Tubo T45 é excelente mas o que postaste na foto parece-me tubo com costura o que invalida imediatamente o seu uso como barra de direcção. A única opção será tubo de fundição.

Penso que tubo maciço será demasiado sobre-dimensionado para um UMM com uma utilização normal mas não pode ser colocado de parte essa opção para UMM's que façam competição. Num cilindro de aço maciço também é mais trabalhoso abrir rosca.

O que me parece também indicado é que a inspecção visual a todo o sistema de direcção é tão importante como a verificação do sistema de travagem. Parece-me no entanto que a malta se esquece dos cuidados primários de manutenção o que é um aspecto a rever nas mentalidades principalmente porque os UMM's já não são novos.



Free2UMM
 

NSMP

UMM
Registo
10 Mar 2010
Mensagens
1.015
Localização
Portugal
A propriedades médias de um aço com 0,2% de carbono em peso giram em torno de:

Módulo de elasticidade (Módulo de Young) Longitudinal: 210GPa
Módulo de elasticidade (Módulo de Young) transversal:80 GPa
Coeficiente de Poisson: 0,3
Limite de escoamento: 210 MPa
Limite de resistência a tração: 380 MPa
Alongamento: 25%

O Aço com especificação T45 é "reforçado" com Manganês o que lhe altera por completo as características de "dureza" e flexibilidade. No caso de um aço normal o limite de resistência à tracção é de +- 380 MPa ou seja 380x10E6 Pa e este T45 de cerca de 900MPa OU seja 900x10E6 Pa. Isto é o valor de tensão que o aço suporta até partir (o que é muuuuuito), isto já tendo em conta o perfil cilindrico.

Até começar a apresentar deformação permanente aguenta cerca de 620 N/mm2 em vez dos 210 N/mm2.

Carlos, penso que é menos grave empenar a barra de direcção (situação que aconteceria em condições normais de uma barra nova ou em boas condições) do que vir a partir outros orgãos mecânicos. Se reforças a barra e deixas o resto do conjunto na mesma, vai-se transferir o ponto mais fraco para outra peça e quais serão as consequências disso?
Por outro lado, os valores que esta liga apresenta sugerem uma felxibilidade muito elevada o que pode ajudar a atenuar/absorver o impacto/tensão no resto das peças que compõe a direcção.

Não sou perita em nada disto... é apenas uma tentativa de ajudar a melhorar.

cUMMprimentos
Natacha


http://www.wix.com/natasca/coisas-de-tt
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
Acabei de convidar para ca virem ao topico dar o seu parecer / opiniao / contributo os seguintes membros:

markilhas, Xaimix, kingstar, Miguel Gomes, streepreacher, verdes radios, ummendes, TEBI, *******.

Os mencionados e tantos outros sao bem vindos a mesma.

Estamos em epocas das 24hrs e nao espero visita ao topico para breve, mas aguardemos os contributos.
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
quote:Originally posted by PedroUMM

Tubo T45 é excelente mas o que postaste na foto parece-me tubo com costura o que invalida imediatamente o seu uso como barra de direcção. A única opção será tubo de fundição.
Comentario 1

Penso que tubo maciço será demasiado sobre-dimensionado para um UMM com uma utilização normal mas não pode ser colocado de parte essa opção para UMM's que façam competição. Num cilindro de aço maciço também é mais trabalhoso abrir rosca.
Comentario 2


Pedro,

desculpa comecar por ti, so para esclarecer aqui um pormenor, pois as pessoas quando nao sabem nao tem culpa, pois nao nascem ensinadas a saber quem e' quem ou quem faz o que.

Comentario 1 - O autocolante que pus na fotografia foi para "ligar" uma coisa a outra....e ate para a imagem nao andar pela net sem estar minimamente "agarrada" a quem de direito.
Ou por outras palavras:
A fotografia nao e' para mostrar autocolantes nem "publicidade forcada" mas sim foi para mostrar a "marca" no tubo da designacao respectiva de T45 e a sua capacidade de ruptura >>> T45 R=700/900 que esta mais que previsto ser usado nestes varios conjuntos de barras de direccao a serem fabricados.
Onde poderas ter visto a "costura" nao sei, mas ja agora ficas com a duvida tirada, pois se calhar nao reparaste bem.

Em tom de publicidade ou ate esclarecimento a algum pessoal que nao sabe e passa a saber a Integra Support e' a unica empresa certificada em Portugal pelo fabricante de T45 a ter um certificado "por escrito" a dar as garantias da resistencia e das caracteristicas fisicas do "T45 a 900"...sim especialmente a gama que a I.S. utiliza estende-se a 900Mpa. Para mais pormenores passo a esclarecer que no minimo tem que haver uma compra de 1KILOMETRO sim mil metros em T45 para este ser fornecido EM CADA "MEDIDA" ou referencia/diametro, e a Integra Support nao trabalha com um unico diametro, ou seja "varios kms" das varias referencias (fazendo as contas podem comprar um apartamento so em "barras de ferro" de TOP.

Comentario 2 em relacao ao tubo macico ser "sobre-dimensionado" mostro-te aqui e ao pessoal umas fotos fresquinhas tiradas este sabado passado apos ter feito uns 300kms para cada lado para ir falar com o "Senhor dos Aneis":



Este senhor de cabelos brancos...deu-me esta barra que tenho na minha mao direita...e disse-me umas coisitas.



eu entretanto tirei umas fotos...para partilhar aqui com o pessoal.











Em resumo a estas fotos:

Fiquei muito surpreendido em ver estas barras aplicadas e ainda mais surpreendido pelas palavras apos ter contado o meu episodio, e passo a citar as palavras de um "ex concessionario UMM" ca em inglaterra:

"Carlos, o que te aconteceu chegou a acontecer a muitos dos nossos clientes mesmo passados poucos anos do veiculo estar ca em circulacao, tinhamos clientes que eram perfeitamente "bons conductores e bons clientes" t tivemos casos em que o aperto simplesmente perdia a rosca e a rotula saltava fora e viamos o "buraco" ali com a rosca mesmo "pobre" e fraca. Outros partiam como a tua sem qualquer sinal de corrosao. Sim de 1990 a 1991...inicio de 92 recebemos muitos casos como esse, a UMM montou um lote de UMM's com deficiencia de fabrico nestas barras, eram mesmo muito fracas, na altura ainda me lembro o cabo dos trabalhos que tive que passar com tantas "garantias" UMM e claro eles sabiam do problema e la se resolvia, mas penso que foi o fornecedor da UMM que "facilitou" num lote bastante alargado e isso teve reflexos nos veiculos, nao sei em Portugal como foi, mas aqui em inglatera tivemos muitos casos desses, tiveste sorte.
Nos na maior parte dos casos na altura ofereciamos a solucao que tu podes mesmo ver na pick up ca do concessionario (ver fotos acima mencionadas)"

Mas caramba aquilo sao barras para "camiao"...arre.
E usavas o mesmo aperto/rosca e a mesma rotula?

Sim altamente robusto e nunca mais tivemos problemas com os clientes que optavam por seguir este caminho

NOTA: para vosso apontamento esta barra e' uma barra "sextavada"= de seis lados com o diametro de 30mm "macica"...e de "parede" apos a furacao para o aperto da rotula tinhamos 5mm de parede, mais parede=espessura tinhamos nas zonas dos vertices das "faces" da barra.
Um peso muito alem das de origem.

Eu perguntei e entao a caixa de direccao?
resposta:

Simples um tirante de fora a fora a caixa nao mexia...reforcavamos o apoio da caixa, o proprio era "escorado" contra a longarina oposta a longarina que dava apoio normal e assim acabavamos por ter a caixa de direccao exactamente no mesmo sitio mas "escorada em varios pontos"...nao mexia!

Obrigado a todos os que postaram, tenho acompanhado atentamente os posts.

PERGUNTA: continuo a pensar se sera boa ideia "trocar" de rotulas de direccao "originais UMM"....ou se ir para algo "universal" mas mais "robusto"?

(a questao de usar barra topo de gama T45 esta mais que assente e abrir rosca sera o minimo das minhas preocupacoes pois na Integra Support podemos dar ordem para fabricar um diferencial do "zero" e la existem meios "in house" para ser executada essa tarefa, portanto abrir rosca numa barra T45 nao sera preocupacao)

Obrigado a todos pelos contributos e venham mais pontos de vista.
Carlos Pires


 

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Mensagens
1.285
Localização
Portugal
Boas

Para a barra maior, eu tenho para aplicar um perfil sextavado maciço roscado nas extremidades para colocação das ponteiras, tal como mostras nas fotos. Com uma barra destas pode-se "usar e abusar" sem qualquer tipo de problema. O material mas fraco julgo que continuam a ser as ponteiras. Como não absorve tanta energia, as folgas aparecerão mais cedo.

Para a barra que vai do eixo para a caixa de direcção, devo manter a barra de origem reforçada por dentro com um varão maciço (ideia já indicada aqui).

O perfil tubular, é mt bom para esforços de torção e pode ser uma boa ideia para a aplicação que pretendida.
Em termo de oxidação, sem dúvida que o Aluminio é bastante melhor que o aço.
Quanto à espessura mínina do perfil, só mesmo o "saber de esperiência feito" poderá ajudar e validar mas terá que ser maior que a das barras de origem, pois ainda será necessário abrir rosca.

Tenta ver as caracteristicas do mecânicas deste material que indicas, principalmente a resistência à e propagação à fadiga julgo que este pode ser o principal obstáculo.
Verifica se o material pode sofrer algum tratamento térmico que lhe aumente as caracteristicas mecânicas (após a geometria final), ou mesmo realizar algum recobrimento local nas zonas da rosca.
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.591
Localização
Portugal
Boas!
Pelo corte na barra, ela partir exactamente onde acabava a rosca.
Creio que a espessura do tubo é demasiado pequena para que se faça rosca para a ponteira e claro que com a corrosão de anos acaba por partir certinho.
Eu propunha que as barras fossem feitas de varão maciço onde um torneiro faria a rosca na pontas e nunca com o passe de rosca a menos de 3 mm da superficie do varão.
Nunca optaria por tubo ou tubo + varão interior a reforçar.
Preferia ir directo a varão tipo aço H (uma liga de aço acima do ferro), fazia as cavidades e rosca e mandava cementar.
Mas há mais especialistas em metais que eu por aqui que poderão dar o seu parecer.

Abraço
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.476
Localização
United Kingdom
Ja com algum atraso venho aqui partilhar informacao e tentar fazer um update ao topico.

Algumas pecas ja foram fabricadas...a conversa foi tida a correr e no meio de outros assuntos...portanto perdoe-me em ainda nao ter mandado nenhuma foto ca para o topico.



Curiosidade:
Foi confirmado mais uma vez e desta vez agora pelo senhor Carlos Barbosa (Tucha) este fim do mes de Novembro pela altura das 24hrs em Fronteira o proprio tb confirma que alguns lotes entre os anos de 90 a 92 (creio e cre ele) sem duvida foram "omoletes com menos ovos" = barras mais fracas.

Conversa confirmada tb com um ex concessionario em Inglaterra (como ja dito la atras num outro post) que mencionaram que um determinado ano ou parte dele tiveram muitas reclamacoes a marca e muitas garantias. (no que respeita a este assunto)


Continuo a espera de alguns membros ca do forum UMM que foram convidados a partilhar a sua opiniao ca neste topico.
Obrigado aos que ja ca vieram postar.


 
Registo
15 Mar 2007
Mensagens
201
Localização
Portugal
Não percebo porquê tanta matemática para arranjar barras de direcção mais resistentes.
Basta procurar em carros de outras marcas que não tenham historial de avarias nessas peças, uma barra equivalente e facilmente adaptável ao UMM.

De certeza que se há-de encontrar qualquer coisa!

[email protected]
968505371
GPS N39º 32' 53,2" W8º 27' 2,6"
 
Top Inferior