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Baixas - Dúvida

kingstar

UMM
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18 Jun 2008
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Boas!
Alguém mais experiente em mecânica poderá me fazer o diagnóstico do que se passa no meu UD com as baixas.
Então é assim :
quando passo para tracção às 4 colocando claro a alavanca do meio na posição correcta e a outra que liga o diferencial da frente em sentido contrário, em suma o que todos nós fazemos quando queremos as 4x4 incluindo virar os cubos, não há problema algum.
O problema vem depois !:dizzy_face:
Consigo colocar a alavanca do meio outra vez na posição correcta mas a outra é o diabo que a carregue para voltar à posição 4x2.
Da primeira vex que me aconteceu tive que me meter debixo dele e rodando o veio da frente aos bocados lá entrou.
Ontem a mesma coisa exceptuando que ia tentando de cada vez que rodava um bocadito pra frente e lá entrou.
Terei de abrir a cx de trsnsferencia ou tem estas manias de vez em quando ???:cool:
Nunca aconteceu tal coisa quando tinha o Cournil !:D

Abraço
Pedro R


UMM grande abraço
Pedro Reis

UMM - É um...!!! UMM !!!
 

Galloper

UMMzito
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18 Abr 2011
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Isso parece normal pois no meu por vezes tenho de andar para tras e para a frente e só depois é que desliga.

Tenho outro jipe que tem mesmo de se fazer isso de inverter a marcha.

No meu faço sempre assim desligo os cubos depois tento desengatar se não desengata ando um pouca para a frente ou par atras e tento novamente.

UMM ALTER II 2.5D - 88
GALLOPER 2.5TDI - 98
KAWASAKI KVF400 4X4 - 99
FORD MONDEO 1.8TD - 97
 

Sifred

UMM
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1 Fev 2011
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É mesmo isso, são teimosos! Tenta desengatar com o carro em movimento. Normalmente basta não travar completamente e deixar rolar, outras tentar em marcha atrás. Deve resolver!

SiFrEd - Ricardo Sifredo Loureiro
A liberdade tem um nome - UMM - E o meu chama-se shUMMaka
 

bruno-991

UMM
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31 Jan 2010
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pneus gastos num eixo e pneus novos no outro ou até diferentes pressões de ar nos pneus dão origem a situações destas, ou até quem sabe não terás ai uma relação diferente nos diferenciais.
Deves engatar a marcha atrás e andar lentamente e desengatar a alavanca e só depois deves desengatar os cubos no exterior.

È mole mas sobe.
 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas

Ja quase tudo foi dito excepto que e mesmo recomendavel trocar de 4x4 para 4x2 em andamento, metes 1a tiras o pe da embraiagem, o gajo arranco das um toquesito e ela entra, eu ate costumo tirar na caixa antes dos cubos quando vou a travar, depois saio desligo nos cubos e ta safo
Nos manuais d grande parte ds jipes referem para trocar em andamento

 

pajomoro

UMM
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15 Mai 2006
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Isso deveria ser fácil se executado em andamento e com os cubos ligados, o passar de 4x2 para 4x4 e vice-versa dever feita com os cubos ligados e em andamento para que o mecanismo de engrenagem esteja sincronizado com o carreto da caixa de transferência. Uma forma de comprovares é tentar fazer estas operações com os cubos desligados, vais ver que arranha como se fosses uma lady a tirar a carta de condução. Se por outro lado, mesmo com os cubos ligados tens dificuldade em engrenares ou desengrenares as quatro, então é melhor fazeres uma revizão ao cubo da caixa de transferência. Quanto ás baixas (nos Alter II a alavanca da marcha normal-neutro-marcha reduzida) a mesma não de ter dificuldade em passar por todas as posições independentemente do diferencial da frente estar ligado ou não desde que com o carro parado.

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues
Orgulhosamente sócio Clube UMM nº96
 

kingstar

UMM
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18 Jun 2008
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Boas!
Obrigado por tão variadas opiniões mas todas num mesmo sentido!
Por acaso nunca experimentei desengatar a mesma em marcha atrás.
A alavanca do ponto neutro vira como a manteiga sem problema. O problema está na outra.
às vezes entra sem esforço algum mesmo à maneira mas outras vezes lá lhe dá a mania e fica
com essa dificuldade.
Tem a ver de certeza com alguma posição do veio de transmissão.

Obrigado a todos.



UMM grande abraço
Pedro Reis

UMM - É um...!!! UMM !!!
 

bruno-991

UMM
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31 Jan 2010
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Nos UMM turbos essa dificuldade é mais acrescida, porque existe uma diferença maior na relação do diferencial posterior para o anterior.

È mole mas sobe.
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Atenção que não é normal a alavanca ficar presa, é sim habitual ver-se essa alavanca ficar presa os estar perra.

O 4x4 tem de ser sempre desligado com suavidade, ou seja, a manobra de mover o comando da tracção tem de ser feita com suavidade e naturalidade, se for forçado pode estar a estragar.

Por vezes o desengatar o 4x4 pode-se tornar dificil em muito boa parte devido ao desgaste de material e a acontecer deve-se proceder da seguinte forma:
-Pressionar suavemente a alavanca para desligar o 4x4. Caso seja necessário efectuar muita pressão, deve-se fazer deslocar o UMM em marcha-atrás e ao mesmo tempo vai-se pressionando a alavanca. Se tudo estiver a funcionar sem avarias, não será preciso andar mais do que 2 metros para trás.

O que ainda o pessoal por vezes esquece é que o veio onde está ligada a alavanca é lubrificavel e tem afinação de folga e quando não tem lá uma única grama de massa e as alavancas estão cheias de folga o sistema não poderá funcionar correctamente...



Free2UMM
 
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18 Jul 2010
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viva.
podera haver todo terrenos que se engrenem e vise versa não è o caso dos nossos so se deve mudar de as rotoras com a viatura parada assim como o diferencial frontal.
agora o problema...é feitio eu durante a minha vida proficional conduzi centenas de umms a ums era presiso fazer o que aqui ja foi dito outro não
forçar é que não pois o veio que prende as alavancas das rotoras é muito fragil por ser oco,tem no topo um graser.
espero ter ajudado abraço moreira
 

kingstar

UMM
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18 Jun 2008
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Boas!
Forçar é coisa que não o faria !
Ambas as alavancas movem-se com facilidade exceptuando a que desengata (a da lado do pendura)
que por vezes teima em não se mexer.
Têm ambas muita lubrificação e por isso não é daí!
Para mim o carro tem de ser desengatado parado mas se dizem que se pode fazer isso em marcha atrás lenta eu vou experimentar.

Abraço
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Colocar a caixa redutora em baixas ou vice-versa tem de ser com o UMM parado, a andar também dá para o fazer mas isso guarda-se para quem sabe...;)

Ligar ou desligar o 4x4 pode ser feito em andamento e desde que seja sem grandes velocidades nem tem problema algum.

No meu PE por vezes prende um bocado, mas no OE é super suave e nunca prendeu...



Free2UMM
 

bruno-991

UMM
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31 Jan 2010
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Desligar 4X4 podes fazer até a 100 a hora, que caixa tens é de alumínio tens lá valvolina?
Parado desligado essa alavanca deveria se movimentar facilmente tanto para a frente como para trás.

È mole mas sobe.
 

kingstar

UMM
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18 Jun 2008
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Eduardo Filipe, claro que é feitio!:cool:
Onde é que o UMM tem defeitos ? Bah!!!:dizzy_face:
E eu tenho sempre a maior calmitude depois de ter feito a revisão dos 50 000.:D
Abraço
Pedro Reis
 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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Para mudar de 4x2 para 4x4 e vice-versa deve ser com o UMM em movimento a velocidade baixa. Entram e saiem que é uma maravilha e sem arranhar.
 
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