• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Baixas - Dúvida

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
Alguém mais experiente em mecânica poderá me fazer o diagnóstico do que se passa no meu UD com as baixas.
Então é assim :
quando passo para tracção às 4 colocando claro a alavanca do meio na posição correcta e a outra que liga o diferencial da frente em sentido contrário, em suma o que todos nós fazemos quando queremos as 4x4 incluindo virar os cubos, não há problema algum.
O problema vem depois !:dizzy_face:
Consigo colocar a alavanca do meio outra vez na posição correcta mas a outra é o diabo que a carregue para voltar à posição 4x2.
Da primeira vex que me aconteceu tive que me meter debixo dele e rodando o veio da frente aos bocados lá entrou.
Ontem a mesma coisa exceptuando que ia tentando de cada vez que rodava um bocadito pra frente e lá entrou.
Terei de abrir a cx de trsnsferencia ou tem estas manias de vez em quando ???:cool:
Nunca aconteceu tal coisa quando tinha o Cournil !:D

Abraço
Pedro R

UMM grande abraço
Pedro Reis

UMM - É um...!!! UMM !!!

Galloper

UMMzito
Registo
18 Abr 2011
Isso parece normal pois no meu por vezes tenho de andar para tras e para a frente e só depois é que desliga.

Tenho outro jipe que tem mesmo de se fazer isso de inverter a marcha.

No meu faço sempre assim desligo os cubos depois tento desengatar se não desengata ando um pouca para a frente ou par atras e tento novamente.

UMM ALTER II 2.5D - 88
GALLOPER 2.5TDI - 98
KAWASAKI KVF400 4X4 - 99
FORD MONDEO 1.8TD - 97

Sifred

UMM
Registo
1 Fev 2011
É mesmo isso, são teimosos! Tenta desengatar com o carro em movimento. Normalmente basta não travar completamente e deixar rolar, outras tentar em marcha atrás. Deve resolver!

SiFrEd - Ricardo Sifredo Loureiro
A liberdade tem um nome - UMM - E o meu chama-se shUMMaka

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
pneus gastos num eixo e pneus novos no outro ou até diferentes pressões de ar nos pneus dão origem a situações destas, ou até quem sabe não terás ai uma relação diferente nos diferenciais.
Deves engatar a marcha atrás e andar lentamente e desengatar a alavanca e só depois deves desengatar os cubos no exterior.

È mole mas sobe.

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas

Ja quase tudo foi dito excepto que e mesmo recomendavel trocar de 4x4 para 4x2 em andamento, metes 1a tiras o pe da embraiagem, o gajo arranco das um toquesito e ela entra, eu ate costumo tirar na caixa antes dos cubos quando vou a travar, depois saio desligo nos cubos e ta safo
Nos manuais d grande parte ds jipes referem para trocar em andamento

pajomoro

UMM
Registo
15 Mai 2006
Isso deveria ser fácil se executado em andamento e com os cubos ligados, o passar de 4x2 para 4x4 e vice-versa dever feita com os cubos ligados e em andamento para que o mecanismo de engrenagem esteja sincronizado com o carreto da caixa de transferência. Uma forma de comprovares é tentar fazer estas operações com os cubos desligados, vais ver que arranha como se fosses uma lady a tirar a carta de condução. Se por outro lado, mesmo com os cubos ligados tens dificuldade em engrenares ou desengrenares as quatro, então é melhor fazeres uma revizão ao cubo da caixa de transferência. Quanto ás baixas (nos Alter II a alavanca da marcha normal-neutro-marcha reduzida) a mesma não de ter dificuldade em passar por todas as posições independentemente do diferencial da frente estar ligado ou não desde que com o carro parado.

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues
Orgulhosamente sócio Clube UMM nº96

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
Obrigado por tão variadas opiniões mas todas num mesmo sentido!
Por acaso nunca experimentei desengatar a mesma em marcha atrás.
A alavanca do ponto neutro vira como a manteiga sem problema. O problema está na outra.
às vezes entra sem esforço algum mesmo à maneira mas outras vezes lá lhe dá a mania e fica
com essa dificuldade.
Tem a ver de certeza com alguma posição do veio de transmissão.

Obrigado a todos.

UMM grande abraço
Pedro Reis

UMM - É um...!!! UMM !!!

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Nos UMM turbos essa dificuldade é mais acrescida, porque existe uma diferença maior na relação do diferencial posterior para o anterior.

È mole mas sobe.

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Atenção que não é normal a alavanca ficar presa, é sim habitual ver-se essa alavanca ficar presa os estar perra.

O 4x4 tem de ser sempre desligado com suavidade, ou seja, a manobra de mover o comando da tracção tem de ser feita com suavidade e naturalidade, se for forçado pode estar a estragar.

Por vezes o desengatar o 4x4 pode-se tornar dificil em muito boa parte devido ao desgaste de material e a acontecer deve-se proceder da seguinte forma:
-Pressionar suavemente a alavanca para desligar o 4x4. Caso seja necessário efectuar muita pressão, deve-se fazer deslocar o UMM em marcha-atrás e ao mesmo tempo vai-se pressionando a alavanca. Se tudo estiver a funcionar sem avarias, não será preciso andar mais do que 2 metros para trás.

O que ainda o pessoal por vezes esquece é que o veio onde está ligada a alavanca é lubrificavel e tem afinação de folga e quando não tem lá uma única grama de massa e as alavancas estão cheias de folga o sistema não poderá funcionar correctamente...

Free2UMM

Registo
18 Jul 2010
viva.
podera haver todo terrenos que se engrenem e vise versa não è o caso dos nossos so se deve mudar de as rotoras com a viatura parada assim como o diferencial frontal.
agora o problema...é feitio eu durante a minha vida proficional conduzi centenas de umms a ums era presiso fazer o que aqui ja foi dito outro não
forçar é que não pois o veio que prende as alavancas das rotoras é muito fragil por ser oco,tem no topo um graser.
espero ter ajudado abraço moreira

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Boas!
Forçar é coisa que não o faria !
Ambas as alavancas movem-se com facilidade exceptuando a que desengata (a da lado do pendura)
que por vezes teima em não se mexer.
Têm ambas muita lubrificação e por isso não é daí!
Para mim o carro tem de ser desengatado parado mas se dizem que se pode fazer isso em marcha atrás lenta eu vou experimentar.

Abraço

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Colocar a caixa redutora em baixas ou vice-versa tem de ser com o UMM parado, a andar também dá para o fazer mas isso guarda-se para quem sabe...;)

Ligar ou desligar o 4x4 pode ser feito em andamento e desde que seja sem grandes velocidades nem tem problema algum.

No meu PE por vezes prende um bocado, mas no OE é super suave e nunca prendeu...

Free2UMM

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Desligar 4X4 podes fazer até a 100 a hora, que caixa tens é de alumínio tens lá valvolina?
Parado desligado essa alavanca deveria se movimentar facilmente tanto para a frente como para trás.

È mole mas sobe.

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Eduardo Filipe, claro que é feitio!:cool:
Onde é que o UMM tem defeitos ? Bah!!!:dizzy_face:
E eu tenho sempre a maior calmitude depois de ter feito a revisão dos 50 000.:D
Abraço
Pedro Reis

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Para mudar de 4x2 para 4x4 e vice-versa deve ser com o UMM em movimento a velocidade baixa. Entram e saiem que é uma maravilha e sem arranhar.

Top Inferior