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AVARIOU AO 1ºDIA é AZAR

fvinhas

UMM
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6 Fev 2009
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Olá ainda agora começou o mundo UMM e já está encostado... Ia eu levar o menino para a garagem da minha mana, para começar os preparativos e não é que o mesmo primeiro não queria ligar, só dava um sinal Clack no motor de arranque, parecia-me e nem sinal do motor a rodar dava, após algumas insistências lá pegou, um pouco esquisito e quando o coloquei em marcha lentamente o mesmo bloqueou, parecia que o diferencial da frente estava bloqueado, coloquei a primeira, estava a alavanca para o normal e o diferencial frontal desligado, os cubos da roda estavam virados para o 4x4 terá a ver alguma coisa com isso??? o diferencial estará danificado? quando engatei o diferencial frontal ele andou, mas parecia que algo estava a andar mal, parei o jipe e desliguei, amanha pela manha vou ter com o mecanico a ver se é grave. queria ser eu a tratar de tudo, mas como ainda nao tenho conhecimentos suficientes lá terei que deixar para quem sabe...

Alguém me pode ajudar?

Nunca mexi num 4x4, ontem fiz os unicos 2kms desde onde me deixou o reboque até minha casa e sem problemas.

Hoje PUFF

Digam-me que há solução e se puderem vejam as fotos na parte mecanica, já vi lá algumas desilusões, que me dizem?

http://www.fvinhas.com/umm/exterior/http://www.fvinhas.com/umm/exterior/
http://www.fvinhas.com/umm/interior/http://www.fvinhas.com/umm/interior/
http://www.fvinhas.com/umm/mecanica/http://www.fvinhas.com/umm/mecanica/

Atentamente,
Obrigado por Tudo
+ um amigo UMM
 
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8 Jun 2006
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Amigo Vinhas (?)

Para todos os PUFFs existem soluções:p, só para a morte é que não:disappointed_relieved:.

O que nos diz é vago, pelo menos para mim. Espere pela opinião do mecânico, ou de outro amigo aqui do forumm.

De qualquer maneira, ponha o carro em 4x2, os desembraiadores também em 4x2 e tente andar com o carro. Depois ponha a alavanca em 4x4 e os desembraiadores em 4x2. Depois ponha tudo em 4x4. Se sentir alguma prisão NÃO FORÇE.

Diga-nos o que é que o carro fez, ou não fez e em que posição estavam a alavanca e os desembraiadores!

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

fvinhas

UMM
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6 Fev 2009
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Quando arranquei devagar porque tenho medo ainda nestes primeiros dias porque nao sei como ele está, o que me aconteceu foi que quando arranquei ao andar para a frente um bocado ele voltou para trás, como se tivesse batido numa pedra e voltasse para tras, eu ai embraiei o carro e verifiquei as mudanças. qual a sequencia mais acertada para a colocação das mudanças? Falo na tracção as 4 rodas, com a caixa em normal, com a caixa em redutoras e so diferencial de trás.

Eu nao entendo como funciona a caixa e os "blocos" nas rodas. como tem que estar para andar e quando é que se altera e porque é que se altera. Pelas perguntas estão a ver que sou novo nisto e nao percebo nada, dai ter deixado estar como estava quando chegou às minhas maos...

Quanto ao nao ligar sequer, deve ser motor de arranque certo? roda-se a chave e nada...

Agradeço qualquer informação util.

Atentamente,
Francisco Vinhas
 

RochUMM

UMMzito
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26 Dez 2008
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Se ouves aquele clack é sem duvida o motor de arranque (antes de comprares outro verifica se esse tem arranjo)

Quanto ao resto,aguarda pelo os peritos aqui do ForUMM como disse o nosso amigo Verdes Rádios.

AbraçUMM
 

kingstar

UMM
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18 Jun 2008
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Francisco, ai!ai!ai !!!!
Isso tá mau aí para esses lados para aqui está sempre alguém a ajudar!
A utilização das 4x4 depende do ambiente em que o bichUMM está!
Vamos ver: podes ligar as redutoras apenas com as rodas de trás colocando a manete pequena (a que está toda à esquerda) para trás e a do meio para trás tb.
Se quizeres funcionar com as baixas nas rodas da frente,ligas os cubos manualmente em cada roda.
Tens lá as instrucções numa chapa ao lado da chaufagem.
NÂO USES os cubos da frente ligados nem as baixas em estrada e se não quiseres usar o diferencial dianteiro desliga os cubos.
Quanto a dar chave e nada : tens luzes no quadrante ? Vè se não tens um fusível queimado!
Caso contrário faz aquilo q eu já fiz uma x : dá uma marteladela (de mansinho, não é uma marretada, na zona do bendix do motor de arranque)! Às vezes tem essa birra!



UMM grande abraço
Pedro Reis

UMM
UNFORGETTABLE MEAN MACHINE
 

mr.bones

UMM
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25 Jun 2008
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quanto a rodares a chave e não dar nada... vamos para já pensar que era porque o carro estava parado há algum tempo, ou algo do genero, ok?!

quanto ao resto:
vai as rodas da frente e olha com atenção para o meio. Vais reparar que o bloco da roda tem duas posições: 4x2 e 4x4, com jeitinho repararás tambem que se rodares o veio que está no bloco, colocas esse mesmo veio em qualquer uma dessas posições.
até aqui tudo bem?

ok. regra geral:
em estrada normal, deves ter os blocos (de ambas as rodas) em 4x2. Quando entras em terra, paras o carro, sais do carro, vais as rodas da frente e rodas os blocos para 4x4. Entendido para que servem os blocos?

no entanto, não basta teres os blocos para 4x4 para dizer que se está com tracção as 4 rodas...esse é um primeiro passo. Depois de teres entrado em terra, teres saido do carro, e teres rodado os blocos para 4x4, voltas a entrar no carro e olha para uma chapa negra que tens ao lado direito da saufagem... ai está explicado qual a manete pequenina que liga o diferencial dianteiro (uma vez que o diferencial traseiro está sempre ligado)...quando puseres a manete pequena na posição "LIGADO", aí sim teras o carro com a tracção às 4 rodas ligada. Obviamente que para desligar, terás de mudar a posição da manete e rodares os blocos das rodas para a posição 4x2.
Entendido até aqui?

Abraço

Mr.Bones
 
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8 Jun 2006
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Amigo Vinhas

Realmente deverá ter, pelo menos:cool:, 2 problemas(y).

1-Os desembraiadores (cubos das/nas rodas) servem para ligar as rodas da frente ao diferencial da frente. Em andamento e ao estarem desligados (4x2) e estando a alavanca de 4x2/4x4 em 4x2, o diferencial estará parado, poupando material, gasóleo etc.

2-Se engrenar a alavanca de 4x2/4x4 em 4x4, mas não ligar os tais cubos das rodas para 4x4, a força/movimento da caixa chega ao diferencial mas não é transmitida às rodas (isto é uma situação apenas explicativa, por principio não tem qualquer utilidade).

3-Para que o carro fique de facto em 4x4 terá que ligar os tais cubos e a alavanca para 4x4.

4-A sequência deverá ser:
4A-Ao entrar num terreno mau, liga apenas os cubos.
4B-Se vir que vai precisar de tracção integral (4x4) , então liga a alavanca de 4x2 para 4x4. Fica então de facto em 4x4:p.
4C-Se vir que precisa de mais força, liga então as redutoras.
4D-Tenha atenção que na alavanca das redutoras existe um ponto morto intermédio entre as "altas" e as "baixas". Esse ponto morto servia/serve para ligar um guincho mecânico ou maquinaria agrícola, que o motor/caixas teriam que fazer mover com o carro parado.

5-Se as suas redutoras se poderem inserir sem estarem as 4x4 ligadas, NUNCA faça isso. O esforço exigido apenas ao eixo traseiro é demasiado.

Mesmo estando num terreno mau, só pontualmente precisará de andar em 4x4, muito poucas vezes precisará de 4x4 + redt. Tente fazer a maior parte dos precurssos e 4x2, vai ver que consegue. Se usar o 4x4 ligue logo que possivel para 4x2.


UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

fvinhas

UMM
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6 Fev 2009
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Quanto a luzes no quadrante tenho de certeza, a luz de aquecimento das velas esta a dar o timing penso eu que o correcto, o que acontece é que se vira a chave e da um clack, como se o motor de arranque nao estivesse a dar a volta, penso que esse já era. O que mais me preocupa no meio disto tudo é que o jipe nao andava... estou a passar-me ehehehehe o que vale é que posso contar com a vossa experiencia no terreno e na mecanica.

Sou muito novo nestas coisas e pouco percebo, já tenho os manuais e tenciono ver tudo, amanha vou buscar o mecanico para ver se ele me ajudo um bocado, isto se perceber, porque não há muitos mecanicos que percebam de jipes e por ai fora... pelo menos por estas zonas, eu acho é que ele ja teve um UMM por isso espero que consiga ver este problema, já deram uma vista de olhos no meu bicho? na parte que eu tirei fotos da mecanica, as ultimas fotos para mim sao assustadoras e nao sei bem como resolver, vou ter que esperar uns tempos ate ter dinheiro para comprar o material todo para me por maos à obra.

Sou informático, e quero entrar no mundo UMM, mas para alem de precisar da vossa ajuda e compreensão vou precisar de sorte, o que para já nao aconteceu... o jipe a nivel de interiores está bom.

Já agora, se analisarem as fotos que tiro ao motor, e por baixo, junto da caixa do lado direito tem um tubo que está cortado, e quando ligo o jipe, fica uma fumarada e parece que entra fumo dentro do habitáculo...

Bem parece que o tenho que desmontar todo e por tudo novo... LOL

Obrigado
Fvinhas UMM
 

fvinhas

UMM
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6 Fev 2009
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Obrigado desde já as explicações do mr.bones e do verdes radios, fiquei a entender como funciona a caixa.

Quando liguei o jipe após várias tentativas infurtiferas, no qual o motor de arranque fazia um barulho estranho e das duas vezes que nao pegou ao rodar a chave para tras ouvi um estrondo um bocado grande no motor de arranque penso eu.

Quando o bicho lá pegou, estava nos cubos 4x4 no diferencial desligado, e no Normal sem redutoras. e engatei em primeira como num carro normal...

E foi ai que aconteceu, quando acelerei e começou a andar lentamente ao travar ouvi como se algo estivesse solto mesmo por baixo do jipe, perto da caixa tipo, quando andei a tirar fotos durante o dia de hoje, tirei por baixo à manete da caixa e do diferencial e das redutoras e no meu entender ate pensava que a manete do diferencial se tinha soltado e andava solta, amanha com luz vou dar uma vista de olhos para ver se houve estragos, so faltava mais isto...

Obrigado a todos pela a ajuda dada, e ainda sinto o cheiro do trabalhar do jipe, tem um cheiro a queimado esquisito... e deita muito fumo, bem parece que cometi um erro ao comprar este UMM, mas tem a inspecção feita, apesar de saber que quem tem amigos nao morra na cadeia...

Bem esperemos que amanha tudo se resolva ou o mecanico diz que venda para vinho... ehehehe

Abraços UMMs
 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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Boas! Se isso acontece só com o diferencial da frente ligado (ou seja, com os cubos em 4x4), é porque o diferencial tem algum problema, dentes partidos, rolamentos danificados...
Se acontece em todas as circunstancias, pode ser o diferencial de tras na mesma situação ou mesmo as cintas de tras empancadas.
Já vi que és de Braga, eu sou de Joane/V. N. de Famalicão. Se precisares de ajuda, apita.

Cumprimentos.
Tozé,

www.UMMistas.com

Deus é bom, mas o vinho...
 
Registo
8 Jun 2006
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Amigo Vinhas

Só agora vi as fotos. Peço-lhe desculpa, mas pelo que se vê, esse UMM está quase em fim de vida(n).



UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Amigo fvinhas esse UMM pode já ter andado nas mãos de muitos artistas, ás tantas ainda tens aí diferenciais com relações diferentes!! pode parecer ridículo dizer isto, mas sabe-se lá o que é que para aí já andaram a fazer!!!
Cumprimentos




Alter 2 turbo
UH-26-51
 

mr.bones

UMM
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25 Jun 2008
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o mecanico ia aí hoje, certo?!
como correu? o que é que ele disse?

eu sou de Lisboa... mas tenho arranjado o meu carro aí em cima na Trofa, e estou mais que contente. Se precisares que te indiquem alguem ligado aos UMM para te dar uma opinião acerca daquilo que precisas, avisa...

Abraço e boa sorte

Mr.Bones
 

kingstar

UMM
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18 Jun 2008
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AMigo João, tb não é bem assim em fim de vida!
Pronto! o bichUMM precisa de uns bons cuidados e uns tratamentos de
beleza e chaparia e uma revisão bem feita a tudo mas não é assim tão
grave.
É pena é que anteriores mãos não foram as mais cuidadas!
Já vimos máquinas em muito piores condições.

UMM abraço
Pedro Reis
 

fvinhas

UMM
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6 Fev 2009
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Boas tardes... boas noticias... o meu UMM voltou a andar, desliguei os blocos das rodas da frente e VOILÁ... voltou a andar, possivelmente tem um problema no diferencial frontal, conforme alguem disse que poderia ser dentes ou rolamentos, esperemos que seja o que fica mais barato.

Vou ver se amanha o levo então para a garagem onde vai ficar durante uns tempos em manutenção, durante todo o processo vou tentar colocar aqui as fotos...

FIM DE VIDA??? nem me diga isso porque, ainda agora o comprei... gostaria de tentar saber o histórico dele, por onde andou... mas vai ser complicado... Com tempo tudo se resolve e como já vi muitas reconstruções/restauros e substituiam muita coisa, claro está que deverei fazer o mesmo ao meu, pois quero ficar com ele.

Como devem ter reparado os apoios das molas não estão iguais o do lado esquerdo tem ali mão de um "artista" um pouco artista... pois está ali uma valente m***da... até eu faria melhor com um ferro de soldar e ferro...

Junto envio as fotos do problema do FUMO e do cheiro...

Pelas fotos aparentemente o filtro do AR é novo certo? Mas o cheiro que está dentro da caixa preta é precisamente o cheiro que eu sinto quando o ligo, para além do mais conforme mostro no video sai um fumo branco de um tubo preto que não sei o que é... estranho muito estranho. Alguém me sabe dizer o que é aquele tudo? de onde vem?

Linsk Abaixo das fotos:

- http://www.fvinhas.com/umm/mecvideos/
- http://www.fvinhas.com/umm/mecvideos/umm1.zip
- http://www.fvinhas.com/umm/mecvideos/umm2.zip

Preciso de 2 Faróes novos para a frente, estao todos inferrujados e desfeitos, iria precisar das peças completas, por acaso alguém tem para venda?

O UMM está a começar a ganhar vida, comecei pelas portas que tinham dificuldade em fechar, mas com spray milagroso de volta aos velhos tempos, ou quase... a porta traseira é que fica com uma folga entre o vidro e a borracha como poderei resolver? substituir a borracha?

O tubo transparente que sai do "filtro" não tinha que estar ligado a algum lado ou pelo menos nao deveria estar tapado certo? é que está tapado.

Quanto à bomba de água para os vidros só tem saida para um dos tubos, posso arranjar um T para colocar na bomba? ou existe uma com 2 saidas e 1 entrada...

Desculpem ser chato, apenas queria tentar perceber algumas coisas que me aparecem e nao sei se é normal ou nao...
Desculpem o texto enorme... sorry...

Abraços
**UMM<>FVINHAS<>UMM**

 
Registo
17 Nov 2007
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Boas , benvindo !
Quanto aos faróis paguei eu 18 € por um farol novo (de origem - Rinder) só o farol sem aro nem mais nada por isso se te pedem 30 ou 40 como já me pediram , procura noutro lado!
Quanto ao tubo preto é o que está ligado à tampa por onde se coloca o óleo ? se sim esse é o respiro do carter e significa que tens desgaste nos segmentos .
O tubo transparente que sai do "filtro" de gasóleo é mesmo assim
Só serve para tirar àgua do gasóleo quando se desaperta a porca onde está ligado
Não deveria estar tapado.
Tens de arranjar um T para os Mija-mija (termo tecnico da peça), tenta numa sucata.

.

Um abraço



Nao estás a ser chato



Nuno Abreu


(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga
 
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