• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Avaria no Diferencial traseiro?!??!?

cUMMou

UMMzito
Registo
18 Jun 2006
Boas pessoal...
Parece que isto mais tarde ou mais cedo calha a (quase) todos...

Meti eu o meu QA na auto-estrada (1ªvez) para ir para o Marão com uns TT´s aqui da zona, quando a 15km´s de casa o bixumm PARA. O Diferencial traseiro bloqueou.. Olhei para baixo do jipe e lá estava um fuminho a sair da zona da cruzeta de trás....
Conclusão... o passeio para o Marão acabou assim...

Neste momento enho o QA parado na garagem, e ainda não tive tempo para começar a tratar dele...
Alguém desconfia do que se possa passar ali?
Se alguém estiver interessado em dar uma mãozinha, é sempre bem vinda! ;)

Abraço e desde já obrigado

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Conseguiste fazer o impossivel,por um UMM em cima de pronto-socorro:D
Mas pela descrição que fazes pode ser muito coisa,desde o mais simples ao mais complicado,se bloqueou pode até ter sido os travões,porque normalmente os diferenciais quando entregam a alma ao criador costumam avisar bem antes com ruidos acentuados...

Filipe Pinheiro

UMMario

UMM
Registo
31 Out 2006
Exacto, podem ter sido as maxilas que descolaram e bloquearam..ainda pode ser desgaste de umas anilhas que leva no diferencial...esperemos que fique resolvido o quanto antes:blush:

Uma Maravilha do Monte!!!

Clube UMM - Sócio Nº 113

cUMMou

UMMzito
Registo
18 Jun 2006
Pois..
Como já deu para perceber, o meu UMM tem vindo a ensinar-me bastante sobre mecânica.. E este é um novo capítulo do livro que ainda estou a começar ;)
A questão dos travões não é mal pensada só que, depois de ele parar tive de o tirar do sítio onde estava pois tava em cima de uma entrada na auto-estrada. Então meti primeira e com muito cuidado fui acelerando, o certo é que ele fazia uns barulhos muito esquesitos e depois voltava a bloquear...
Portanto parece-me que será mesmo de algo ligado ao diferencial, já me falaram nos rolamentos... acho que vou começar a desmontá-lo hoje...
Vamos ver..
AH! Uma coisa que me passou e que não inunciei. Tenho o UMM sensivelmente a 9 meses e nunca vi os niveis dos diferenciais e segundo o homem que me vendeu ele teve parado cerca de 2 anos e meio, logo já vão mais de 3 anos sem ver óleos... (acho que tava na altura)

Obrigado pelas dicas...
Vamos ver o que acontece nos proximos episódios...

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
boas

"O Diferencial traseiro bloqueou.. Olhei para baixo do jipe e lá estava um fuminho a sair da zona da cruzeta de trás...."

Uiiii...a mim cheira-me a satelites e ou planétários no "galheiro"

antes disso aconteçer....ouvistes uns estalos??..princilpalmente nas curvas??

fokei este apecto do Fumo..simples..se fosse maxilas o fumo nao saia por ai

UMM abraço
madeira

cUMMou

UMMzito
Registo
18 Jun 2006
Boas...
Madeira: 30 segundos antes de bloquear as rodas de trás, o carro perdeu força eu tentei acelerar e ele bloqueou as rodas... qt a barulho... para além do habitual do UMM n tou a ver...

Parece que o Tozé vai com alguma vantagem...
Depois de tirar os bujons do diferencial deparei que... Não saíu nada de lá de dentro... nada mesmo... nem valvolina, nem oleo nem lixo. (nem sequer petróleo ou ouro;) )
Portanto parece que o rolamento gripou mesmo... Alguém me disse um dia que sem óleo dificilmente funciona. ;) O mais estúpido é que eu ando a adiar a revisão ao óleo dos diferenciais há N tempo... (BURRO!!!)
:angry:~

Tive de deixar o trabalho a meio e não tirei a tampa do diferencial, mas vou ver se amanhã continuo a Odisseia...

Mais uma vez obrigada pelos vossos palpites, e ajudas ;)

Abraço

cUMMou

UMMzito
Registo
18 Jun 2006
A saga contínua... ;)

Para quem não conhece (como eu até a meia hora atrás) aqui está um diferencial traseiro visto de trás... É sempre bom conhecer as profundezas do nosso UMM!

É bonito não é?!?
E agora?!?!?
Ajuda....

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Já que tiraste a tampa aproveitas e lavas essa "musse",uma pistola de lavar daquelas de ligar ao compressor com gasolina deixa isso como novo:D
Já puseste o diferencial em cima de umas preguiças para ver o que prende?Eu sugeria-te a fazer isso e depois toca a tirar rodas,semi-eixos,grupo conico e pinhao de ataque...:Disto a escrever até é fácil:D...mas atenção que se o problema for mesmo do diferencial tem que ser alguem entendido na materia,e claro ferramentas boas e indicadas...

Filipe Pinheiro

cUMMou

UMMzito
Registo
18 Jun 2006
Depois de ler o comentário do filipumm....
:dizzy_face: QUEM ME MANDOU METER A ARRANJAR ESTA PORRA EM CASA!!!! :angry:

Nada disso... pensamento positivo... vamos seguir em frente... o pior que pode acontecer é ter de meter tudo num saco e levar ao mecânico...
Pior não deve ficar....

Quanto às preguiças... tenho uma a 2ª deve chegar daqui a meia horita...
O resto.... vamos indo e vamos vendo....

Afinal de contas tenho tempo... (mas começo a ter saudades de andar nele)

C. Moutinho

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Se precisares de uma ajudinha, avisa. Mas por enquanto não há grande disponibilidade.
Não é complicado, é trabalhoso.

Cumprimentos, Tozé.

www.UMMistas.com

Deus é bom, mas o vinho...

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Os UMM´s não são para andar na autoestrada, eles sentem a falta de buracos e estranham, originando avarias, se andasses só no monte o óleo andava aos saltos e lá acabava por lubrificar isso. eheheh Já me aconteceu o mesmo, os rolamentos levas os velhos a uma casa e arranjas outros, têm cuidado a tirares o pinhão de ataque para não o estragares, aconselho-te o uso duma prensa.

cUMMou

UMMzito
Registo
18 Jun 2006
Mais uma etapa... rodas fora...
Amanha tambores cá para fora pa chegar ao essencial lá pa sexta ou sábado! ;)
Tem sido às pinguinhas mas tenho aproveitado todo o tempo disponivel pa adiantar trabalho...

Tou mesmo dedicado a esta causa... e até tou a curtir largo...

Não percam os próximos episódios.. ;)
Vou tentar ilustrar o meu trabalho com umas fotos para que no futuro consiga ajudar alguém como eu! (é dificil...)

CUMMprimentos...

Registo
30 Mar 2006
Olha que até nem tá com muito mau aspecto, o meu da frente... enfim... estive a fazer uma limpeza e meter valvolina nova e tirei fotos para fazer o que costumo fazer, mas ainda não tive tempo.

Felizmente o meu só deitou fora alguma porcaria que lá estava dentro e eu fui ver o que se passava, não houve fuminhos, e o barulho que andava a ouvir era um rolamento da roda esquerda que agarrou :p

Mas continuação de bom trabalho, é esse o espírito, eu tenho a mesma filosofia, "pior não há de ficar" lol :D

UMM abraço

Nuno André

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's

cUMMou

UMMzito
Registo
18 Jun 2006
Infelizmente hoje não deu pa fazer nada :(

Queria só deixar aqui uma perguntinha e se alguém me poder ajudar agradeço... MUITO...
É preciso tirar os apoios dos rolamentos para os semi-eixos sairem?
É só pa facilitar o trabalho...

Entretanto... descobri uma fuga no depósito... Não é da purga já mudei o vedante....
Solução???
AH! Não sei onde é a fuga... só sei que ela existe pq pinga....

Desde já obrigado...

Abraço

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas

apoios de rolamentos???..deves tar a referir as "chumaseiras"..nao?...akelas braçadeiras ke seguram o diferencial...serve só mesmo pra isso...

para retirares os semieixos ..basta "desencavalos"...se kiseres mudar os rolamentos ke estao na extremidade dos semi-eixos (junto ao diferencial..ai sim deves desapertar as chumaseiras..

mas desculpa a minha franquesa...tenho a impressao ke tudo isso p+ra ti é novidade...e keres ser tu a mudar...e ainda nem sabes o ke tens mal???....

é o ke tu dizes..vais ter de levar isso tudo a um mecanico num "saco":))...assim podes correr o risco de comprar peças ke nao presisas ou enganadas e estragar outras!!!!....

eu no teu caso ia a um mecanico a Serio e de confiança

de onde és...se n fores de longe..pelo menos tento saber..."de ke dente te keixas" :)))

UMM abraço
madeira

cUMMou

UMMzito
Registo
18 Jun 2006
Madeira, Muito obrigado pela genorosidade...

Não estou a trabalhar sózinho... Tenho aqui uns comapanheiros de luta mas da concorrência (toyota Bj40), que pelos vistos sofreram do mesmo mal não há muito tempo...
MAs é novidade para mim...
Mas ajuda especializada é sempre bem vinda... Sou da Maia/Porto!
Percebo a tua preocupação, e quando o jipe parou foi exactamente nisso que pensei:
"Ok... Reboque para que mecânico... ora deixa cá ver...!!!" E nada surgiu... E o pessoal lá se juntou e disse "Nada disso... tratamos disso em casa..."
E assim será... PAra mim tá a ser óptimo... Tou a conhecê-lo (ao UMM) como nunca... E vou sempre aprendendo alguma coisa...
Quanto às questões que tenho colocado é mais para saber a opinião dos UMMistas "profissionais"...
Mais uma vez Muito obrigado a ti e a todos os que em têm ajudado...
Madeira, prometo que se as coisas tiveram a correr mal arrumo o saco e mecânico com ele...
Abraço

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas

o bj é kuase tudo igual--so ke em dimensoes maiores :)

já ke és da Maia (e fica ..digamos um pouco fora de mao :)..pra mim)
pork nao passas pelo Nuno (SOnOI3ntO) ...ke é mecanico e trabalha em Gaia e de certo ke ele te orienta ou entao passas pelo Gonçalo (cigano) em penalva do castelo e tb te ajudará de certo tb

sao ambos membros aki do forUMM

UMM abraço
madeira

Ps: se o teu probema residir nos rolamentos/anilhas/folgas do pinhao....atençao ke isso tem afinaçao...e é pra kem sabe!!!!..se nao corres o risco de partir isso tudo..nao é por acaso ke a pinha e a coroa tem os dentes de esguelha e conicos...

PS: atençao kuando desapertares as Chumaseiras e ja sem semi-eixos o diferencial pode-te cair ao chao sem "avisar" :)

Top Inferior