• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

autoblocante

  • Iniciador de Tópicos LTmaverick
  • Data de início
L

LTmaverick

Guest
viva pessoal, tenho ouvido prai a falar em autoblocante, o que é? para que serve? o meu UMM tem? como se usa?
o meu frontera não tinha nada disso e por isso esta duvida..

I commend your courage, but I will show you no mercy!
 

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Mensagens
1.242
Localização
Portugal
O diferencial é o componente mecânico que distribui a potência vindo da caixa de velocidades pelos dois veios de transmissão (um ligado a cada roda). Contudo, o seu funcionamento só é perfeito se a aderência das rodas motrizes for ideal. Se uma das rodas patinar, o diferencial interpreta esse patinar como se a roda estivesse a percorrer uma distância ainda maior e logo fornece a essa roda ainda mais potência. O resultado final é que quando uma das rodas perde aderência, o diferencial funcionará ao contrário do que desejado, levando a que essa roda patine ainda mais. O autoblocante é um componente mecânico incorporado no diferencial que diminui a possibilidade de uma das rodas começar a patinar. Ou seja, se uma das rodas motrizes começa a patinar, o autoblocante contraria o funcionamento normal de um diferencial, levando a que a potência disponível seja retirada dessa roda e fornecida à roda com boa aderência. São exemplos de diferenciais autoblocantes os diferenciais Torsen e viscosos.

**Assinatura confiscada pelas finanças por falta de pagamento**
 
L

LTmaverick

Guest
pois.. mas...o meu tem?? isso actua automaticamente?? lol

I commend your courage, but I will show you no mercy!
 

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Mensagens
1.242
Localização
Portugal
O teu o meu e o de todos ou quase todos os UMM tem lá isso que são as tais ditas cujas anilhas autoblocantes
Tipo isto

Só que devem já estar gastas e não actuarem como o devido.
Num teste rápido sem ligares 4x4 levas o jipe de maneira a que uma das rodas da traseira se eleve do chão e sem acelerar à parva, se tudo tiver 100% o jipe continuará a andar mesmo com essa roda no ar.

Dá uma vista de olhos neste manual onde podes ver onde é colocada as anilhas
http://www2.dana.com/pdf/5313-3.pdf

**Assinatura confiscada pelas finanças por falta de pagamento**
 
L

LTmaverick

Guest
ok vou ver isso

I commend your courage, but I will show you no mercy!
 
L

LTmaverick

Guest
es grande!!!! muito bem..

I commend your courage, but I will show you no mercy!
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.835
Localização
Cortegaça
Todos os UMMs tem o sistema autoblocante, a grande questão é quantos é que ainda o têm a funcionar!!!

Com o uso as anilhas do sistema de deslizamento controlado vão-se desgastando, mais ainda quando a "maioria" dos mecânicos por desconhecimento troca a valvolina LS por valvolina normal!

Acredito que em muitos casos o uso de valvolina 80/90 "inadequado" seja uma das maiores razões que levam ao desgaste e degradação precoce do autoblocante dos diferenciais DANA!
 

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Mensagens
1.242
Localização
Portugal
Após algumas pesquisas e testes verifiquei que a dita 80/90 não consegue lubrificação entre as anilhas, quando em novas e em pressão,provocando o seu desgaste prematuro, até o sistema autoblocante fica mais forte.

Ao contrario da LS, que desde cedo faz o correcta lubrificação das mesmas levando a um autoblocante correcto e longevidade do sistema.

Agora se tens um sistema folgado sem nenhuma esperança de autoblocante podem usar 80/90 normal.
quote:Originally posted by MarioMachado


Acredito que em muitos casos o uso de valvolina 80/90 "inadequado" seja uma das maiores razões que levam ao desgaste e degradação precoce do autoblocante dos diferenciais DANA!

**Assinatura confiscada pelas finanças por falta de pagamento**
 
Top Inferior