• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

arranha a reduzir

pedro lemos

UMMzito
Registo
14 Out 2009
boas

nao sei o que se passa que quando vou reduzir as mudanças arranham!!

alguem tem uma ideia do que seja?

espanhol5

UMM
Registo
14 Set 2009
é caixa de ferro ou alminio??

Abraço

clasico
HJ-03-13
1984-09-10

Agora sou Feliz...
Tenho um Cournil..

Pedro Santos
961268217

Registo
8 Jun 2006
Amigo Lemos

Poderá ser uma simples e natural desafinação da embraiagem:p, ou o desgaste (ou fractura) dos anéis de sincronização (sincronizadores, ou luvas dos sincronizadores):dizzy_face:.

Quando diz "quando vou reduzir" presumimos que os cabos/sistema hidráulico ou o disco/prensa estão em boas condições, porque não estando "arranharia" quase sempre, quer as metesse ou tirasse (as mudanças(y)).

Inclino-me para os tais anéis. Se assim for apenas com a abertura da caixa terá a solução do problema.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

espanhol5

UMM
Registo
14 Set 2009
as nossas caixa ja por si são duras e desagradaveis... e ainda por cima se os tais aneis pifarm mais incomodeo ficam... mas pode ser uma que tenhas o cabo desafinado e assim a emdreagem não faz o seu trabalho e as mudanças custam a entrar... 1º olha para os afinadores...

abraço

Abraço

clasico
HJ-03-13
1984-09-10

Agora sou Feliz...
Tenho um Cournil..

Pedro Santos
961268217

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

As caixas de ferro ZF, ou seja, com a MA ao lado da primeira não são assim tão RUINS!

Se a caixa estiver nova as mudanças entram bem e suaves, eu faço colecção de caixas dessas que não prestam, o meu jipe trazia uma que arranhava muito e coloquei outra que arranhava ainda mais mas ambas eram suaves. Agora tenho uma que não arranha e é rija como tudo.

Ando a ver se reparo uma compro uma boa que é algo muito dificil!

No teu caso deve ser o que o amigo Verdes Radios te diz

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM

Registo
8 Jun 2006
Amigo Lemos

"Atão é assim..." as nossas caixas são boas e extremamente resistentes (talvez mais a ZF), mas não são eternas(y), especialmente quando andam meses a fio sem óleo ou têm mais água/lama que lubrificante:dizzy_face: ou arranham durante um ano por causa de uma embraiagem com problemas.

Uma caixa dessas para ficar BEM reparada e durar mais "100 mil"(a sua simplicidade é muito enganadora:angry:) tem que ser muito bem vista ao nivel das folgas já existentes, não podendo os rolamentos serem montados à martelada, nem sofrer trocas de umas para outras sem ter alguns cuidados prévios.

Com rolamentos, chumaçeiras e sincronização nova e mais algumas pequenas alterações, mesmo que tudo o resto esteja bom (muito raro:astonished:), sem contar com a desmontagem do carro, é uma reparação cara. Tudo se complica se repararmos a caixa de transferencia(n).

UMM abraço
João

Humber

UMM
Registo
11 Set 2009
Já que se fala aqui nos aneis sincronizadores, e uma vez que este post está pequenino... o João que me parece um verdadeiro conhecedor (veja-se os esclarecimentos técnicos com que nos tem presenteado), não quer por acaso explicar melhor como é que funcionam?

É que esta história dos sincronizadores é como o overdrive do humber, a malta cá em casa já olhou para montes de fotografias e diagramas, e ainda não percebeu bem como é que aquilo funciona.

João?

Obrigado e Abraço,

Luis

UMM... o amigo de todas as horas!

Registo
8 Jun 2006
"Ora, atão é mais ou menos assim"

1-Sincronizadores

A ligação temporária (ou separação) de dois carretos numa CV é feita estando os carretos sobre um mesmo eixo. Para isso um deles de maior diâmetro, galga parcialmente um outro de menor diâmetro ficando os dois ligados. Aqui tudo se complica, porque para o maior encaixar no menor, os dois têm que estar parados, ou quase. Se tal não acontecer a "caixa arranha", diz-se...:rolleyes:

Para que eles parem, nada melhor do que aquele que se vai movimentar para ir encaixar, accionar um mecanismo que os faça parar simultaneamente. Simples ! Não seria ? E até o é, senão vejamos; o carreto (o tal mais pequeno) que vai ser encaixado pelo outro (o tal maior) tem na parte da frente (por onde vai entrar o outro) uma parte cónica. O carreto que vai encaixar (avançando) tem, entre ele e o mais pequeno, um anel de bronze (o tal anel sincronizador) que de certa forma lhe está agarrado mas que vive "livre" entre esses dois carretos. Esse anel sincronizador, na face voltada para o carreto pequeno, tem a mesma forma cónica interior que corresponde exactamente à forma do referido cónico do carreto pequeno. Tudo muito simples.

Tendo e conta que esse anel tem na parte cónica umas estrias que o tornam, e certa medida, “rugoso”, ao avançar o carreto grande para encaixar, empurra esse anel, o anel encaixa no cónico do carreto pequeno, como é cónico e nunca encaixa totalmente “tranca/pára” o carreto pequeno, parando os dois e podendo assim se proceder à ligação sem haver “arranhanços”.

Tudo bem se as peças fosse eternas e não se desgastassem, mas, tantas vezes esses dois sistemas cónicos (um exterior e aço e pertencente ao carreto e outro interior e pertencente ao tal anel) se fazem parar que inevitavelmente o anel de bronze se gasta, perdendo as tais estrias e ao encaixar mais fundo, bate no carreto e os cones não se chegam a tocar, portanto não se dá a tal paragem, portanto os carretos vão “arranhar”, portanto abre a pu… da caixa e toca a gastar dinheiro, porque ele é muito:disappointed_relieved:.

Antes que me puxem as orelhas:angry:, apenas tentámos descrever um sistema mais do que simplificado, muito mais (mesmo muito mais) e com maior precisão haveria que contar. A quem for de Lisboa tenho o maior prazer em tentar demonstrar “ao vivo” a “coisa” a funcionar.

2-Overdrive

Nada mais simples:p. É um mecanismo acessório acoplado no furo da tampa de 5 parafusos da CT (composto por carretos desengrenáveis) que recebe o movimento/força vindo da CV e os transfere para a CT , com uma pequena vantagem, ou transfere-os sem intervir na relação de origem (overdrive não engatado), ou transfere-os alterando para maior velocidade e menos força (overdrive engatado ou inserido).

Penso que sobre estes intrincados assuntos já houve alguém:blush: que fez uns artigos e uns desenhos (absolutamente excepcionais(y)), não sei é lá chegar:dizzy_face:. Alguém cajude ! ! !

UMM abraço
João

Humber

UMM
Registo
11 Set 2009
João,

Eu bem me parecia que eras a pessoa certa para dar a explicação. Fez-se luz... mas como passo os dias em Lisboa, bem que podemos marcar a demonstração ao vivo.

Até porque te podia levar os diagramas do overdrive do meu outro menino - o Humber Hawk de 62... em certa medida, o problema dos diagramas é que estão sempre paradados... um bocadinho de animação e tudo se tornava mais fácil.

Um obrigado à séria.

Luis

UMM... o amigo de todas as horas!

Top Inferior