"Ora, atão é mais ou menos assim"
1-Sincronizadores
A ligação temporária (ou separação) de dois carretos numa CV é feita estando os carretos sobre um mesmo eixo. Para isso um deles de maior diâmetro, galga parcialmente um outro de menor diâmetro ficando os dois ligados. Aqui tudo se complica, porque para o maior encaixar no menor, os dois têm que estar parados, ou quase. Se tal não acontecer a "caixa arranha", diz-se...
Para que eles parem, nada melhor do que aquele que se vai movimentar para ir encaixar, accionar um mecanismo que os faça parar simultaneamente. Simples ! Não seria ? E até o é, senão vejamos; o carreto (o tal mais pequeno) que vai ser encaixado pelo outro (o tal maior) tem na parte da frente (por onde vai entrar o outro) uma parte cónica. O carreto que vai encaixar (avançando) tem, entre ele e o mais pequeno, um anel de bronze (o tal anel sincronizador) que de certa forma lhe está agarrado mas que vive "livre" entre esses dois carretos. Esse anel sincronizador, na face voltada para o carreto pequeno, tem a mesma forma cónica interior que corresponde exactamente à forma do referido cónico do carreto pequeno. Tudo muito simples.
Tendo e conta que esse anel tem na parte cónica umas estrias que o tornam, e certa medida, rugoso, ao avançar o carreto grande para encaixar, empurra esse anel, o anel encaixa no cónico do carreto pequeno, como é cónico e nunca encaixa totalmente tranca/pára o carreto pequeno, parando os dois e podendo assim se proceder à ligação sem haver arranhanços.
Tudo bem se as peças fosse eternas e não se desgastassem, mas, tantas vezes esses dois sistemas cónicos (um exterior e aço e pertencente ao carreto e outro interior e pertencente ao tal anel) se fazem parar que inevitavelmente o anel de bronze se gasta, perdendo as tais estrias e ao encaixar mais fundo, bate no carreto e os cones não se chegam a tocar, portanto não se dá a tal paragem, portanto os carretos vão arranhar, portanto abre a pu
da caixa e toca a gastar dinheiro, porque ele é muito:disappointed_relieved:.
Antes que me puxem as orelhas:angry:, apenas tentámos descrever um sistema mais do que simplificado, muito mais (mesmo muito mais) e com maior precisão haveria que contar. A quem for de Lisboa tenho o maior prazer em tentar demonstrar ao vivo a coisa a funcionar.
2-Overdrive
Nada mais simples

. É um mecanismo acessório acoplado no furo da tampa de 5 parafusos da CT (composto por carretos desengrenáveis) que recebe o movimento/força vindo da CV e os transfere para a CT , com uma pequena vantagem, ou transfere-os sem intervir na relação de origem (overdrive não engatado), ou transfere-os alterando para maior velocidade e menos força (overdrive engatado ou inserido).
Penso que sobre estes intrincados assuntos já houve alguém:blush: que fez uns artigos e uns desenhos (absolutamente excepcionais

), não sei é lá chegar:dizzy_face:. Alguém cajude ! ! !
UMM abraço
João
"Conduza UMM pedaço da nossa história"