• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Apoio da caixa Velocidades

futuroUMM

UMM
Registo
30 Abr 2007
Boa tarde mais uma vez estou a precisar da ajudinha aqui do pessoal do Fórum.
Hoje dei que um dos apoios da caixa partiu pela borracha e que tem um outro que mostro na fotografia que não esta apertado não sei se é assim o se falta algo mas ele esta descentrado da furacão.
sei que a caixa e de 4 velocidades com a marcha atrás para o lado da 1ª e que de origem é para o lado da 4ª como esta no dezenho da placa.

este e o apoio que esta solto

este o que partiu hoje

Octavio Freitas

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
se eu vi bem e simples.
-metes uma preguiça por baixo da caixa de velocidades a servir de apoio.
-desapertas o unico apoio que ainda esta preso,no teu caso axo que e o do lado do condutor.
-desapertas a trave que esta por baixo das caixas.e pumaba no xao
-desapertas o que resta do apoio partido da trave e tambem da caixa e levas as duas partes a uma casa de peças e pedes uma igual ou equivalente
-no caso do apoiio que parece que falta la um parafuso,arranjas um parafuso para la,mas se o apoio tambem tiver partido,levas a loja e pede novo
-a montar axo que nao e preciso explicar...e fazer ordem contraria:cool::cool:

Paulo Alves

futuroUMM

UMM
Registo
30 Abr 2007
Hoje Montei o apoio do meio que esta por baixo da caixa e aperta na trave. Contudo estou com umas duvidas difíceis de tirar e resolver. Depois de ter dado uma espreitadela por baixo de um cournil de porta Larga que esta parado aqui em Mem-Martins, reparei que tem apoios extra dos lados das caixas, que no meu não tem.
Como mostro na fotografia só tenho um taco redondo do lado direito,mas que não aperta na barra
alguem pode me mostrar que apoios as nossas caixas trazem. Será que a vários modelos?
Ele assim deve de torcer com os esforço dos diferenciais e dai partir o único que tem.

Octavio Freitas

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
esse tal taco do teu e um apoio mas o teu esta partido,e falta a parte de baixo

Paulo Alves

Registo
8 Jun 2006
Amigo Octávio

Esse apoio lateral da caixa de transferencia é composto por duas borrachas redondas e anilhas, que vão ficar cada uma de cada lado da travessa (a maior por cima da barra e a menor por baixo). Ainda hoje lhe envio um esquema das peças.

João

Registo
8 Jun 2006
Amigo Octávio

Encontra aqui a fotografia dos apoios de cx dos nossos carros. Apesar de ser referente ao Willys (Jeep) o apoio é similar e é o que está dentro de um poligono no lado esqº da foto.

UMM abraço

João

futuroUMM

UMM
Registo
30 Abr 2007
muito obrigado amigo joão.
eu só tenho a a borracha pequena apertada na caixa o rsto que mostra no esquema não vinha montado no carro.

vou tentar ver se posso comprare com este esquema.

contudo a caixa está desviada do sitio e não sei se posso forçar e como fazer, voltar o sitio de origem:dizzy_face:

Octavio Freitas

Registo
8 Jun 2006
Amigo Octávio

Realmente existe essa impressão de desalinhamento de furos, mas vai ver que dá. Antes de montar o sistema convem desapertar o apoio rectangular da travessa.

Se reparar, o parafuso tem uma espera logo a seguir à rosca. O tamanho da zona lisa dá o espaço que deverão ter as duas borrachas e a travessa depois de apertada. A anilha grande também é muito importante pois é nela que vai encostar a cx de transf.

Este apoio (importante) serve para limitar os movimentos transversais de todo o conjunto motor/cx./cx.tranf. e todo este conjunto convém ser comprado na origem. Não deverá ser caro?

Octávio veja se tem um ferro em U, transversal e sobre a travessa que serve de apoio à caixa de vel. com dois batentes em borracha redondos (pelas fotografias, parece-me que já não mora lá:)) as minhas desculpas se assim não for. Ora esses batentes servem para limitar os movimentos longitudinais do conjunto motor/cx./cx.transf. e se não estiverem lá, todos os outros apoios (dois no motor, um na cx.+ aquele que lhe falta) sofrem muitissimo. Se realmente faltarem esses batentes, poderá estar aí a causa de ter partido aquele que falta!?

UMM abraço

João

futuroUMM

UMM
Registo
30 Abr 2007
Meus amigos, estou numa grande alhada já foi a varias casas auto e não consegui comprar o apoio da caixa de transferências, levei o desenho que o amigo João aqui deixou mas nem assim.
Diz que mesmo de origem já não há dito pela menina da UMM.
Na casa Berna Julgo que posso comprar as borrachas se levasse as velhas( coisa que não tenho) para ver as medidas, mas o parafuso e anilhas não se vende.

Vou ficar com o meu lindo menino Parado:sleep:

ajudem se poderem

o meu Cournil e Eu radecemos

Octavio Freitas

futuroUMM

UMM
Registo
30 Abr 2007
A minha caixa de velocidades tem uma placa identificativa com o logo da UMM e diz
que é TYP S4-225.
Alguem sabe de que caixa se trata? Em que modelo de UMM vinha Montada? A marcha a Traz é para o Lado Esq. é para a frente.
Alguem tem uma assim montada?

Amigo João por aqui tem alguma ideia?

Obrigado

Octavio Freitas

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Essa é a caixa de ferro de 4 velocidades dos UMM cournil e primeiros Alter... vulgarmente referenciadas como caixas agrícolas, por serem semelhantes e robustas como as caixas dos tractores.
Muito boas e resistentes, apesar de um pouco barulhentas. São as caixas em que dá para montar as overdrive.
Espero ter ajudado.

Registo
8 Jun 2006
Amigo Octávio

Como falámos, penso (quem pensa não sabe!) que será uma caixa utilizada nos Cournil (só?), de fabricação/origem Húngara ou Polaca?. Penso (quem pensa não sabe!) que terá a designação "ISO TYP S4-225".

A palavra ISO não deverá ter nada a haver com a designação da "norma ISO".

Essa caixa é de extrema resistência e durabilidade e encontrei um sucateiro na zona de Sintra com um pequeno monte delas (novas mas há muito tempo ao auto-luar-e-estrelas).

UMM abraço

João

Correcção
Hoje à noite tive a seguinte informação, a caixa será uma "HUGO" ou "UGO"(?) e não uma ISO como erradamente terei informado anteriormente e será de fabricação espanhola (cópia USA)
Agradeço informações de quem saiba mais sobre cx utilizadas nos UMM.

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Olá
João esse sucateiro que falas alem dessas caixas de 4 velocidades tambem tem um monte da caixas de direcção novas. se precisares de alguma coisa daí fala com o sr Jorge, acho que ainda tem umas novas dentro do barracão.

UMM abraço
Samuel Sousa

Registo
8 Jun 2006
Amigos Samuel/Nuno

Em realidade, em realidade vos digo (salmo???)que me pareciam ser para viaturas de volante à direita, quando as vi já há muuuiiito tempo, o mesmo aconteceu em Belas (Rio de Sapos) com dezenas de direc. para esse mesmo lado, assim como cabos de embr. (muito mais compridos)e mais material com esta finalidade (bons tempos)+ bombitos + dezenas de conjuntos de fibra para Alter + pontes completas + + + +

Ainda sobre essas cx. direc., parece-me ser possivel aproveitar algumas peças interiores (dependerá do preço). Apesar de actualmente estarem com muito mau aspecto, apesar de serem novas, as cx. de vel. poderão estar boas no interior e haver aproveitamento do seu miolo, que é muito caro. Como sempre dependerá do preço.

Obrigado

João

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
as caixas de velociades que estao na rua tem uma martelana da tampa de cima e deixaram entrar agua.algumas ja nao rodao devem ter os rolamentos todos gripados,etc.
mas segundo o Samuel ele tem la umas guardadas dentro do barracao.essas e que podem estar boas

Paulo Alves

futuroUMM

UMM
Registo
30 Abr 2007
alguem tem á mão as medidas da espessura da barra do apoi da caixa velocidades o que esta do lado esq. que tem 2 borrachas uma de cada lado da travessa

Obrigado

Top Inferior