Boas,
Sei que já foram escritos alguns tópicos sobre este assunto e quero agradecer a todos os que contribuiram para esses tópicos, e em especial ao Mário Machado, ao Norberto, e ao Kingstar porque mostraram as suas soluções. Agradeço ainda ao mestre Silvino porque me mostrou a solução do Norberto in-loco, e ao Pedro Alcanena que me disse logo que a solução que estava no verdinho era para a treta (e isto ainda o carro não era meu).
Com base no que observamos,e na necessidade de fixar melhor a caixa da DA eu e o mano velho decidimos que queriamos fazer qualquer coisa para resolver o problema. Pegando nas ideias citadas, e adicionando uma coisa aqui e outra alí, o Mano Velho meteu mãos à obra. E hoje montamos os nossos apoios no SaltiBranco e no Verdinho.
Feita a introdução vamos a fotos:
1. Os três componentes (apoio a soldar na longarina, tubo e varão roscado)
2. Uma lixadela na longarina no local onde o apoio é soldado
3. Conjunto no lado da longarina
4. Conjunto no lado da caixa da DA
5. O Mano Velho
6. E resultado final
... bem, para perceber o resultado final só experimentando o carro, é que a diferença na precisão da direcção é por demais significativa, sobre tudo quando se rola no asfalto.
Finalmente uma pequena consideração... Experimentámos colocar o apoio do lado da caixa em diferentes alturas, começando por meter logo acima da "orelha", e depois fomos subindo. O sitio em que vimos a caixa abanar menos foi quando fixamos o apoio a meia altura entre os dois parafusos de baixo e os dois parafusos de cima da fixação da caixa da DA ao chassis do carro.
Agora é esperar que de acordo com as outras experiências relatadas, os suportes da caixa da DA não voltem a partir tão cedo.
AbraçUMM,
Luis
UMM... o amigo de todas as horas!
Sei que já foram escritos alguns tópicos sobre este assunto e quero agradecer a todos os que contribuiram para esses tópicos, e em especial ao Mário Machado, ao Norberto, e ao Kingstar porque mostraram as suas soluções. Agradeço ainda ao mestre Silvino porque me mostrou a solução do Norberto in-loco, e ao Pedro Alcanena que me disse logo que a solução que estava no verdinho era para a treta (e isto ainda o carro não era meu).
Com base no que observamos,e na necessidade de fixar melhor a caixa da DA eu e o mano velho decidimos que queriamos fazer qualquer coisa para resolver o problema. Pegando nas ideias citadas, e adicionando uma coisa aqui e outra alí, o Mano Velho meteu mãos à obra. E hoje montamos os nossos apoios no SaltiBranco e no Verdinho.
Feita a introdução vamos a fotos:
1. Os três componentes (apoio a soldar na longarina, tubo e varão roscado)

2. Uma lixadela na longarina no local onde o apoio é soldado

3. Conjunto no lado da longarina

4. Conjunto no lado da caixa da DA

5. O Mano Velho

6. E resultado final

... bem, para perceber o resultado final só experimentando o carro, é que a diferença na precisão da direcção é por demais significativa, sobre tudo quando se rola no asfalto.
Finalmente uma pequena consideração... Experimentámos colocar o apoio do lado da caixa em diferentes alturas, começando por meter logo acima da "orelha", e depois fomos subindo. O sitio em que vimos a caixa abanar menos foi quando fixamos o apoio a meia altura entre os dois parafusos de baixo e os dois parafusos de cima da fixação da caixa da DA ao chassis do carro.
Agora é esperar que de acordo com as outras experiências relatadas, os suportes da caixa da DA não voltem a partir tão cedo.
AbraçUMM,
Luis
UMM... o amigo de todas as horas!