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Aplicação Travões de Discos Cournil ou AlterI

Dias

UMM
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16 Mai 2007
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Boas
Para quem tem um Cournil ou um Alter I já sabe quais são as dores de cabeça a nível do sistema de travagem, no meu caso os abrandadores dianteiros tinham um problema, quase todos os meses tinha que fazer uma limpeza e afinar porque dava-lhe na panca de começar a fugir para um dos lados (direito ou esquerdo).... e na hora da verdade até me caíam ao chão com o susto.
Então este fim de semana deitei mãos à obra e troquei o sistema de tambores pelo sistema de discos.
O material aplicado era de um Alter II, optei por este material porque a sua montagem é muito simples é só tirar o velho e montar o do alter sem invenções.
Vi aqui no forumm que existem mais membros com a mesma ideia e surgem as duvidas se o material do Alter II serve... quanto a esta questão a única peça que tive de trocar foram as mangas de eixo (existe uma diferença de altura por causa do suporte das bombas).

a diferença é visível nas fotos, a imagem da manga de eixo da direita é do Alter II e a da esquerda é a do Cournil




estas foram as únicas peças que tive de trocar, os parafusos serviram os que já tinha originalmente.

Material Utilizado para este upgrad:

- mangas de eixo Alter II
- suportes de bombas AlterII
- bombas AlterII
- Discos Alter II
- Tubos flexiveis novos
- um jogo de calços
- 4 rolamentos novos
- 2 rolamentos de agulas
- vedantes
- 500ml oleo dot4
julgo que é tudo de material



cUMMprimentos

Dias
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Dias

UMM
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16 Mai 2007
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continuação:

Aplicação do material ao AlterII

















Depois da sua montagem foi sangrado o sistema e o resultado final era o desejado está a travar certinho e direitinho.

Espero que esta foto reportagem juntamente com as existentes aqui no forumm possa ajudar e a esclarecer dúvidas.

Para quem tem um Cournil ou um Alter I se quer acabar com os problemas de travagem aconselho a fazer esta troca.
Espero ter ajudado.

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Dias
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alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Bom trabalho amigUMM Dias!

Os meus travões não chateiam, mas se calhar, qualquer dia levam o mesmo tratamento.

Apenas uma pergunta de quem anda de mão a frente e outra atrás:
En contas gerais de material, quanto gastaste?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

Dias

UMM
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16 Mai 2007
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quote:Originally posted by alex

Bom trabalho amigUMM Dias!

Os meus travões não chateiam, mas se calhar, qualquer dia levam o mesmo tratamento.

Apenas uma pergunta de quem anda de mão a frente e outra atrás:
En contas gerais de material, quanto gastaste?

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Alexandre Madeira

Enviei Pm porque se a minha Maria lê isto dá-me cabo do miolo

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26 Out 2007
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Ola
Esta mesmo porreira a esplicaçao mas so uma coisa no meu fiz a aplicaçao de alter 1 para travoes de disco e nao troquei as mangas deixo sera que e por teres dana 44 a frente? A unica coisa que tive de meter diferente foram os pernes mais compridos mas se calhar ja tiveste espaçadores ja nao precisavas de resto e tudo igual ao teu
Pedro marques

Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943
 

Dias

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16 Mai 2007
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Boas Pedro
eu neste caso como tinha tudo optei por mudar as mangas .... mas acredito que as mesmas mangas dessem porque o suporte das bombas é aplicado depois da manga de eixo e nesse caso apenas teria de trocar os pernos.

Pois é Pedro comprei-te a direcção assistida à meses e ainda não ganhei aquela vontade/coragem para a montar, ..... mas será o próximo passo.

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Dias
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26 Out 2007
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Ola
ehehehehhehehe pois tens de por a DA ai e que fica a maneira
Pedro Marques

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Delgado

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Boas Dias!

Parabéns pelo excelente tópico que está muito bem ilustrado!
Também já fiz essa aplicação no meu Cournil de 1984!
Por curiosidade, mantiveste a bomba central de travões do Cournil?
No meu caso mantive a bomba central de origem e ficou excelente, mas soube de outros membros que tiveram usar outro tipo de bomba central...
Penso que esta informação é importante para os restantes UMMistas que pensem fazer esta adaptação!

UMM abraço,

Delgado

 

Dias

UMM
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16 Mai 2007
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Boas
Delgado e ******* e restantes membros

Eu neste caso mantive tanto o servo-freio como a bomba central, também tive essa dúvida e de momento estou a notar uma pequena diferença mas ainda não poderei dar uma resposta em concreto porque julgo que os calços ainda não acamaram bem.
Quando travo sinto uma maior segurança e já não me faz partidas como fazia, agora quando travo a fundo a uma velocidade superior noto que o sistema de travagem traseiro bloqueia primeiro enquanto que o da frente trava mas ainda não tive oportunidade de o ver a bloquear na totalidade, por isso deduzo que ainda não acamou ou por não ter o compensador de travagem traseiro.
Já me lembrei de desafinar um pouco o sistema traseiro, mas como ainda fiz poucos km vou esperar até ao fim de semana.

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Dias
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Dias

UMM
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16 Mai 2007
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Boas
Novidades !!!!!!!!!!!
Tenho pelo menos uma que passa a ser uma deficiência fácil de resolver com base nos dados fornecidos pelo *******.
Descrição do problema:
Hoje reparei que o cubo do lado do condutor estava em 4x4, desconfiando ter sido esquecimento quando testei a tracção depois dos discos, lá coloquei novamente no 4x2 e do lado direito tudo normal, mas notei que o cubo ao rodar(4x4 para 4x2) estava mais perro que o normal.
Sai do trabalho ás 12h e fui ao almoço, depois de percorrer cerca de 800 metros quando estacionei fui verificar o cubo e lá estava ele outra vez em 4x4, já em casa aproveitei e troquei os cubos colocando o da direita no lado esquerdo e vice-versa, lembrei-me que o cubo podia estar marado, fiz novamente mais 800 metros até ao trabalho e o raio do cubo já estava a caminho do 4x4 ( o mais estranho é que só é do lado do condutor).
Provavél causa julgo ser a mais certa já que quem tem não se queixou e o ******* escreveu neste tópico sobre o assunto..... mangas de eixo por serem mais curtas como podemos ver nas fotos:

Manga de eixo original Cournil



Manga de eixo do Alter II



Sábado de tarde nova operação para reparar a deficiência, colocando as mangas originais com os pernos maiores.







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Dias
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Dias

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16 Mai 2007
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Boas
O devido é prometido e prometi que sábado iria fazer a alteração das mangas de eixo para ver se resolvia o problema...... mas.... não quis esperar até sábado e hoje durante a hora de descanso para o almoço (atenção eu almocei apenas sou rápido).... deitei mãos à obra e troquei as mangas de eixo, antes que fosse criando mazelas em algum componente.
Não foi necessário trocar os pernos os mesmos tinham cumprimento suficiente para albergar o sistema dos travões de disco.
As suspeitas confirmaram-se, sendo a manga de eixo mais curta o semi-eixo deveria fazer algum contacto com cubo 4x4 fazendo com que ligasse automáticamente e ao rorar para 4x2 ficasse perro.
Problema resolvido e o cubo 4x4 roda normalmente para fazer a ligação de 4x2 para 4x4.

Próximo passo acabar de reunir o material necessário para aplicar direcção assistida eléctrica, farei também a foto reportagem (se não me esquecer de tirar fotos :D:D:D)


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stretx

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31 Mar 2006
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boas
parabems pela reportagem;)

so uma duvida...
os discos apertao na parte traseira dos cuvos?(peça que tem os rolamentos por dentro e os pernos que seguram a jante por fora?

se assim for os cuvos dos Alter I vem preparados para levar discos? ou temos que mudar tambem os cuvos, para os do Alter II?

Paulo Alves
 

Dias

UMM
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16 Mai 2007
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Boas Malves
Quanto a servo-freio e bomba central mantive a mesma e a nível de travagem está a funcionar a 100% com piso seco e a 90% com o piso molhado, digo a 90% porque em piso molhado quando necessito de travar a fundo o eixo traseiro bloqueia mais cedo que o dianteiro, neste caso para melhorar essa situação terá de ser aplicado o compensador (ou balança) de travagem no eixo traseiro, operação que um dia irei fazer, neste momento só terei de ter cuidado e evitar de fazer travagem a fundo em curva com o piso molhado, senão corro o risco de fazer meio pião.

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...


Dias
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malves

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15 Nov 2009
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Boas Dias
optimas noticias que acaba de dar pois os euros que se poupa em nao alterar bomba e servo freio da para a manutenção anual dos fichos.
obrigado
malves
 

Dias

UMM
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16 Mai 2007
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quote:Originally posted by malves

Boas Dias
optimas noticias que acaba de dar pois os euros que se poupa em nao alterar bomba e servo freio da para a manutenção anual dos fichos.
obrigado
malves

Boas
eu neste caso não necessitei de fazer a troca, mas existem membros aqui do forumm que tiveram que trocar a bomba central, recentemente telefonou-me um membro que estava com dificuldades em purgar/afinar depois de aplicar os discos no cournil julgo ser de 83 e não consegue ter uma travagem certa tem de injectar o pedal para travar. Possiveis causas podem ser os vedandes da bomba marados e necessitarem de ser substituidos (queixavasse que perdia a pressão no pedal)ou a própria bomba não debitar a pressão suficiente e neste último caso deve terá de trocar a bomba central.

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