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Aplicação do TD04 num turbo de 93

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Vou tentar explicar o que fiz e o material aplicado na substituição do kkk16 pelo TD04.
Desmontagem
Retirei:
Caixa do filtro de ar
Intercooler
Túnel de fibra
Tubos de admissao de ar
Ventoinha
Bomba de vácuo
Alternador (apenas retirei a correia e afastei o máximo)
Coletor de admissão
Coletor de escape
Turbo
Tubos de lubrificação do turbo
Filtro de óleo
Cano de escape
Veio de transmissão da frente
 

alex

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Material necessário

Turbo do bmw 525tds E39 TD04-13-4
Bolachas de adaptação admissão e escape(tive que ajustar pois já não tenho escape de origem e a bolacha de admissão ficava muito justa para meter o tubo de admissão de óleo e os parafusos que arranjei tinham a cabeça maior do que o buraco da bolacha)
Adapatador para admissão de óleo
Tubo de descarga de óleo bmw
Junta do turbo
Juntas dos coletores
5 parafusos M10x40 mais anilhas
3 parafusos allen com cabeça chata M10x25
Silicone de alta temperatura
Massa de escapes
 

Anexos

Última edição:

alex

UMMzão
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Dado que o meu escape é ligeiramente maos grosso que o de origem, tive que alargar o buraco central. Na bolacha de admissão, alarguei os buracos para a cabeça dos parafusos e cortei um bocado para melhorar o acesso ao tubo de lubrificação.

Montei e desmontei várias vezes as bolachas ao turbo e ao coletor (na bancada) até encontrar uma solução que me agradasse.

Na montagem, montei primeiro o coletor de escape. Depois, já com a bolacha colocada no turbo, coloquei o turbo por baixo.

É preciso algum tempo, alguma ferramenta e paciência... (umas minis ajudam)
 

alex

UMMzão
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Mudei os filtros de ar e de óleo. Óleo novo 10w40.
A primeira experiência foi agradável, com boas baixas e bastante linear. Espero que se dê bem com o tempo!
Acredito que o processo seja o mesmo em qualquer UMM turbo, apenas com a diferença que algumas peças estão em sítios diferentes e eu tinha uma chapa de isolamento a mais a estorvar...
 
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