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Aplicação Direcção Assistida no UMM Cournil

Dias

UMM
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16 Mai 2007
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Boas
Mais um fim de semana dedicado ao Cournil, desta vez com a aplicação da direcção assistida eléctrica.

Material Utilizado:
Caixa de direcção (cepo) Alter II
Coluna de direcção Alter
Bomba eléctrica Renault Clio 1900
Relé
Tubagens (2)
Julgo que de material é tudo, neste momento falta a tubagem (amanhã deverei ter) e fazer a ligação eléctrica e alterar ou adaptar o W no alternador.

Desmontar o sistema antigo:





Depois de retirado o material foi a vez da preparação da caixa de direcção para poder encaixar no suporte antigo neste caso tive de retirar a parte da furação.








cUMMprimentos

Dias
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Dias

UMM
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16 Mai 2007
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Dias

UMM
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16 Mai 2007
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cUMMtinuação

Criação do suporte da bomba electrica e sua aplicação:








Foi testado mas com as rodas dianteiras no ar porque ainda não recebi a tubagem para poder aguentar a alta pressão gerada pela bomba.
a bomba eléctrica não era a desejada mas de momento foi a que encontrei e será testada, caso não satisfaça lá terei que comprar a do citroen Saxo, pelo menos quem a tem aplicado não se queixa.

Assim que tenha tudo finalizado darei noticias.

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Dias
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Aldeia

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31 Jul 2006
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Tudo muito bem, embora a unica coisa que não goste muito é a bomba. Seria preferivel usar uma bomba original. Assim não tens garantia que esse sistema seja eficaz e duradouro. Uma das coisas que já aprendi é que não se deve misturar bombas de uns com caixas de outros pois pode bem dar raia.

De resto muito bom, embora estranhe a posição do depósito. Não tem que estar por cima da caixa, ou pelo menos no ponto mais alto?

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas!

bom trabalho e parabens desde ja.

agora duvida heheh: porquê o uso da bomba do renault clio 1900 e nao de outro carro?
Pode ser usada noutra direcçao assistida? E que vou receber uma caixa de direcçao dum mercedes e preciso de uma bomba electrica para a mesma.
cUMMps e BGD

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984
 

Delgado

UMM
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20 Out 2008
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Olá Dias!

Parabéns pela dedicação à grande máquina que é o UMM Cournil!
Estes tópicos são importantíssimos, visto que estão muito ilustrados e explicativos.
O que demonstra uma grande camaradagem!;)
Espero que fique tudo a funcionar na perfeição!

UMM abraço,

Delgado
 
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26 Out 2007
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Ola
Olha so nao gosto da parte da fixaçao da caixa acho que havias de ter feito um suporte e aproveitar a furaçao da caixa e nao da antiga mas tudo pode acontecer e ficar boa
Pedro Marques

Pedro Marques
Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943
 

Dias

UMM
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16 Mai 2007
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Boas
agradeço todas as opiniões dadas, garantias não as poderei dar só amanhã é que irei andar com ele em estrada e ver o comportamento.

show_time
Quanto à bomba eléctrica foi a que encontrei no momento, a que realmente eu queria era a do citroen Saxo pelo menos esta tenho conhecimento de quem a tem... e tem sido fiável, tenho um amigo que me irá arranjar uma outra bomba do Saxo ou do C4, depois logo se verá.

Hoje acabei por montar a tubagem nova, o sistema foi sangrado e ferrado, pelo pouco que andei lá em casa deu para ver a diferença na direcção, está com uma direcção intermédia ( não está leve demais nem pesada) com ele parado e rodando a direcção já se consegue mexer.
Hoje irei montar a frente para o pôr a rolar amanhã de manhã.

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Dias
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Dias

UMM
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16 Mai 2007
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Finalmente 100% concluída a aplicação da direcção assistida

Aplicação do relé com o respectivo fusível de 50Amp







o relé é accionado apenas quando o motor estiver em funcionamento, neste caso foi ligado ao alternador na saída +61.

De momento não tenho nada a apontar em relação a esta alteração, todos os componentes estão a funcionar em perfeito estado, no inicio surgiu-me a dúvida quanto á bomba eléctrica do Clio, se esta debitava pressão suficiente ou não, mas essa dúvida deixou de existir.


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Dias
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26 Out 2007
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ola
Entao e que tal o menino UMM com direçao assistida agora ja nao precisa de presunto e Tintol para ajudar ehehehheheh boa sorte com ela

Pedro Marques
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alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Boa maneira de descobrir quando o alternador deixa de trabalhar! Ficas sem direção assistida...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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É uma excelente ideia e desta forma é menos uma correia a trabalhar, logo menos perca de potência pelo motor.


"A TUA LUTA FOI DÁDIVA TOTAL"
 

Aleixo

UMM
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31 Mar 2006
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Não conseguem arranjar os dados das bombas do clio ? e do saxo ? para poderemos comparar com a de origem ?

 

espanhol5

UMM
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14 Set 2009
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boas eu vou fazer tal e qual como esta aqui...

mas tenho algumas duvidas...

os tubos do Alter II servem tambem na bomba do clio?

o clio tem de ser de que ano?

obrigado
 
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15 Fev 2009
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boas, assim que aplicar aqui no meu, posso ceder-te o copo e os tubos ;) se servem ou não, não sei, mas podes sempre adaptar... digo eu...

abraço,

JC
 

Dias

UMM
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16 Mai 2007
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Boas
A referência da bomba eléctrica do saxo não sei e a do clio neste momento só se a desmontar porque ficou virada para o radiador ( esqueci-me de tirar a referencia antes de a montar).
Quanto a tubos os do clio não dão na caixa nem os da caixa dão na bomba, então como eu tinha a tubagem do Alter e quando comprei a bomba eléctrica também tinha os tubos do clio, com os engates da bomba e com os da caixa fui a uma casa da especialidade e foram feitos uns tubos novos.
Não se esqueçam de que o engate mais largo é a saída e o mais fino é a entrada e de formar os pares de forma que ao fazerem a tubagem os engates não fiquem trocados.


cUMMprimentos

Dias
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UMMOCA

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28 Out 2006
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Azores
quote:Originally posted by PEDROALCANENA

Ola
Olha so nao gosto da parte da fixaçao da caixa acho que havias de ter feito um suporte e aproveitar a furaçao da caixa e nao da antiga mas tudo pode acontecer e ficar boa
Pedro Marques

Pedro Marques
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Realmente também acho melhor fazer um apoio no chassi para a caixa. Mas de resto está impecável, daqui a uns dias faço eu, mas com tudo original do turbo.

Cps,
Paulo Brás
 
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