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Apertos cabeça do Motor

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas!

Pois ando aqui a indagar como fazer a manutenção necessario ao MagnUMM

primeiro passo queria saber qual o aperto correcto a dar à cabeça.

Vi neste topico https://for-umm.pt/oldthreads/10339 estes apertos mas gostaria de saber se sao aplicaveis ao motor 2.5 td

 

Aldeia

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31 Jul 2006
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Se és sócio do Clube UMM vai lá ver os CD's. Em algum deve estar essa informação.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

BroncUMM

Iniciado
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25 Jan 2011
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o livrete de assistencia tem esses valores todos, agora que falas nisso suponho que vou ter de rectificar um par de informações nos meus apontamentos dado que não tive em conta essas diferenças entre motores turbo e atm.
 

Pedy679

UMMzito
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10 Jul 2010
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Boa tarde amanha posso dar-te esses apertos, tenho isso no quartel pois reparei o motor turbo a pouco tempo amanha deixo aqui os apertos
 

Pedy679

UMMzito
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10 Jul 2010
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Bom dia como disse aqui deixo os apertos da cabeça do motor 2.5 td:

- Fase 1 aperte 30Nm; fase 2 aperte 70Nm; fase 3- alivie individualmente 90º; fase 4 aperte 70Nm; fase 5 ligue o motor durante 10min; fase 6- espere 210min; fase 7 alivie individualmente 90º ; fase 8- aperte 70Nm; fase 9- aperte 120º.

 

Sergas

UMMzito
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28 Jan 2009
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boas, esse apertos estao correcto.. Pois tambem reparei o meu motor a pouco tempo e dei esses apertos. So com um senao, o facto d a meio do aperto pores o motor a trabalhar e esperar que arrefeca, isso nao e necessario. Antigamente as juntas eram d amianto e tinham de levar calor para acamarem em condicoes. Hoje em dia as juntas que compramos ja nao sao nada assim. E so seguires o aperto ate ao fim e dar aco a coisa! Abraco

Se parte e porque não está bom!! Sempre a fundo!!


 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Vo levantar mais algumas questões que até poderão ser pertinentes:

Quando se muda a junta da cabeça também é necessário colocar pernos novos?

Podem-se usar novamente os pernos antigos?

Estes apertos são tanto com pernos novos como com pernos usados ou terá de haver apertos diferênciados consoante o caso?

Desculpem o interrogatório, mas há casos em que os pernos são obrigatóriamente substituidos e como desconheço se nos motores dos UMMs essa regra se aplica fiquei com estas dúvidas!!!

Obrigado.
 

Pedy679

UMMzito
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10 Jul 2010
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No manual do UMM que tenho diz que estes apertos são sem substituição dos pernos, a única coisa que não coloquei foi a maneira de apertar tem um sentido e uma numeração
 

Sergas

UMMzito
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28 Jan 2009
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apertar e sempre do centro para as pontas, e desapertar e o inverso. Qualquer motor. Abraco

Se parte e porque não está bom!! Sempre a fundo!!


 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas!

Ja tenho cabeça, junta, pernos e chave dinamómetra.

Resta me ver se o bloco esta empenado, fazer a limpeza do bloco e da cabeça para depois montar.

Entretanto..... vou ler e reler manuais e agradecer a toda a gente as dicas.

 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
Boas a todos.
Recupero este tópico para ver se consigo ter resposta a uma questão colocada por mim há algum tempo (Já lá vão mais de 9 anos!!!)
Estou a fazer uma revisão ao motor do meu longo porque esteve parado muitos anos, quero ter a certeza de está tudo bem antes de o colocar de novo a circular.
Tenho o motor aberto para colocar material novo mas deparo-me com uma dúvida em relação ao aperto da cabeça.
Tenho os apertos corretos para dar mas não sei se os mesmos se aplicam em parafusos novos e usados!
Há quem diga que no manual UMM não é preciso trocar os parafusos, também há quem diga que é sempre preciso trocar!
Mas e os apertos?
Serão os mesmos para parafusos novos e usados?
Esta é a minha dúvida!
Se alguém me puder ajudar agradeço.
Cumprimentos.
 

herrdoctor

Pedro Faria
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4 Out 2016
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Não posso ajudar muito porque não sou mecânico, mas sempre ouvi, tanto em Portugal como por esse mundo fora, que os parafusos devem ser sempre novos.

No outro dia no "dealer wheelers" estavam a falar especificamente nisso. Eles chamavam a esses parafusos "parafusos elásticos". Quando reutilizas um parafusos desses, a elasticidade necessária já não existe
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
Não posso ajudar muito porque não sou mecânico, mas sempre ouvi, tanto em Portugal como por esse mundo fora, que os parafusos devem ser sempre novos.

No outro dia no "dealer wheelers" estavam a falar especificamente nisso. Eles chamavam a esses parafusos "parafusos elásticos". Quando reutilizas um parafusos desses, a elasticidade necessária já não existe
Até também estou de acordo.
Novo é novo e é novo que quero colocar para andar mais descansado.
O meu dilema está com os valores dos apertos que vi aqui no forum, tenho esses valores mas foram dados por alguém que falou serem para parafusos usados, ora se eu quero colocar parafusos novos fico sem saber o que fazer porque não sei se há diferenças por causa disso...!
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Júpiter
Mário, junta nova parafusos novos, como disse e bem o nosso "Doctor", os parafusos são elásticos e só podem ser usados uma vez...!!!
Em relação aos apertos tenho de ver nos meus "books" porque não os sei de cor, acho que tenho isso registado em algum lado...!!!
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Boas!
Substitua Parafusos (Não )

fase 1 aperte 30Nm;
fase 2 aperte 70Nm;
fase 3 alivie individualmente 90º;
fase 4 aperte 70Nm;
fase 5 ligue o motor durante 10min;
fase 6 espere 210min;
fase 7 alivie individualmente 90º ;
fase 8 aperte 70Nm;
fase 9 aperte + 120º.

A sequência de aperto é sempre do meio para as pontas no sentido horário.
Claro que também pode ser no sentido anti-horário...

E desapertar é o inverso.

Olhem aqui a razão da minha dúvida...
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
Aquele pormenor lá em cima que tem entre parênteses o Não na substituição dos parafusos é que me está a deixar com as dúvidas!
Se eu não tivesse visto isso eram parafusos novos com esses apertos e nessa ordem e não se falava mais nisso...
À falta de mais informação é o que irei fazer...
Obrigado pela foto.
.. já anotei os apertos dos apoios de cabota e bielas😉
 

StreetGT

Tiago Cardoso
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22 Jan 2019
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Aquele pormenor lá em cima que tem entre parênteses o Não na substituição dos parafusos é que me está a deixar com as dúvidas!
Se eu não tivesse visto isso eram parafusos novos com esses apertos e nessa ordem e não se falava mais nisso...
À falta de mais informação é o que irei fazer...
Obrigado pela foto.
.. já anotei os apertos dos apoios de cabota e bielas😉
O melhor é trocar. Atenção que existe uma ordem de aperto...
 
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